Segundo uma pesquisa da Forrester Research, cerca de 50% das pessoas abandonam o carrinho antes de finalizar uma compra. Já no Brasil, essa taxa chega a 83%, segundo pesquisa da VE Interactive. Alguns dos motivos que levam as pessoas a desistirem da compra:

  • 44% dizem que os custos de frete são muito altos;
  • 41% ainda não estavam prontos para comprar os produtos;
  • 27% queriam comparar preços;
  • 25% concluíram que o preço era maior do que estimaram;
  • 24% queriam guardar a compra para outro momento.

Em geral, o cliente só consegue visualizar o valor do frete e os descontos aplicáveis à compra no carrinho, aumentando a taxa de desistência. Outra pesquisa da ComScore aponta como razões:

  • lojas que não transmitem confiança,
  • sites confusos,
  • valores altos de frete.

Muitos desses problemas podem ser resolvidos com soluções como permitir o cálculo do frete já na tela do produto, melhor navegabilidade no checkout, facilitando a finalização da compra, e também exibição de selos de segurança, como um certificado SSL e firewall.

Utilizando o Inbound Marketing para diminuir o abandono de carrinho

Além de aplicar essas estratégias para aproveitar enquanto o cliente ainda está na loja, é recomendável utilizar outras para quando ele já saiu do seu site. O e-mail marketing é uma das mais utilizadas. Segundo pesquisas, é possível recuperar até 5% das vendas se a pessoa recebe um e-mail até 20 minutos após o abandono.

E o que oferecer nesse e-mail? Descontos, recomendação de produtos similares e também outros materiais que ajudem o consumidor avançar no processo de compra.

O e-mail marketing também tem papel fundamental na nutrição de potenciais clientes que ainda não se decidiram pela compra. Cerca de 90% das pessoas ainda não estão no momento ideal de compra, conforme a pirâmide de Chet Holmes. Uma boa estratégia de nutrição de leads pode ajudar a contornar esse problema.

Outra estratégia adicional ao e-mail, está o remarketing através do Google, Facebook e Instagram. Através de uma tag instalada no site, esses canais conseguem identificar a pessoa e então você pode criar campanhas específicas, como por exemplo oferecendo um desconto extra ou mostrando os produtos que foram adicionados ao carrinho e outros semelhantes a esses.

Implementando todas essas mudanças certamente o impacto será positivo no faturamento do seu e-commerce!

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