O blog é um canal de comunicação na internet que abre caminhos para que seus visitantes cheguem ao seu site, conheçam a sua empresa e sua marca, saibam quem você é e conheçam a sua equipe, suas opiniões, o que sua empresa pensa. É também um meio de conseguir autoridade digital e de atrair seu público para seu site de forma orgânica.

Abaixo listo as principais vantagens de se ter um blog e porque você não deve subestimar o poder dessa ferramenta:

1. Ter um blog tornou-se essencial para que sua empresa tenha mais visibilidade nos canais de busca

Publicar com frequência no seu blog faz com que você tenha mais páginas indexadas nos buscadores, como Google e Bing, que reconhecem sua empresa e podem te dar posições melhores nos índices de busca. Isso também faz com que o tráfego do seu site aumente e sua marca torne-se cada vez mais conhecida.

2. Você estabelece um senso de liderança, autoridade digital e confiança com seu público

Seus posts dizem muito sobre seu conhecimento e o conhecimento da sua equipe em cima do negócio da sua empresa. Quanto mais posts relevantes, frequentes e informativos o blog da sua empresa tiver, mais confiança seu público terá na sua marca. Assim você constroi um senso de liderança no assunto e, consequentemente, autoridade sobre aquilo.

3. Um blog é interativo e dinâmico

O blog abre espaço para comentários, ou seja, o público leitor também pode dar a opinião dele e, assim, você pode começar uma conversa, criar uma relação com aquele leitor, além de poder tirar novas ideias para próximos posts.

Esse canal também tem novidades o tempo todo, diferente de um website comum, onde o conteúdo é praticamente permanente. Um blog tem conteúdos atualizados constantemente, o que faz com que seu público volte, compartilhe e interaja nas redes sociais.

4. Facilita o processo de vendas

Como falei no item 1, o blog é uma forma de atrair o consumidor para o seu site. Ele funciona muito bem para casos em que o cliente ainda não está no momento de compra. O blog pode criar laços com esses possíveis consumidores e pode começar a dar a solução para o problema que ele precisa resolver.

5. Gera aprendizado e aprimora o conhecimento sobre seu público

Se você tem que fazer um post, certamente você precisa pesquisar e ler muito sobre aquele assunto, para depois escrever conforme a sua opinião e conhecimentos adquiridos. Você acaba aprendendo sobre diversos assuntos. Além disso, se você entender que toda a sua equipe pode ser uma grande geradora de conteúdos, pelo conhecimento que eles já têm no mercado, você faz com que sua empresa se torne mais aprofundada no assunto também.

Consequentemente você vai saber do que o seu público está gostando e do que não está, conforme as interações que tiver em cada post e acaba conhecendo melhor o seu consumidor.

Conclusão

Vale lembrar que o blog é uma ferramenta gratuita e, como vimos, traz muitos benefícios. Aqui na burnell publicamos dois posts por semana, mas para começar e manter uma frequência consideravelmente boa, você pode escrever 1 post por semana. O importante é não deixar de fazer e estar sempre atualizando.