Falamos muito aqui sobre o Marketing Digital voltado para resultados, que é aquele que não analisa apenas as chamadas métricas de vaidade mas também métricas que impactam positivamente nas vendas. Essa forma de Marketing também é conhecida como Inbound Marketing.

Uma das formas de gerar vendas com o Marketing Digital é gerando leads, potenciais interessados nos produtos e serviços da empresa, que deixam suas informações de contato. Você já deve ter ouvido que a busca do Google é uma das melhores e mais baratas formas de gerar leads.

+ [EBOOK] Como gerar leads com o Google Adwords

Mas e nas redes sociais, como fazer as pessoas converterem nos materiais ricos criados pela sua empresa? Ou então utilizar essas mesmas redes para fazer sua persona avançar na jornada de compra?

Fiz um passo a passo dando algumas dicas para as principais redes sociais. Confere:

No Facebook

O Facebook dispensa apresentações. Sua empresa certamente já tem uma página lá. O desafio, claro, é gerar resultados que vão além de curtidas e comentários.

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Na fanpage

Algumas boas práticas na própria fanpage ajudam a gerar leads qualificados:

Botões de chamada

Existe uma função nas fanpages que são os botões de chamada para ação. No desktop, eles ficam na lateral direita e no celular, do lado esquerdo. Você pode escolher aquele que seja mais adequado para seu tipo de produto ou serviço. Na burnell, por exemplo, usamos a opção “Cadastre-se”, que fica dentro de “Entrar em contato”.

Cada uma das modalidades abaixo apresentam outras opções. Você pode optar por levar as pessoas para sua loja virtual, para uma página de cadastro, para um bot do Messenger e até mesmo para baixar um jogo ou aplicativo.

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Lembrando que a opção “Enviar mensagem” do Messenger é ativada por padrão nas fanpages, ficando assim:

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Opções de postagem

Outra forma muito simples de gerar mais leads na sua fanpage é através dos posts! Na hora de criar um post, você pode escolher algum tipo de ação que deseja que seu fã tome.

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São elas:

  • Criar uma oferta
  • Obter cadastramentos
  • Receber ligações telefônicas
  • Receber mensagens

Com cada uma dessas você pode gerar novos contatos, seja através de email, telefone e até uma visita à loja física.

Esses posts são bem semelhantes aos posts tradicionais, com a diferença de que o Facebook adiciona um botão à sua postagem. É importante caprichar na imagem e no texto para gerar o máximo de engajamento.

Formatos de anúncios

Facebook Leads Ads

É um formato relativamente novo e ainda pouco explorado. A premissa é básica: gerar uma conversão sem que o usuário saia da rede. Os dados dele já vêm previamente preenchidos, facilitando a conversão.

Existem algumas desvantagens também: não é possível editar o formulário depois de pronto, o design do anúncio ainda é limitado e a opção de criar campos personalizados não são muitas.

É especialmente útil para quem não dispõe de uma página otimizada para conversão, chamadas de landing pages. Também pode ser usado para conversões que não demandam muito pensamento da parte do usuário. Por exemplo: baixar materiais ou solicitar um contato.

+ Confira um passo a passo para criar uma campanha de geração de cadastros

Remarketing

Que tal impactar novamente aquela pessoa que já visitou seu site mas não converteu? Essa é a lógica do Remarketing (ou Retargeting). Através de uma tag inserida no seu site (que o Facebook chama de Pixel), a rede rastreia o usuário e você pode alcançá-lo novamente através de um dos formatos de anúncios disponíveis.

O Remarketing é muito usados em e-commerces, mas não se limita a quem vende online. Você pode impactar de novo quem não baixou um determinado material, ou quem visitou uma página de orçamento mas não preencheu o formulário, entre outras infinitas opções.

Outra forma de fazer Remarketing é subindo uma lista de emails no Gerenciador de anúncios e depois criando campanhas para essas pessoas. Essa forma é muito útil para quem já tem um mailing mas não tem muitos fãs, ou então para quem deseja oferecer um conteúdo relacionado ao já consumido por essas pessoas. Dessa forma, você gera uma nova conversão.

No Instagram

No perfil

O passo mais essencial é adicionar um link para seu site ou para alguma página de conversão na bio.

