Branding para PMEs é tão importante quanto para grandes empresas. A construção de uma marca é o início de tudo e, se você começar da forma assertiva, sai na frente.

Ainda vemos muitas pequenas e médias empresas se perguntando a real importância do investimento em branding.

Para começar, sua marca é o principal ponto de contato entre você e o seu público. E vai muito além do logo ou apenas a identidade visual.

O branding começa com estudo de público, mercado e concorrência e é construído para que vá de encontro com as características e estilo de vida dos seus consumidores.

É a construção de marca com propósito, que tem como objetivo  ligar a empresa e o público de uma forma emocional, criar identificação e laços fiéis.

Além disso, em um estudo de branding já identificamos o tom de voz a ser usado pela marca, um padrão de linguagem, cores, letras e tudo o que vai de encontro com o propósito da empresa e das pessoas que farão parte dela.

Ou seja, um estudo de branding não é apenas para o público externo, mas também para o público interno.


“Marca é a história que o consumidor lembra quando pensa em você. Branding é um verbo, não um logo.” 

Tudo é branding!

Praticamente tudo é branding! E por isso começar com um estudo completo para sua empresa, por isso o branding para PMEs, se torna tão essencial.

Ele vai direcionar como você vai se comunicar com seu público e com seus colaboradores e até mesmo padronizar uma forma de linguagem que se torne muito característica da sua empresa. Até que seu público reconheça sua marca pelo tom de voz usado, pelas cores usadas, pela fonte, tudo o que você usar será único.

Portanto, quanto mais cedo você começar, quanto mais cedo você souber da importância do branding para PMEs, melhor, pois assim sua marca vai construindo uma posição única na mente e no coração do consumidor, desde o início.

Como o investimento em branding para PMEs pode ajudar no crescimento?

Muitas vezes ouvimos que a construção de uma marca não é importante no início de um projeto ou que o investimento em um estudo de branding é muito caro para quem está começando.

Porém, como vimos acima, o investimento em branding para PMEs se torna muito barato comparado ao tanto de retorno que isso pode trazer.

Vamos ver abaixo algumas das principais vantagens em um investimento de branding para PMEs:

1. Cria diferenciação

Identidade, posicionamento e propósito!

São 3 coisas que os consumidores hoje em dia, dão cada vez mais valor e que criam diferenciação.

E ter uma identidade própria, posicionar-se perante o mercado, não é fácil! É preciso ter muita certeza do rumo que a empresa quer tomar e quem ela quer atingir.

A concorrência é grande, mas a boa notícia é que branding para PMEs ainda é muito pouco explorado. Então, mais uma vez, quanto mais você pensar no futuro da sua empresa e começar esse investimento cedo, antes você terá retorno.

Exemplo prático

Para dar um exemplo mais prático do que é criar essa diferenciação, posso dar um exemplo com a própria comunicação da burnell.

Burnell significa forte como um urso e toda a nossa comunicação, já escolhida no processo de branding, gira em torno de força, coragem, superação (linguagem).

Também podemos usar e abusar de figuras de ursos, se queremos deixar a mensagem mais divertida, leve, emocional (tom de voz, que por vezes pode ser alterado, mas o ideal é ter 1 ou 2 que sejam padrões).

Temos um símbolo, que é um urso. Sempre usamos as cores e as fontes escolhidas desde o começo do projeto, o que ajuda a gravar nossa imagem na mente dos nossos consumidores.

Criamos identidade e personalidade.

Como fizemos o estudo de branding desde o início, isso nos ajudou a construir marca e nos posicionarmos de uma forma muito diferenciada no mercado. Somos a única empresa de Marketing Digital que fala dessa forma e usa figuras que representam o nome e a essência da nossa marca.

2. Cria engajamento com a equipe

Ter uma estratégia, um posicionamento bem definido e uma comunicação clara conforme a missão e os valores da empresa, faz com que a equipe crie confiança e queira fazer parte de algo que “tem futuro”. Fica mais fácil de a equipe enxergar esse futuro.

O branding ajuda a trazer pessoas que tenham o mesmo propósito da empresa e que se posicionem da mesma forma também. Constrói engajamento, o que é considerado um dos maiores fatores de sucesso, por muitos especialistas.

A empresa e a equipe trabalhando com um mesmo propósito e tendo claros os posicionamentos (e isso vai desde não autorizar preconceitos, como machismo, homofobia, racismo, como também a forma de falar, de se comunicar com seus clientes), ajuda a criar um caminho único e centralizar forças!

3. Facilita a comunicação e divulgação

Não é preciso criar uma comunicação diferente o tempo todo, afinal, você já vai saber como falar com seu público.

O branding para PMEs vai ajudar a comunicação e divulgação dos seus produtos e serviços desde o começo, pois vai usar a linguagem e posicionamento escolhidos pela sua empresa. Facilita o processo já que sua identidade, sua comunicação já estão definidas.

4. Cria relacionamento com o público

Quem sabe uma das principais vantagens de fazer branding: o público desejado pela empresa começa a se identificar com a marca, com o posicionamento, linguagem e simbologia.

Isso gera relacionamento, simpatização, o público começa a criar uma imagem definida e ele se lembrará quando precisar de você ou indicará quando alguém precisar.

5. Fideliza e cria autoridade

O estudo de branding para PMEs fideliza seus clientes já no começo. Você se torna referência naquilo e vai criando autoridade no segmento.

Você conquistará aqueles que dão valor para o seu negócio e que podem tornar-se defensores da sua marca.

Conclusão

O branding para PMEs não pode ser deixado de lado! É a principal estratégia para você se diferenciar no mercado logo de cara e construir autoridade no segmento, mais cedo.

Por mais que sua empresa seja iniciante, tenha produtos e serviços diferentes no mercado, de nada adianta se você não souber comunicar e posicionar esses diferenciais no mercado. E isso só um estudo de branding pode fazer de uma forma completa e a longo prazo.

É isso o que diferencia uma PME de sucesso: começar a fazer desde cedo o que mais tarde, de qualquer forma, será inevitável para qualquer empresa!

E aí? Gostou das nossas sugestões? Fale com a gente pra fazermos um estudo completo para sua empresa e ajudar você a crescer e criar diferenciação no mercado!

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