Escrever nem sempre é uma tarefa fácil. Você precisa ter certeza dos dados que você tem, do que está falando e, principalmente, tem que fazer com que seu público entenda e goste.

Você tem que captar a atenção para gerar engajamento do seu leitor. Mas como fazer isso?

Bom, existem várias formas de escrita: escrever em um jornal é diferente de escrever em um blog, por exemplo. O blog permite uma linguagem mais informal e mais segmentada com o seu público.

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Abaixo, algumas dicas pra quem está começando com um blog empresarial ou até mesmo, pessoal:

1. Seja Simples

Escreva com simplicidade e seja breve nas frases e parágrafos. Usar palavras difíceis pode até parecer bonito, mas muito cuidado para que o texto não fique “intragável” e chato.

O importante é passar a mensagem o mais simples possível. Tente pedir a opinião de amigos pra ver se você está conseguindo transmitir aquilo que você quer.

2. Conheça seu Público

Saiba quais dores e desafios ele enfrenta e escreva sobre isso, tente facilitar a vida dele e trazer ele pra dentro da sua empresa.

Entenda o dia-a-dia, use palavras que façam parte do vocabulário dele, crie uma identificação. Assim você consegue achar conteúdos com mais facilidade e escrever aquilo que realmente faz diferença.

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3. Use Palavras-Chaves

Utilize técnicas de SEO para otimizar seu blog/site em canais de busca. Você pode fazer uma rápida pesquisa antes para descobrir o quais as palavras que estão sendo mais utilizadas para aquele determinado assunto. Isso vale tanto para o seu título, quanto para o texto.

4. Encontre Dados de Fontes Confiáveis

Use dados para comprovar sua teoria, seus argumentos. Lembre-se de citar a fonte e de que esta, seja confiável. Muito cuidado na hora de escolher essas fontes, pois elas devem ser autoridades dentro do mundo digital e passar bastante confiança.

5. Escreva sobre o que você Entende e Conhece

Se seu produto é cerveja, fale sobre cerveja, escreva sobre o mercado, novidades, etc., e use imagens que façam sentido com aquilo que você está escrevendo.

Porém, não esqueça, NUNCA esqueça o seu público. Fale sobre cerveja, mas fale sobre assuntos que tenham a ver com a vida do seu cliente, com os desafios que ele passa e precisa resolver.

Dê dicas, soluções, aproveite esse tempo em que ele vai se prender ao seu texto para criar um relacionamento com ele.

6. Faça um Ótimo Título

O título é a porta de entrada para seu texto. É onde você vai chamar a atenção e fazer com que ele interaja ou não com o que você escreveu.

Então, antes de colocar o título, crie algumas opções e tente escolher a que melhor se encaixa com o assunto do texto e com seu público. Não adianta você colocar um título super chamativo se o texto não condiz com o que está lá. Isso pode causar frustração e o leitor deixa a página no mesmo momento em que lê o primeiro parágrafo.

Crie bons títulos, mas que sejam títulos verdadeiros.

7. Dê a sua Opinião

Quem sabe muitos dos assuntos que você escolher, outras empresas já terão escrito. E como diferenciar o seu do restante?

Simples: dê a sua opinião. Escreva aquilo que VOCÊ acredita e conhece.

Depois de ler para encontrar dados e aprofundar-se no assunto, certamente você terá a sua opinião formada.

Cada texto tem o toque especial de cada escritor!