Ainda no perfil, é possível adicionar seu telefone, o e-mail e o endereço da empresa. Todas essas são formas indiretas de gerar leads. Se o seu perfil não está atualizado, atualize agora mesmo!

No Stories

Para perfis comerciais com mais de 10 mil seguidores, existe a possibilidade criar um link para a postagem dentro do Stories, clicando no ícone de corrente.

Formatos de anúncios

Assim como no Facebook, é possível fazer anúncios no Instagram para gerar conversões. Inclusive, você pode criar campanhas integradas entre as duas redes, já que o gerenciador é o mesmo. Na mesma campanha, você cria anúncios para as duas redes, com o mesmo objetivo.

O formato de Leads Ads também está disponível no Instagram. Porém, tome cuidado com o tamanho da imagem do anúncio. Enquanto no Facebook o tamanho recomendado é 1200×628, no Instagram é 1080×1080. O tamanho retangular também funciona no Instagram, mas dessa forma você não aproveita todo o espaço da tela.

No LinkedIn

O LinkedIn é muito indicado para profissionais e empresas. Excelente rede social para negócios B2B. Uma pesquisa do próprio LinkedIn aponta que quase 2/3 dos leads B2B gerados nas redes sociais são gerados a partir do LinkedIn. Impressionante, não?

A rede oferece diversos formatos de anúncios, mas vou citar o mais interessante que tem justamente a função de gerar leads.

Lead Gen Forms

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Bem semelhante aos Leads Ads do Facebook, você pode usar os dados do perfil de quem preencher. A grande vantagem é que o LinkedIn preenche automaticamente os dados que você desejar, como escolaridade, empresa, cargo, entre outros dados disponíveis.

Isso garante um cadastro muito rico para o seu lead – diferente do Facebook, por exemplo.

O processo de criação é bem semelhante ao Facebook. Primeiro você deve criar um formulário para a captura e em seguida a campanha.

+ Confira o passo para criar sua campanha de Lead Gen

No YouTube

Você sabia que o YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo, através apenas do próprio Google? Isso significa que há um grande potencial para marcas ganharem visibilidade e, por que não, gerarem leads com vídeos.

Pode ser um buscador, você deve ficar atento às palavras-chaves no título – principalmente! – e na descrição do vídeo. Utilize os termos que são buscados pelo seu público.

Depois de ter o vídeo em mãos e feito o upload no Facebook, é hora de pensar na geração de leads:

Crie um card: os cards podem ser usados para as seguintes ações:

  • Vídeo ou playlist
  • Canal
  • Pesquisa
  • Vincular

A última opção é a que permite criar um link para o seu site. Dessa forma, você pode redirecionar o espectador para uma página de cadastro.

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Após escolher a opção Vincular, você deverá escolher o site para o qual deseja direcionar e então aparecerá a seguinte tela:

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Crie uma landing page: você também pode criar um landing page com formulário de cadastro e, após o cadastro, embedar seu vídeo. Dessa forma, você garante uma conversão. Você ainda pode divulgar um trecho desse vídeo nas redes sociais e linkar para sua landing page.

Mas lembre-se de ocultar esse vídeo da sua playlist do YouTube, caso opte por esse formato!

Dica extra: use esse mesmo vídeo no Facebook. Mas ao invés de linkar para o YouTube, faça o upload direto na rede social. Isso porque o Facebook diminuiu o alcance de links externos. O outro motivo é que a própria rede tem dado mais destaque para os vídeos.

No Pinterest

Sim, o Pinterest! Com mais de 100 milhões de usuários no mundo – não há dados oficiais para o Brasil – a rede social serve como inspiração para pessoas que procuram desde roupas a decoração, passando por beleza e turismo. Existem dezenas de categorias e certamente uma delas se encaixa com sua marca.

+ Pinterest: por que e como usá-lo em sua estratégia de Marketing Digital

Como gerar leads, então? Cada vez que você subir uma imagem, coloque um link para uma landing page – ou, se você tiver um e-commerce, coloque um link para a página do produto.

Assim, a pessoa que se interessar por aquele produto ou serviço, poderá saber mais informações e até fazer uma compra!

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