Quem nunca usou a busca do Google para procurar um médico, um restaurante, uma loja, uma academia, entre outros? O Google faz parte da vida de praticamente todo internauta por ser extremamente fácil de usar e trazer respostas precisas em poucos segundos.

Além de ser muito útil em nossas vidas, o Google também é útil nos negócios. Já falei aqui sobre o que é e como funciona o Google Adwords, a plataforma de anúncios do Google. Hoje vou falar sobre como essa a ferramenta para gerar leads, ou seja, contatos que podem se transformar em clientes.

A geração de leads é uma das principais atividades do Inbound Marketing, pois, a partir do momento que uma pessoa demonstra interesse no produto ou serviço de uma empresa, ela se torna um potencial cliente. A partir daí, podemos nos relacionar com ela através de e-mail marketing e remarketing no próprio Google e nas redes sociais.

Não raro, um lead que vem do Adwords se transforma em cliente, sem precisar ser nutrido com outros conteúdos. Isso acontece pois quando alguém faz uma busca no Google, ela já está interessada em determinado produto/serviço. A partir daí, a venda se torna muito mais fácil.

Se por um lado qualquer pessoa ou empresa possa anunciar no Google, por outro uma campanha feita sem planejamento e que não esteja alinhada com os objetivos de marketing do anunciante, pode fazer com que o investimento seja jogado pelo ralo. Pensando nisso, elaboramos um ebook completo para que você possa começar a anunciar hoje mesmo! Você poderá baixá-lo ao final desse post.

Resumidamente, são 7 passos para criar uma campanha bem-sucedida no Google Adwords:

1. Pesquisa

Fazer um brainstorming com as palavras-chave relacionadas ao seu negócio é o primeiro passo. É preciso pensar de que forma outras pessoas procurariam pelo seu negócio.

2. Definição da estratégia

O que será anunciado? Quais páginas e conteúdos? Qual é a meta a ser atingida e qual período? E também: qual será a métrica de sucesso da campanha? Todas essas perguntas devem ser respondidas nessa etapa.

3. Palavras-chave

Agora é a hora de pegar a lista de palavras-chave elaborada no passo 1 e descobrir se elas têm volume de busca no Google. Além disso, é importante selecionar palavras que estejam alinhadas com a oferta definida no passo 2.

4. Experiência do usuário

É importante pensar na trajetória do usuário até chegar no seu site. De nada adianta boas palavras-chave se a experiência ao chegar na landing page (página de destino) é ruim.

5. Otimização da campanha

Restringir as palavras-chave, negativando-as, é um passo importante para evitar cliques desnecessários. Além disso, usar as extensões de anúncios do Adwords também ajuda a aumentar a taxa de cliques.

6. Acompanhamento das conversões

Após definido que será anunciado e qual será a métrica de sucesso, é importante configurar as conversões dentro do Adwords, seja um download, uma ligação ou preenchimento de formulário.

7. Publicação da campanha

Com tudo isso feito, é hora de publicar e acompanhar os resultados!

Quer aprender a criar campanhas que geram leads no Adwords? Baixe o ebook gratuito abaixo!

cta-geracao-leads-adwords-post-blog
Posts relacionados