Não há dúvidas de que o melhor marketing é o boca a boca. E a melhor forma de conseguirmos isso é mantendo clientes fiéis: pesquisas mostram que o cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo e eles podem chegar a representar até 65% das vendas da empresa.

Esses clientes têm muito potencial para atrair novos clientes, disseminando a marca de uma forma positiva e atrativa.

Mas como fidelizar seu público?

Existem muitas receitas pra fidelizar seu cliente. A principal, eu diria, é manter o seu cliente FELIZ. Quanto mais feliz, mais ele vai defender a sua empresa e mais fiel ele será.

E como manter essa felicidade? Em primeiro lugar: seja honesto!

1. Seja honesto

Ser honesto é simplesmente falar, com naturalidade, nada mais, nada menos que a verdade. O consumidor não aceita mais mentiras, balelas, frases incompletas e falta de comprometimento.

Sabemos que as empresas procuram cada vez mais acertar. Mas e se errar? Assuma. Precisa mudar? Precisa alterar? Não consegue fazer? Vai encarecer? Conte, expresse, comunique.

Veja o atendimento como um diferencial do seu negócio, procure deixar claro tudo o que a sua empresa pode oferecer, mas diga se não vai conseguir.

Mostre que sua empresa é mais que uma marca, é humana também. O que nos leva a segunda dica:

2. Seja humano

Ser humano é ser gente, é querer acima de tudo acertar, mas saber que se pode errar. É ser empático com o seu cliente, é saber que ele, assim como você, possui desafios diários.

É escutar com atenção (escutar de verdade) o que ele tem a dizer, o que ele tem a oferecer.

É não ser prepotente em assumir que o cliente deveria saber aquilo que você sabe (porque afinal ninguém nasce sabendo, certo?) e ser humilde na hora de dar uma explicação.

É procurar entender como seu cliente gostaria de ser atendido. Não é “empurrar” um produto/serviço e sim adequá-lo de acordo com aquilo que o seu público precisa, de acordo com as preferências dele.  Esteja muito atento pra isso!

Ser humano é ser amigo do seu cliente, olhar no olho, encarar a realidade junto com ele, enfrentar as dificuldades e comemorar as conquistas!

3. Comunique

Já foi comprovado que um dos maiores problemas em empresas é a falta de comunicação. Não leve isso para o seu cliente!

Saiba que a comunicação é fundamental para uma relação. Procure sempre deixar o cliente a par do que está acontecendo, o que terão que mudar, o que poderão manter, etc.

Se você trabalha em uma academia, por exemplo, e vai fazer algum ajuste de serviços e preços, fale para os seus principais clientes que essa alteração está sendo feita e se possível, fale também os motivos. Explique e peça a opinião dele. Quanto mais comunicação houver entre você e seu público, melhor!

4. Entenda

Entenda o seu público! E pra isso é preciso observar, escutar e entender. Quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que eles estão buscando? O que eles esperam dos seus produtos ou serviços?

Observe o mercado, observe o comportamento, pergunte, peça opiniões e sugestões e, mais uma vez, OUÇA de verdade!

Se o seu negócio é uma clínica de fisioterapia, escute seu cliente de uma forma atenciosa, ouça suas dores, seus desafios e saiba responder cada um deles. Aplique um tratamento conforme a rotina dele, ofereça mais possibilidades de escolha conforme a preferência de cada um. Personalize o seu atendimento!

5. Esteja presente

Tenha ações de relacionamento na sua empresa. Faça envio de newsletter com conteúdo relevante para seu público. Seja e esteja presente, pergunte, vá atrás sem demonstrar segundas intenções, apenas para lembrá-lo que você está ali!

Tenha programas de fidelização. Se você trabalha em um salão de beleza, por exemplo, e tem clientes VIPs, você pode oferecer serviços gratuitos conforme a pontuação de cada cliente no cartão fidelidade. Ofereça descontos especiais para esses clientes, faça com que se sintam verdadeiramente especiais, presenteie-os, dê prioridade. E procure orientar a sua equipe para que o tratem conforme ele gosta, de uma forma mais amistosa e mais próxima do seu cliente.

Tenha também um programa de pós venda. Não perca seu cliente de vista! Se ele comprou seu produto ou serviço, nem que seja apenas uma vez, peça um feedback, sugestões e opiniões. Faça com que ele se sinta importante na decisão de alterar ou não o produto/serviço.

Se a sua empresa é uma academia, peça pro seu cliente em que poderia melhorar, como os professores estão atendendo e o que é preciso pra que ele fique ainda mais feliz!

6. Cumpra o que prometeu

Nunca deixe seu cliente na mão. Se prometeu algum prazo, cumpra! Faça sempre tudo o que prometeu. Porém, se não conseguir: volte ao item 3: comunique.

Isso deveria ser uma regra básica, mas nem todas as empresas cumprem. Se a sua está em dia com isso, pode ficar orgulhoso, pois os prazos geralmente são um grande problema em diversas áreas. Fique atento (ou deixe alguém responsável por isso), com o andamento das tarefas, das entregas de das promessas.

7. Encante seu cliente

Ofereça mais, surpreenda! Se você trabalha com estética, fisioterapia ou algo relacionado a saúde física e mental, por que não oferecer uma sessão de meditação e relaxamento depois de alguma sessão, como serviço adicional gratuito?

Seja diferente, inove e não pare no tempo.

8. Deixe seu público feliz

Um cliente feliz, é um cliente satisfeito ou até mais que satisfeito. Siga essas dicas e seu cliente ficará feliz: afinal, fidelizar um cliente não é fácil, mas vale muito!