Se você é empresário, há pouco ou muito tempo, a pergunta que surge a todo momento é “como fazer minha empresa crescer?”

Não existe fórmula mágica para fazer sua empresa crescer. Mas existem algumas dicas valiosas que podemos seguir.

Ter um negócio próprio não é fácil! É um desafio diário, mas o mais importante é ter persistência e não desistir nos primeiros obstáculos que surgirem.

Para facilitar a vida de empresário, aqui vão algumas dicas.

Como fazer sua empresa crescer:

1. Comece planejando, sempre

Se você já abriu ou vai abrir um negócio, para sua empresa crescer e ter controle sobre esse crescimento, planeje!

Um bom planejador que é simples de fazer mas faz você pensar bastante é o canvas.

Ele vai te ajudar a definir seu público-alvo, seus recursos financeiros, custos fixos, custos variáveis, proposta de valor, definição de negócio, etc. Vai dar a primeira “cara” da empresa.

Depois você precisa construir algo mais estratégico e um pouco mais detalhado – que é mais recomendável e necessário também – você já pode começar o planejamento estratégico da sua empresa.

Se a sua empresa ainda não tem isso, não perca mais tempo, planejar é o primeiro passo para o sucesso empresarial.

2. Tenha controle e gestão financeira

A primeira regra aqui é: não misture seus gastos pessoais com gastos empresariais.

Isso vai fazer com que você tenha um controle maior sobre a parte financeira da sua empresa e com certeza é um dos principais fatores para fazer sua empresa crescer: gestão financeira.

Identifique quais são suas despesas, receitas, recebimentos, pagamentos.

Tenha um fluxo de caixa, defina metas e objetivos financeiros e separe uma verba para investimento em cursos, marketing e outros serviços que ajudarão sua empresa crescer e a desenvolver seu lado empresário.

Se você não tem conhecimento sobre isso, tome cuidado, tente terceirizar ou contratar alguém específico para realizar a gestão financeira. Quanto mais você profissionalizar seu negócio, melhor!

3. Fique de olho no mercado e na concorrência

Estude o mercado, veja o que a concorrência está fazendo e o que está dando certo e errado. Invista em treinamentos, cursos, eventos, esteja presente!

Com as tecnologias cada vez mais avançadas, com o acesso à informação cada vez maior, o mercado tende a mudar muito rápido.

Você precisa atualizar-se o tempo todo para conseguir competir com as empresas maiores e até mesmo com as que estão em crescimento.

Leia blogs, siga influenciadores e referências do segmento, converse com parceiros e esteja atento às mudanças.

4. Não baseie suas ações nas ações do concorrente

Ficar de olho e estudar a concorrência é importante, mas não baseie suas ações nas ações do concorrente.

Muitas vezes “prostituímos” o mercado tentando fazer preços melhores (mais baratos) que o da concorrência e deixamos de lado a qualidade, o bom atendimento, etc.

O importante é você saber quais são os seus diferenciais, como você vai se comunicar com seu público (no planejamento você vai definir isso), o que mais sua empresa valoriza e qual a sua proposta de valor.

Sabendo disso vai conseguir planejar suas próprias ações e não vai precisar seguir outra empresa, vai seguir seus próprios propósitos e diferenciais.

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5. Tenha foco mas seja flexível

Muitas vezes temos uma ideia e queremos permanecer nela custe o que custar.

Mas é importante saber que a sua ideia inicial nem sempre é a melhor e que muitas vezes o curso da empresa pode mudar.

Ter foco é você não querer “atirar para todos os lados”. Se sua empresa é uma academia por exemplo, não vai querer começar a vender mc donald’s, certo?

A flexibilidade está em adaptabilidade ao mercado e ao público, que muda o tempo todo e em saber ouvir seu cliente.

6. Invista em conhecimento e inteligência

Para uma empresa crescer ela precisa não apenas de recursos financeiros, mas de pessoas!

Valorize seus funcionários, seus clientes e parceiros. Crie engajamento entre todos esses perfis, tenha uma harmonia de valores, propósitos e crenças.

Invista também em conhecimento e inteligência de mercado, o segredo é fazer o dinheiro girar para trazer mais.

Se você deixar essa parte parada, ou não der a devida importância para esse fator, sua empresa corre o risco de ficar estagnada e parar o crescimento.

Conclusão

Para um empresa crescer ela precisa de: gestão financeira, gestão de pessoas e investimento. Esses 3 fatores, se bem feitos, com certeza vão levar sua empresa a ter muito sucesso e prosperidade, além de ter uma maior organização!

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