Aproveitar os benefícios do marketing digital nos negócios não é mais questão de escolha, mas de sobrevivência.

Diante da revolução digital, é comum que pequenos e médios empresários fiquem indecisos entre contratar uma agência digital ou montar uma equipe interna. Afinal, já perceberam que estratégias digitais são decisivas para atrair, conquistar, reter e fidelizar clientes.

Mas, o que é mais vantajoso para uma PME: terceirizar os serviços ou atrair especialistas para dentro da empresa?

Agora é a hora para soltar os ombros e deixar a ansiedade para lá. Por mais tensa que esta escolha pareça, pode ser mais simples do que você imagina. Estamos aqui para descomplicar as coisas e esclarecer suas dúvidas.

Preparamos este artigo para que você possa comparar vantagens e desvantagens destes dois caminhos possíveis e, assim, tirar suas próprias conclusões. Se é agência digital ou equipe interna de marketing que compensa mais, você descobre a seguir. Boa leitura!

Relembre os benefícios das estratégias digitais para a sua empresa

Estratégias digitais são manobras que fazem com que as empresas possam alcançar seus objetivos na internet. Alguns exemplos bastante conhecidos, hoje, são o Inbound Marketing (marketing de atração) e SEO (Search Engine Optimization ou simplesmente Otimização Para Mecanismos de Busca).

Além de reduzirem custos com estratégias de marketing tradicionais, permitem uma segmentação mais assertiva, ajudam a educar o público, a acelerar o ciclo de vendas e a mensurar os resultados de cada esforço de marketing realizado.

Podem ser extremamente úteis para que a sua empresa possa:

  • atrair, conquistar, reter e fidelizar clientes;
  • desenvolver autoridade;
  • educar o mercado;
  • gerar brand awareness (reconhecimento de marca); e
  • gerar leads.

Mas, para que funcionem e gerem resultados efetivos, precisam ser realizadas no momento certo e por pessoas que realmente entendam do assunto. Então, é possível decidir entre contar com a expertise de uma agência digital ou correr riscos ao fazer tudo internamente.

Agora, que comecem os jogos: agência digital ou equipe interna de marketing?

Chegou a hora de descobrir quais as vantagens e desvantagens de cada uma das opções que acabamos de ver. Para facilitar a sua escolha, vamos mostrar também em qual caso uma agência digital é mais indicada e em qual é melhor ter um time dedicado internamente. Acompanhe a seguir!

Quando escolher agência digital

Optar pela contratação de uma agência de Marketing Digital é a escolha mais adequada se sua empresa precisa de resultados rápidos. Isso porque, apesar de existirem muitas delas no mercado, você pode fechar negócio com aquela que têm entendimento sobre o mercado, além de muita experiência e um portfólio formado por entregas fora da curva.

Agora, como estamos falando de PMEs, mais especificamente, podemos dizer que agência digital representa a melhor relação entre custo e benefício. Em outras palavras, é ideal para escalar.

Vantagens

  • Contar com profissionais especialistas em marketing digital e atualizados sobre as principais tendências do mercado.
  • Os custos de estrutura são menores, inclusive, de ferramentas que geralmente custam caro e são fundamentais para a elaboração de estratégias mais maduras.
  • Têm experiência com projetos e entregas em diferentes segmentos e para empresas de diversos tamanhos e objetivos. Assim, são capazes de aperfeiçoar estratégias para os clientes e tornar erros previsíveis. Sabem muito bem que falhas podem custar caro e representar graves problemas para o crescimento de um negócio.

Pontos de atenção

  • Para que os esforços de marketing digital e até a estratégia de inbound marketing flua dentro do esperado é preciso sintonia entre empresa e agência. E o alinhamento entre ambos é um dos maiores desafios ao se começar uma parceria. É preciso cuidado para que não ocorram ruídos de comunicação e para que reuniões e relatórios sejam o mais claros e transparentes possíveis.
  • O mesmo vale para o acompanhamento de prazos e entregas, que não podem se sobrepor para que nenhuma das duas partes saia prejudicada.
  • Quer que tudo aconteça de maneira alinhada e colaborativa? Então, é preciso entender que a agência digital é uma parceira e não concorrente.

Quanto custa contratar uma agência de marketing digital?

Para encontrar um modelo de custo, pense que uma agência digital precisa ter, no mínimo, um redator, um designer, um coordenador e um analista de marketing.

Vamos supor que a estrutura que mencionamos acima possa atender a 3 clientes.

Temos, então, os seguintes salários fixos, com base no site Love Mondays:

  • Coordenador de marketing: R$ 6.827,00;
  • Analista de marketing: R$ 3.340,00;
  • Redator: R$ 3.496,00;
  • Designer: R$ 2.552,00.

Total: R$ 16.215,00.

Mas isso não quer dizer que você vai ter que pagar por esse custo total envolvido.

Arcar com o salário dos funcionários é responsabilidade da agência. Sua empresa vai pagar apenas um valor mensal fixo, de acordo com o escopo contratado.

