Você deve estar se perguntando, como gerar leads pode impactar no seu negócio?

Pois bem, nesse post vamos explicar tudo sobre e dar 5 passos de como gerar leads para fazer seu negócio crescer! Primeiro, vamos às definições:

O que são leads?

Leads nada mais são do que contatos.

São possíveis clientes que deixam informações relevantes, como e-mail ou telefone em troca de alguma informação, conteúdo ou oferta que sua empresa oferece.

Os leads (contatos ou possíveis clientes) querem conteúdos que façam a diferença na vida deles e da empresa em que estão administrando.

Por que gerar leads?

Muitas empresas querem fazer sua estratégia de marketing digital mas não sabem como ou por onde começar. Ainda não têm o conhecimento necessário ou equipe para investirem em estratégias que gerem resultados.

Para começar, devemos ter em mente que um parte muito importante de uma estratégia de Inbound Marketing (ou marketing digital de resultados) é a geração de leads!

Sem isso, dificilmente conseguiremos construir um relacionamento com nossos possíveis clientes e gerar resultados com através do digital.

É a partir da geração de leads que vamos conseguir apresentar nossa marca, nossos valores, nossas soluções para que esses possíveis clientes se tornem de fato, clientes.

Entendendo a importância de gerar leads

Para organizar melhor o pensamento podemos criar a seguinte linha de raciocínio: partimos do princípio que todos têm um site (que é o mínimo para começar uma estratégia de Inbound Marketing).

O motivo de se ter um site, é que ele será um local onde as pessoas interessadas em seus serviços ou produtos terão acesso a todas as informações da sua empresa! Das pessoas que trabalham lá, do seu propósito, detalhamento de serviços/produtos, contatos, posicionamento da marca, etc.

O site é a porta de entrada para que o visitante compre ou saia com mais informações sobre sua marca.

Partindo daí, podemos criar uma estratégia de atração de visitas para o seu site, através de canais específicos e conteúdos atrativos.

Mas e aí, para que servem as visitas?

Para que gerar tráfego no seu site?

Se você não tiver uma estratégia de captação de leads, de nada adianta! Afinal, sem essa estratégia, eles nunca deixarão de serem apenas visitas, certo? E dificilmente se tornarão clientes de fato.

Então, para que eles se transformem em clientes, eles precisam passar pelo estágio de conversão, ou seja, precisam se tornar possíveis clientes, precisam se tornar leads.

De uma forma resumida: o visitante que está na sua página, precisa deixar o e-mail ou telefone para que você possa entrar em contato com ele novamente e construir um relacionamento até o momento da venda.

Isso é geração de leads! 🙂

Ok, e o que isso significa para a empresa?

Se a pessoa que está na sua página se converte em um lead, é porque ela está interessada no que você tem a oferecer.

E se ela está interessada, faça com que isso seja recíproco, aproveite para criar autoridade e se tornar referência  para essa pessoa.

Com os devidos contatos, você consegue montar uma base de leads (basicamente uma base de contatos, com e-mail) e consegue evoluir na sua estratégia de marketing digital.

Isso vai fazer com que o cliente avance na jornada de compra e chegue no momento de decisão.

Tá bom, mas e COMO gerar leads?

Pense bem: por que você deixaria o seu e-mail para uma empresa? Geralmente pessoas deixam seus contatos em páginas de conversão em troca de algo exclusivo, relevante. Seja em troca de uma oferta, em troca de aprendizado, descontos, etc.

E como você vai fazer isso? Vamos ao passo a passo abaixo:

1. Desenhe suas personas

O primeiro passo de como gerar leads, como já falamos diversas vezes aqui para toda estratégia de Inbound Marketing é: desenhe suas personas!

Personas são grupos de amostras do seu público-alvo.

+ Veja nosso post sobre personas

Assim você consegue dividir, segmentar o comportamento do público que você quer atingir e fica mais fácil entender o que cada um está precisando.

