Já falei aqui sobre a Jornada de compra do consumidor e como elas são úteis para mapear os interesses de potenciais compradores de seus produtos ou serviços, guiando-os através do funil de vendas.

Para criar Jornadas eficientes é necessário, antes, saber quem é seu público, quais seus maiores desafios durante o processo de compra e como você pode ajudá-lo em cada etapa, criando conteúdos convincentes.

Aqui na burnell, a criação de personas e da jornada de compra é como começamos todo o trabalho de Inbound Marketing.

O que são personas?

De uma maneira resumida, personas são representações fieis de seu(s) cliente(s) ideal(is), incluindo aí características demográficas, psicográficas e também suas preferências de consumo e pessoais.

Todo esse conhecimento torna a produção de conteúdo muito mais fácil, possibilitando um nível de acerto muito maior na estratégia de Marketing Digital.

O estudo usual de público-alvo muitas vezes não leva em consideração características distintas dos diversos públicos com que uma empresa dialoga. Ainda que existam características parecidas entre todos os públicos de uma marca, cada produto ou serviço se destina a segmentos diferentes.

Vou dar um exemplo: uma clínica de estética que ofereça serviços de massagens modeladoras e limpeza de pele. Ainda que os dois serviços possam ser utilizados pela mesma persona, o processo de compra é diferente e as dúvidas, também.

Identificar os principais desafios de cada público e como ele se comporta numa compra típica são os principais objetivos da criação de buyer personas.

Como criar suas personas?

O primeiro passo é separar todos os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Identifique, para cada um deles, o(s) público(s) de interesse. Pode ser que haja dois ou mais públicos distintos para um mesmo produto ou serviço. Nesse caso, tratamos como personas diferentes mas com desafios parecidos em cada etapa da compra.

Após essa etapa, é importante conversar com seu cliente para entender como foi o processo de compra dele e quais dúvidas ou objeções ele teve em cada uma delas. Obviamente que sua experiência como dono do negócio pode ajudar nessa construção.

Quanto mais informações conseguirmos levantar, melhor. Dessa forma, a produção de conteúdo depois ficará muito mais fácil e assertiva, indo de encontro com as necessidades de nossas personas.

Para facilitar a criação das suas personas, estamos disponibilizando o modelo que utilizamos aqui na burnell. É uma planilha com diversas perguntas pertinentes, mas você pode acrescentar ou retirar aquelas que não façam sentido para seu negócio.

cta-modelo-personas-post-blog-min