Branded Content é a criação de conteúdo voltado para a construção e valorização de uma marca.

O Branded Content surgiu por uma mudança no comportamento do consumidor, que não aceita mais a propaganda como um meio só para venda. Ele quer entretenimento, quer diversão, emoção, humanização, histórias!

O consumidor de hoje não compra apenas porque seu produto/serviço é melhor e sim porque ele ama ou admira a sua marca.

Mas como fazer Branded Content?

Já falamos aqui nesse post  sobre o que é branding e a importância de um estudo completo para o crescimento da marca e construção de marcas com propósito. Mas a criação de valor de uma marca não para por aí! Não basta fazer o branding e não construir um relacionamento com seu público alvo.

Uma ótima maneira de fazer isso é criando conteúdos inteligentes e relevantes para o consumidor.

Isso faz com que haja uma interação e até mesmo um carinho e afeto do público com a marca, já que a empresa está ajudando ele a resolver um problema ou, até mesmo, levando entretenimento para ele.

O conteúdo, feito de maneira inteligente, ajuda a criar um posicionamento único na mente e no coração do consumidor.

Como fazer Marketing de Conteúdo aliado ao Branding

O Marketing de Conteúdo aliado ao branding, ou branded content, como já falamos acima, precisa ser útil para o seu consumidor. Além disso, se há uma abertura, quanto mais divertido e interativo for o conteúdo, melhor.

Claro que o que você está produzindo tem que ser voltado ao que sua empresa mais entende, ao que a marca representa, faz e entrega. Precisa ter uma história, dados e um título imponente.

Fazendo marketing de conteúdo voltado a construção de valor de uma marca, a empresa se torna autoridade e cria relevância na decisão de compra do consumidor. Ele vai começar a levar em consideração o que você diz sobre aquilo, antes de tomar qualquer decisão ou para se aprofundar no assunto.

Porém, vale lembrar que para ser autoridade em algum assunto a empresa leva algum tempo, não é de uma hora pra outra que você se torna relevante para o público. É preciso estar presente, ser atualizado e divulgar.

Propaganda invasiva é passado.

O consumidor mudou, não é novidade. Com a entrada do Netflix, Spotify e outros meios que facilitam o entretenimento a qualquer hora por um baixo preço, em um mundo onde temos tudo o que queremos, na hora em que queremos, a propagando tornou-se algo invasivo e chato. Ninguém olha os anúncios do YouTube antes de ouvir uma música, a não ser que ele seja MUITO divertido e relevante.

Mesmo assim, muitas marcas ainda vivem no passado e tentam “enfiar goela abaixo” propagandas massivas e cansadas para qualquer pessoa.

Isso é um exemplo do que não fazer nos seus conteúdos, que precisam ser segmentados para o público de interesse, para quem está disposto a ouvir e ler o que sua empresa tem a oferecer. E isso você pode alinhar com a construção de personas.

O marketing de conteúdo para marcas é um modelo bem menos invasivo, já que é uma forma de ajudar seu cliente a criar mais conhecimento sobre os serviços e produtos que ele quer – e tudo o que gira em torno desses determinados produtos/serviços – e também uma forma de ele gostar da sua marca.

Segundo uma pesquisa da Content Marketing Institute em 2014 nos Estados Unidos, cerca de 61% das pessoas disseram já ter tomado decisões de compra baseadas em conteúdos oferecidos pelas marcas em seus canais – sejam eles oficiais ou de parceiros.

A produção de conteúdo pode ser feita através de vídeos, webinars, fotos, infográficos, e-books, whitepapers, apresentações, blog, mídias sociais, etc. O segredo é descobrir onde seu público está, o que prefere, como prefere e alinhar linguagem da marca com o consumidor.

É a nova propaganda, a propaganda que quer ajudar, estar junto e não apenas vender!

Imagem é tudo.

Uma imagem vale mais que mil palavras, mas no caso das marcas as palavras ajudam a construir essa imagem. O Branded Content aproxima e intensifica a experiência do consumidor com a marca, aumentando a presença desta na mente do consumidor.

O Branded Content é uma estratégia de longo prazo que traz clientes qualificados, quase fiéis e que acreditam no que sua empresa pode oferecer pra eles.