Afinal, ninguém quer ser chato e intrusivo com pessoas que não estão nem aí para a solução que você tem a oferecer, certo? Queremos aqueles que possivelmente terão interesse nos seus produtos ou serviços.

No desenho das personas, você precisa entender, além do básico (idade, gênero, localidade), qual é o comportamento de compra do seu consumidor.

Como ele costuma comprar, o que ele está precisado, quais os principais desafios e dores.

Isso serve para que você saiba como falar com seu público e o como a sua empresa pode solucionar aquela dor que ele tem.

2. Produza conteúdo

Depois de definir suas personas, desenhe a jornada de compra de cada uma e construa uma pauta de conteúdo com assuntos que se baseiam no que seu possível cliente está passando.

Mantenha também uma frequência! Há diversas formas de você produzir conteúdo.

Mas lembre-se: você deve produzir esses conteúdos com base nas características, dores e desafios do seu público. Deve tentar solucionar a dor, sem ser invasivo, chato ou irrelevante.

Além disso, deve ter uma linguagem adequada com o comportamento do público que você quer atingir.

Alguns materiais que você pode produzir: e-books, webinars, white papers, posts em blog e redes sociais, vídeos no youtube, infográficos, enquetes, etc.

Todos esses conteúdos vão ajudar a gerar leads. Você pode pegar alguns exemplos desses materiais no próprio site da burnell.

O mais importante é: gere conteúdos interessantes, crie autoridade e seja referência para sua persona.

Antes de oferecer seu produto ou serviço, atraia e conquiste o público para sua empresa, com informações que ajudem o seu cliente no dia a dia dele.

Pense primeiro na dor do seu cliente e não em vender o produto logo de cara.

3. Estratégia de divulgação

Agora é hora de pensar: onde e como vou divulgar meus conteúdos?

Uma parte muito importante da estratégia de como gerar leads é saber em quais canais o seu público está e tornar a conversão mais fácil.

Para cada material rico produzido (e-book, webinar, infográfico, white paper, enquete) tenha uma página de conversão, uma landing page para que a pessoa possa deixar seus contatos em troca do conteúdo que vai receber.

Outras formas de como gerar leads com os conteúdos produzidos, são formulários e pop ups, que podem ser inseridos no seu próprio site.

Ex. pop up:

Ex. formulário:

4. Canais

O blog é uma das ferramentas mais eficazes para geração de visitas e leads!

Crie posts com uma certa frequência e utilize formulários nesses posts, CTAs, divulgue nas redes sociais e no seu próprio perfil.

Procure grupos de interesse para divulgar esses conteúdos também. Trabalhe com técnicas de SEO para otimizar seu posicionamento em canais de busca. E sempre lembrando que: o conteúdo deve ser focado na dor do lead e em como você pode ajudar ele a resolver isso.

Hoje em dia sabemos que grande parte dos brasileiros acessa o Facebook e Instagram diversas vezes por dia.

+ Como gerar leads com redes sociais

Portanto, são 2 redes sociais que praticamente todas as empresas devem estar presentes. Uma rede que vem crescendo muito é o Linkedin que também pode ser usado para construção de nome e marca.

Se você está no começo e ainda não tem lead gerado para divulgar seu conteúdo por e-mail por exemplo, invista em mídia paga, como Google Adwords, Facebook Ads e Linkedin Ads.

5. Construa relacionamento

Seguindo todas ou algumas dessas estratégias de como gerar leads, você certamente irá começar a construir uma base sólida de contatos que estão realmente interessados na solução que a sua empresa pode dar a eles.

Comece com estratégias de e-mail marketing, continue se relacionando e criando engajamento nas redes sociais, mantenha a frequência de posts, construa fluxos de e-mails para cada material criado, avance na sua estratégia!

Afinal, de que adianta gerar leads se você não conseguir fazer com que ele avance na jornada de compra?

Ficou com dúvidas? Tem mais alguma sugestão para acrescentar?

Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente!

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