Por que fazer vídeos para sua estratégia de Marketing Digital?

Nesse post vou ensinar as principais dicas de como fazer vídeos para sua estratégia de Marketing Digital! Mas primeiro, vamos aos fatos:

De acordo com uma pesquisa da Accenture, o Brasil tem 11 bilhões de views por mês e é o segundo país do mundo que mais consome conteúdo em vídeo. A taxa de usuários da web que consome esse tipo de mídia é de 96%!

Além disso, você sabia que mais de 78% dos conteúdos consumidos nas redes sociais já são audiovisuais? E 57% dos consumidores são mais aptos a comprar um produto ou serviço depois de assistirem a algum vídeo sobre o assunto?

E não para por aí!

Segundo a PostCron: “45% dos consumidores dizem que, após assistirem vídeos de marcas, suas impressões sobre elas mudam de tal forma que 26% buscam mais informações, mais de 20% visitam a página web e mais de 15% procuram as lojas físicas ou online para comprar um produto.

Empresas como Amazon ou Dell afirmam que, depois de que assistem um vídeo de produtos, a probabilidade de compra dos mesmos aumenta 35%.”

É pouco? Mas tem maaaaaaais!!! “80% dos usuários lembram mais de uma marca ou produto quando consomem vídeos da mesma.”

De acordo com a FastCompany, o conteúdo em vídeo aumenta a taxa de engajamento do público em até 65%.O YouTube tem uma audiência que supera a TV por assinatura e só tende a crescer.

Bom pessoal, número é o que não falta! Acho que vocês já sabem o porquê de usar vídeos na sua estratégia de Marketing Digital, certo?

Além de números bem expressivos de crescimento, os vídeos são uma forma de passar credibilidade e disseminar sua mensagem de forma mais rápida e engajada.

Mas e como fazer vídeos para estratégias de Marketing Digital?

Os vídeos são uma forma muito expressiva de mostrar a empresa, o que ela representa, posicionamento, propósito, equipe, conhecimento, etc.

Muitas pessoas preferem assistir vídeos do que ler conteúdos, por serem uma maneira mais fácil de pegar a ideia, mais interativa e por vezes, mais divertida.

Abaixo vou listar algumas dicas de como fazer vídeos na sua estratégia e qual a melhor forma de fazer:

  1. Planeje

Lógico que eu não iria deixar essa etapa de lado, já que é uma das principais etapas para começar qualquer estratégia de marketing. Para aprender a como fazer vídeos, não seria diferente.

Comece traçando os principais assuntos que sua empresa têm para abordar, o que você pode entregar para o seu público que fará diferença. Quais ações de marketing deram mais resultados? Tente entender o motivo.

Além disso também faça uma busca, procure o que os profissionais da sua área estão falando e que você pode fazer diferente, o que está acontecendo na atualidade. Mapeie oportunidades e assuntos.

Estude seu público, pesquise idade, gênero, estilo de vida, quais os principais desafios, hábitos de compra, quais lugares costumam frequentar, etc. Quanto mais você souber sobre o seu público, melhor.

Crie uma pauta de conteúdo e uma frequência para as publicações de vídeos, escolha os canais certos, os canais que mais dão retorno e que seu público está mais engajado!

Ah! E tenha em mente quais os objetivos dos vídeos que você vai criar. Relacionamento? Engajamento? Venda? Divulgação de marca?

Claro que todos podem se relacionar entre si, mas você precisa saber quais os principais para trilhar o caminho que vai seguir com os vídeos.

  1. Linguagem

Conhecendo seu público e alinhando com o conceito e propósito da empresa, escolha o tom e linguagem que você vai utilizar para fazer seus vídeos.

Se sua empresa está inserida em um mercado que tende a ser mais sério, nada impede que o vídeo seja espontâneo e com um pouco de humor, afinal todo mundo gosta de se divertir um pouco.

Porém, cuide para não sair muito da linguagem padrão da empresa, dos valores e posicionamento. Tenha em mente qual a missão e visão da marca.

Como fazer vídeos com uma linguagem que vai engajar melhor seu público?

  1. Crie conteúdos relevantes

É importante saber que, assim como um e-Book, o vídeo também precisa ter um conteúdo que seja relevante para seu público.

Precisa trazer conteúdos interessantes, inovadores, para criar relacionamento e gerar oportunidades para sua empresa (se esse for o objetivo).

Você pode, por exemplo fazer um webinar e conseguir contatos. O webinar é um vídeo com um especialista,  que fala sobre algum assunto importante para os desafios que o seu público tem.

Aproveite também para traçar um conteúdo com história, que engaje seu público e mantenha-o interessado no seu vídeo até o final.

  1. Transmita valores, humor, inovação

Quanto mais humano e criativo for o seu vídeo, com certeza mais compartilhamento e engajamento terá!

Transmita os valores da sua empresa, tente mostrar o quanto ela se importa com o contexto geral do mundo.

Traga valores e temas como sustentabilidade, diversidade de gêneros, cultura, empoderamento feminino, temas que estão em pauta e são tendências para todo tipo de empresa.

Quem não simpatizar com esses assuntos, no futuro sofrerá bastante com construção e valorização de marca.

Gere emoção! Diversão, humor, espontaneidade, seja autêntico e verdadeiro!

  1. Tipos de vídeo

Podemos definir vários tipos de vídeos no marketing: informativos, tutoriais, depoimentos, publicitários, apresentação de produto/serviço, educativos, etc.

Você pode variar em algum deles, dependendo do canal que você escolher. Porém, se é legal ter um padrão para seguir, isso ajuda na construção de marca na cabeça do consumidor.

  1. Canais

Escolha seus canais, de acordo com seu público.

Como vimos o YouTube é um ótimo canal para divulgar suas ideias, mas há também as redes sociais, com filmes curtos e espontâneos, como o InstaStories, o Facebook, etc.

O bom é estar presente em todos os canais, mas se não puder, escolha alguns pra começar.

Conclusão

Vídeos são a grande tendência de mercado e crescem a cada dia. Nenhuma empresa pode ficar de fora e quanto antes começar, melhor! Se quiser saber mais sobre tendências na comunicação, veja esse nosso post.

Os vídeos ajudam na construção de marca, engajamento, relacionamento e venda dos serviços e produtos da sua empresa. Crie seus objetivos e não deixe de acompanhar as métricas e resultados que os seus vídeos estão tendo. É importante para que você consiga acompanhar o que está indo bem e conseguir melhorar o que não está 🙂

E aí, gostou das dicas de como fazer vídeos para estratégias de Marketing Digital? Se tiver mais para acrescentar, deixe seu comentário abaixo, vamos adorar!