Blog corporativo é aquela estratégia de Marketing Digital que muitas empresas adotam, mas poucas veem resultado. O motivo? Ainda não sabem ao certo como chamar a atenção dos internautas e entregar conteúdos que realmente possam responder às suas intenções de busca.

Um erro muito comum é publicar conteúdos como fim e não como início de conversa com os visitantes de um site. Se encaixam aqui nesse caso aquelas empresas que criam blogs para fazer propaganda de produtos e serviços sem considerar o perfil e as necessidades de suas buyer personas. Algo que distancia clientes em potencial do fechamento das vendas.

Preparei este conteúdo para compartilhar com você as principais vantagens e desvantagens de ter um blog corporativo. Destaco também algumas dicas sobre como começar um do jeito certo para conquistar os resultados que deseja.

Minha intenção é motivar o aperfeiçoamento da comunicação digital da sua empresa para que possa vender mais e alcançar um público cada vez mais qualificado. Vamos lá?

Vantagens e desvantagens do blog corporativo

A criação de um blog corporativo é aquele passo que toda empresa precisa dar para se manter competitiva na Era Digital. E olha que não estou exagerando: é questão de sobrevivência. Já vi muitos negócios pequenos se transformarem em verdadeiras máquinas de vendas através do uso desse poderoso canal de comunicação digital.

Como sempre tive curiosidade pelo funcionamento de blogs, estudo constantemente sobre o tema. E para facilitar a sua vida, elenco a seguir duas notícias: quer começar pela boa ou pela ruim? Vamos guardar a cereja do bolo para o final, vai. O lado ruim de criar um blog corporativo é criar por criar, quando não existe um planejamento a respeito. O lado bom é que, mesmo se a sua empresa já tem um, sempre dá tempo de melhorar.

Explico a seguir as vantagens e desvantagens de criar um blog empresarial. Fique por dentro!

Prós

Criar um blog corporativo é contar com as vantagens de uma ferramenta que aproxima o seu negócio de prospects e clientes, além de facilitar a geração de leads.

Um canal de comunicação em que a empresa pode responder abertamente (e sem medo de ser feliz) às dúvidas e necessidades de seu público-alvo. E mais: tudo isso de forma orgânica e sem precisar gastar horrores em links patrocinados ou anúncios no Facebook, por exemplo.

Como você pode perceber: as vantagens desse investimento duradouro e de baixo custo são várias. Ajuda a consolidar a sua marca, a ampliar o seu alcance de mercado e a melhorar o seu posicionamento em resultados de buscas.

Oferecer conteúdo de qualidade é estabelecer uma relação de confiança com os leitores do seu blog corporativo. Como uma via de mão dupla, eles fazem as perguntas e a sua empresa precisa fornecer as respostas. Para cada pesquisa no Google, um blog post.

Assim, quando precisarem dos produtos ou serviços que oferece lembrarão do seu negócio. Afinal, como tiveram suas dúvidas esclarecidas no momento em que buscavam respostas para elas passam a perceber a sua marca como aquela amiga que informou e ajudou quando mais precisavam.

Torne-se referência

Então, criar um blog corporativo é se tornar referência, estreitar relacionamento com seus clientes e, claro, conquistar novos. Isso porque quando você movimenta o seu blog, produzindo conteúdo de qualidade, pode analisar dados sobre como os visitantes chegaram à sua página, de onde são e quais temas mais os interessam.

Métricas valiosas para que possa melhorar ainda mais a estratégia de marketing digital estabelecida.

Ainda tem dúvidas se realmente vale a pena investir tempo e esforços na criação desse canal? Os números não mentem. Veja só o que dizem as pesquisas:

  • Empresas que publicam posts no blog têm um aumento de 3,7 na média mensal de visitas no site em relação a quem não publica. (Content Trends, 2016)Empresas que praticam Marketing de Conteúdo conquistam 1,8 vezes mais visitantes com publicações em blogs. (Content Trends, 2017)
  • Aquelas que publicam posts no blog têm um aumento de 3,7 na média mensal de visitas no site em relação a quem não publica. (Content Trends, 2016)
  • Lojas virtuais que possuem blogs recebem 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes. (E-commerce Trends, 2017)

Contras

Criar um blog corporativo requer tempo e planejamento para saber como atrair visitantes e despertar o interesse deles para que avancem no funil de vendas. Ou seja, para fazer dar certo é preciso dedicação e, claro, muito estudo para que os conteúdos publicados sejam bem posicionados em mecanismos de busca como o Google.

