Como conseguir clientes para sua empresa? Se você tem ou vai abrir o próprio negócio com certeza essa pergunta passa muitas vezes pela sua cabeça.

Conseguir clientes não é uma tarefa fácil! Você precisa ter um produto/serviço bom, com qualidade e além disso ele precisa ser compatível com o interesse do público que você quer atingir. Ou seja, ele precisa ter mercado, compatibilidade e qualidade.

Quem sabe um dos maiores desafios dos empreendedores seja como conseguir clientes para sua empresa, pois é disso que ela sobrevive, certo?

E quem sabe um dos maiores erros de todo empreendedor é achar que seu produto/serviço pode ser vendido para todo mundo. O famoso “atirando para todos os lados”.

Mas não é bem assim que funciona. No começo até pode parecer interessante, mas você vai gastar muito mais tempo, dinheiro e energia se não souber com quem está falando ou pra quem você deve falar.

Um exemplo disso é quando você consegue um cliente, mas ele não entende ou não da muito valor para o seu trabalho.

Esse tipo de cliente compra achando que só porque você está no começo da empresa vai fazer coisas de graça ou compra de você só porque está mais barato que os outros.

Ou seja, ele da muita importância para preço, sem olhar a qualidade, o que está sendo feito, equipe envolvida, etc.

Muitas vezes sua competitividade está no preço, mas a maioria não quer vender apenas por isso, certo? Qualidade sempre será importante!

Mas afinal, como conseguir clientes?

Selecionei aqui 8 dicas de como conseguir clientes e não apenas clientes, mas bons clientes!

  1. Perfil Ideal de Cliente

Em praticamente todos os meus posts eu cito a importância de você conhecer bem o seu público. Criar suas personas.

Quem é o seu público-alvo? E como conseguir clientes ideais, aqueles que crescem e estão juntos com você de verdade?

Primeiro você precisa saber as características desse público. Saber com quem você quer falar e como falar.

Entenda as dores e desafios do seu público-alvo, onde ele trabalha? O que quer alcançar na vida? E como você pode ajudar, de fato essas pessoas?

Nunca esqueça que você vende para pessoas e elas compram muitas vezes guiadas pela emoção.

Então tenha também um diferencial perante ao mercado, saiba onde você está, para onde quer ir (posicionamento) e como essas pessoas vão simpatizar com isso.

  1. Conte sua história

Seus clientes podem estar mais perto do que você imagina.

Olhe para os lados, veja seus contatos das redes sociais: quem poderia ser um potencial cliente?

No começo nossa família e amigos podem ser nosso principal alicerce para o crescimento.

Não deixe de contar sua história, de falar sobre sua empresa em uma conversa entre amigos ou familiares, quem sabe eles estejam precisando exatamente do que você oferece, mas não sabem onde conseguir.

  1. Mapeie possíveis clientes

Depois que você já tem uma ideia do seu perfil de clientes, vá atrás daqueles que você acredita que se encaixam no perfil.

Empresas e pessoas que você acredita que precisam do seu serviço/produto e que você queira atender/vender.

Converse, saiba o que está acontecendo na vida deles. Depois fale sobre a sua solução e como ela pode ajudar a resolver os problemas deles.

  1. Esteja presente

Mostre a cara. Mapeie alguns canais e eventos que você acredita que seu público esteja e pense em formas de interagir com eles, mas sem ser invasivo.

Quanto mais eventos você estiver presente com o nome da sua empresa, melhor para o crescimento de marca.

Uma boa alternativa para começar uma conversa, puxar um papo e quem sabe conseguir um possível cliente é levando materiais promocionais nos eventos, como copos, adesivos, flyers, etc.

Mas algo que tenha conexão com a solução que você oferece, para que consiga levar uma conversa adiante.

  1. Seja parceiro

Todo mundo quer poder contar com pessoas ao seu lado, tanto nos momentos bons quanto ruins. E não seria diferente uma relação entre cliente e empreendedor/equipe.

Tente compreender seus possíveis clientes assim como você tenta compreender um amigo. Construir relações verdadeiras e fortes desde o começo ajudam você a ter clientes fiéis, boas indicações e mais vendas!

  1. Tenha persistência

O não vai vir muitas vezes. Mas o principal é você saber ter paciência e persistência. Uma das maiores características dos empreendedores de sucesso é não desistir.

Acredite no potencial da sua empresa, da sua equipe e da sua solução. Mas atenção: muitas vezes a ideia inicial não é melhor, é preciso ter sabedoria para enxergar além da ideia original e mudar quando for preciso.

É importante saber ouvir opiniões e filtrar as sugestões que fazem diferença.

Então, um dos principais pontos de como conseguir clientes é ter muita persistência!

  1. Invista em divulgação

Se puder a assim que puder, invista em marketing! Sou suspeita pra falar, mas sei o quanto isso faz diferença no sucesso de uma empresa.

Invista em conteúdos relevantes para seu público, conquiste de maneira inteligente e não saia “atirando para todos os lados”. Nem todo mundo quer ouvir o que você tem a oferecer.

Um bom caminho para que sua comunicação funcione é ter uma equipe específica para isso. Seja interna ou externa. O importante é passar isso de maneira profissional e eficiente.

Quem não é visto não é lembrado!

  1. Entregue resultados

O que seu produto ou serviço vai agregar na vida do seu público? Qual a principal mudança positiva que ele fará?

Pode ser um detalhe, como pode ser algo bem grandioso, vai depender do que você está oferecendo.

Mas cuidado para não fantasiar demais essa mudança. Ela tem que fazer muito sentido e tem que ser verdadeira, se tiver exemplos, cases de sucesso para mostrar, melhor ainda!

Mostre os resultados que a sua solução pode trazer pra vida do consumidor!

Conclusão

Essas dicas valem para todo tipo de empresa, mas principalmente para quem está começando.

Quanto maior o porte da empresa, mais investimento ela deve fazer. E claro, se atualizar sempre!

Gostou das dicas de como conseguir clientes? Tem alguma outra? Deixe nos comentários.

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