Então, a vantagem é que a agência de Marketing Digital consegue atender a mais de um cliente com a mesma estrutura e ferramentas. Por isso, o custo é reduzido.

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Quando optar por fazer tudo internamente

Montar uma equipe interna é a escolha mais correta se você ainda não entende o mercado em que sua empresa atua e ainda não tem seus objetivos muito claros.

No entanto, nossa dica é: contratar profissionais qualificados, de acordo com o orçamento disponível, entender seus objetivos, persona e canais a serem trabalhados.

Vantagens

  • A equipe interna de marketing pode ser pequena ou grande;
  • Alinhamentos, brainstorming e feedback de ações são mais fáceis internamente;
  • O clima organizacional favorece um entendimento mais fácil sobre a missão, visão, valores e objetivos da empresa;
  • Poder cuidar de perto de pontos específicos da estratégia;
  • Realizar projetos multidisciplinares é ainda mais fácil, incluindo testar ideias e pesquisas.

Pontos de atenção

  • Demanda atenção para escalar profissionais na mesma velocidade de seu crescimento. Por isso, pede um entendimento sobre o momento de trazer novos talentos sem que isso seja muito caro e gaste mais do que precisa;
  • É necessário contratar uma série de profissionais especializados em marketing digital e não apenas um único analista. E o custo envolvido não é baixo;
  • Exige investimento de tempo e de recursos para a qualificação dos colaboradores. Afinal, o mercado digital se transforma em uma velocidade cada vez maior e eles precisam estar preparados para seus novos desafios;
  • O custo para tudo é mais alto: estrutura, ferramentas, pessoas, entre outros.

Quanto custa fazer tudo internamente?

Entendendo que para montar uma equipe interna de marketing uma empresa precisa ter, pelo menos, um analista e um estagiário, os custos são mais altos. Afinal, será preciso contratar profissionais qualificados, ferramentas estratégicas e ainda investir em qualificações para que se tornem cada vez mais competitivos.

Veja uma simulação sobre qual seria o custo envolvido, considerando as mesmas médias salariais disponíveis no site Love Mondays:

  • analista de marketing, R$ 3.340,00;
  • estagiário de marketing, R$ 1.321,00.
Analista de marketing
EventoValor
SalárioR$ 3.340,00
Vale-transporteR$ 180,00
Desconto vale-transporte-R$ 180,00
Vale-refeiçãoR$ 300,00
Plano de saúdeR$ 150,00
Provisão do 13º salárioR$ 278,33
Provisão de fériasR$ 278,33
Provisão de ⅓ das fériasR$ 92,78
FGTSR$ 267,20
Provisão FGTS (13º e férias)R$ 51,96
INSSR$ 51,96
Provisão INSS (13º e férias)R$ 129,89
Custo total do funcionárioR$ 5.556,49 + ferramentas
Estagiário de marketing
EventoValor
SalárioR$ 1.321,00
Vale-transporteR$ 180,00
Desconto vale-transporte-R$ 180,00
Vale-refeiçãoR$ 300,00
Plano de saúdeR$ 150,00
Provisão de fériasR$ 110,08
Provisão de ⅓ das fériasR$ 36,69
Custo total do funcionárioR$ 1.917,77 + ferramentas

Não deixe de incluir nos cálculos o uso de ferramentas como RD Station, de gestão de projetos e de mídias sociais, entre outras. Até porque existem vários treinamentos e certificações gratuitas para manter sua equipe atualizada.

E quando unir as duas opções é a melhor escolha

Apesar de termos mostrado até aqui as diferenças entre agência digital e equipe interna de marketing, existe ainda uma terceira possibilidade: uni-las.

Ter um time interno com a cultura organizacional e objetivos específicos de negócio na ponta da língua é ótimo. Mas, conectá-la com uma agência com profissionais especializados e capazes de entregar resultados além do esperado pode ser melhor ainda.

Para que nada saia dos trilhos, no entanto, é preciso ter, ao menos, um analista de marketing disponível internamente. Esse profissional pode ser contratado especificamente para cuidar e desenvolver estratégias em parceria com a agência contratada.

É ele que passa as demandas para ela e solicita os ajustes quando forem necessários. Também faz todo acompanhamento do calendário editorial e planejamento, além de analisar os resultados de marketing alcançados. Assim, sua empresa pode medir qual está sendo o retorno sobre o investimento realizado (ROI).

Uma forma de unir a maturidade do seu negócio com a maturidade digital e, assim, poder ir ainda mais longe.

Mas, é claro que, como existem casos e casos, não podemos generalizar. Então, o mais importante de tudo é avaliar as suas necessidades de negócio para ganhar segurança em sua decisão.

Ficou com alguma dúvida ou quer entender melhor sobre como uma agência digital ou equipe interna de marketing pode atender aos seus objetivos atuais como PME?

Entre em contato com a gente! Estamos sempre abertos para trocar ideias e ajudar empreendedores como você a fazerem as melhores escolhas possíveis!

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