Dicas para criar um blog corporativo de alta performance

Está começando um blog empresarial ou quer melhorar aquele que já tem? Compartilho abaixo seis dicas para te ajudar a criar um canal de sucesso.

1. Defina o tom de voz da sua empresa

Publicar conteúdo na internet é algo simples e acessível para qualquer pessoa que tenha acesso à web. Uma prova disso é fazer qualquer pesquisa no Google e perceber a quantidade de resultados exibidos.

Por isso, para atrair visitantes é preciso conquistar um diferencial competitivo antes de tudo. E pode começar com a definição do tom de voz da sua empresa.

Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Sua empresa precisa se expressar de forma autêntica, ter personalidade e se conectar com as pessoas certas para gerar resultado.

2. Conheça o seu público e entenda o que estão buscando

Entender qual é a buyer persona – representação semifictícia do cliente ideal – da sua empresa e qual sua intenção de busca é o passo que antecede o planejamento de conteúdo. Também é uma forma de definir quais assuntos deverão ser abordados.

Quem ela é? Qual idade tem? Onde mora? Trabalha? Quais seus desafios? E dificuldades? Pode parecer loucura, mas criar uma personagem a partir do levantamento de dados reais de mercado facilita muito a produção de conteúdo.

3. Crie um bom planejamento de conteúdo

Não adianta sair publicando conteúdo sem saber se ele é mesmo útil e faz sentido para as pessoas que deseja impactar. Concorda? Por isso, criar um bom planejamento de conteúdo é definir um objetivo, assim como público, calendário editorial e métricas para mensuração de resultados.

Quando bem planejados os conteúdos do blog ajudam a preparar o cliente para o momento de compra. Então, a missão da sua empresa se torna conseguir criar laços com possíveis consumidores e incentivá-los sutilmente a avançar na jornada de compra.

Evite usar o blog corporativo da sua empresa como um meio de autopromoção. Lembre-se que blogs de alta performance educam, informam e influenciam seus leitores através de seus conteúdos.

4. Aprofunde conhecimentos em SEO

Já percebeu que quando fazemos uma pesquisa no Google, por exemplo, dificilmente passamos da primeira página de resultados? Existem dois segredos para posicionar melhor um blog em mecanismos de busca: conteúdo de qualidade e SEO.

SEO significa Search Engine Optimization, traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca. E consiste em um conjunto de técnicas que ajudam a melhorar o posicionamento de blogs e sites em buscadores. Saber como aplicá-las dentro da sua estratégia de marketing digital é um fator decisivo para o sucesso da sua empresa no universo digital.

5. Use formatos diferentes (para observar quais deles geram maior interesse em seus visitantes)

Engana-se quem pensa que blogs são aquelas páginas restritas a longos textões. Existem pesquisas recentes, inclusive, que comprovam que os vídeos são a bola da vez. Então, minha dica é: invista em formatos diferentes para entender quais deles seu público prefere.

Podem ser vídeos, webinars, podcasts ou até mesmo guest posts de outros blogs e portais relevantes para a sua empresa. Listas como essa que estou usando para compartilhar com você essas seis dicas sobre como criar um blog empresarial também costumam gerar boa aceitação.

Além de darem mais dinâmica ao blog, prendem a atenção do leitor e facilitam aquela “passada de olhos” pelos principais tópicos.

6. Produza conteúdo de qualidade e que faça sentido para os internautas

Produzir conteúdo de qualidade é ser simples e ao mesmo tempo completo. Oferecer as informações que o visitante do seu blog está buscando em leituras agradáveis aos olhos. Escaneabilidade vai além de um título atraente e frases curtas. É produzir posts amigáveis que possam destacar informações, passar credibilidade e conquistar a confiança do leitor.

Dar a sua opinião e mostrar que existe uma pessoa por trás dos posts publicados também favorece a aproximação entre a sua empresa e seus públicos de interesse.

Tem interesse em criar um blog corporativo ou melhorar aquele que já está no ar e, por algum motivo, parou de ser atualizado? Recomendo, então, nossa planilha de gestão do Marketing de Conteúdo. Com ela, você poderá controlar os conteúdos já publicados e aqueles que ainda serão feitos.

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