Compor uma equipe de marketing nem sempre é uma tarefa fácil.

É comum vermos empresas pequenas sem ninguém na área de marketing e médias e grandes empresas com apenas 1 ou 2 funcionários voltados a essa área. O que consideramos muito pouco, perto de todo o trabalho que um profissional de marketing deve ter.

A grande dificuldade, muitas vezes, é entender o trabalho de um profissional de marketing e também de contratar as pessoas certas.

Porém, feito isso, uma equipe de marketing só tende a agregar para o crescimento da empresa, já que eles que estarão de olho nos números da organização, nas vendas, métricas e ações que precisam ser feitas.

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O que uma equipe de marketing faz?

Muita gente pensa que marketing é só design ou propaganda. A verdade é que o marketing está muito além disso e ter uma equipe de marketing especialmente selecionada, faz com que sua empresa se profissionalize visualmente e estrategicamente.

Uma equipe de marketing vai:

  • Planejar suas ações de acordo com os objetivos da empresa;
  • Pesquisar público-alvo, segmentar e encontrar maneiras de conquistá-lo;
  • Pesquisar e ficar de olho no mercado e na concorrência;
  • Desenvolver estratégias e táticas para melhorar as vendas;
  • Fazer relatório de desempenho e mensurar ações;
  • Integração da Comunicação – interna e externa;
  • Posicionamento e gestão de marca.

Entre outras atividades, a principal função de uma equipe de marketing é conseguir com que a empresa atinja as metas e objetivos. Claro que nem tudo depende da sua equipe de marketing, mas com certeza ela é um braço direito dos objetivos que você quer alcançar.

Enquanto muitos de seus concorrentes, em momentos de crise, pensam em dispensar uma equipe de marketing, é isso que vai fazer toda a diferença na hora de sair na frente e não parar no tempo. A equipe de marketing vai te ajudar a encontrar um diferencial e maneiras diferentes de sair de um momento ruim, por exemplo.

Como compor uma equipe de marketing ideal?

O segredo de todo time dos sonhos está no recrutamento.

E levando em consideração que uma equipe de marketing pode ser dividida em grupos dentro de uma empresa, dependendo da necessidade e objetivos de cada uma (exemplo: relacionamento, análise de dados, planejamento, design, etc.), devemos entender que cada um terá uma importância diferente e responsabilidades diferentes também.

Há aqueles profissionais de marketing que são mais analíticos, especialistas e conseguem entender melhor os números e métricas. E há aqueles que são mais comunicativos, planejadores e conseguem enxergar melhor o “todo”.

Eu diria uma equipe de marketing ideal seria uma equipe com qualidades complementares!

Passos para compor sua equipe de marketing ideal:

1. Escolha pessoas antenadas

Por mais que a sua equipe tenha qualidades complementares, elas precisam estar atentas às novidades, ferramentas, conceitos e principalmente, a mudança de comportamento do consumidor.

Profissionais de qualquer área do marketing devem ser antenados e atualizados. Devem ficar um passo a frente do mercado sempre. Gostar de mudança, trabalhar em equipe e gostar de inovação também são requisitos importantes.

2. Treine sua equipe de marketing

A maioria das empresas acredita que isso é desnecessário e acaba não treinando a equipe de maneira correta, principalmente na área de marketing. Um bom treinamento faz com que a equipe seja mais alinhada com os processos da empresa, não fique “perdida” e economiza tempo e outros recursos da sua organização.

O alinhamento entre marketing e vendas também é importante, visto que um depende do outro para que os objetivos da empresa sejam alcançados com mais facilidade.

3. Segmente sua equipe de marketing e atribua funções que elas consigam cumprir

Se possível distribua sua equipe de marketing de acordo com os pontos fortes de cada pessoa que trabalha na empresa. A segmentação pode variar de empresa para empresa. Você pode segmentar por planejamento, análise de dados, Inbound Marketing, Customer Success, etc.

Com as funções bem desenhadas e cada um trabalhando com o que gosta e com aquilo que faz bem, o trabalho fica mais natural e sua equipe de marketing mais harmonizada.

4. Não deixe sua equipe de marketing sobrecarregada

Muitas vezes ouvimos reclamações de profissionais de marketing que são colocados como “salvadores da pátria” dentro de uma organização. E como eu disse lá em cima, não adianta você compor uma equipe de marketing com uma ou duas pessoas só (claro que dependendo do tamanho da empresa, isso até é possível, mas não vai fazer nenhum milagre).

Se você não tiver como contratar uma equipe de marketing logo de cara, o mais sensato é contratar um agência para realizar as estratégias e ações. E, mesmo que você tenha uma equipe de marketing já, nada impede que você também tenha uma agência, com funções diferentes mas que complementem o trabalho dentro da empresa

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O ideal é você entender as funções desses profissionais e desenhar as funções e processos junto com eles.

5. Escolha profissionais com os mesmos valores da sua empresa

Uma equipe de marketing precisa estar, acima de tudo, alinhada com os valores da empresa.

Na verdade, não apenas a equipe de marketing, como todos os profissionais que trabalham em uma organização, precisam se reconhecer e se identificar com os valores dentro da empresa. Isso torna todos muito mais felizes e mais produtivos.

6. Crie um processo seletivo detalhado e faça testes

Ter um processo seletivo bem desenhado pode ser a chave de boas contratações. Ajuda você a definir se aquele candidato sabe mesmo o que vai fazer na sua empresa e como ele pode ajudar no crescimento dela.

Alguns testes que podem ser feitos antes de você escolher: peça para o candidato escrever um post para blog, pergunte definições de conceitos do marketing, o que ele pensa sobre o consumidor atual, como está o mercado do seu segmento, etc.

7. Tenha objetivos claros e concretos

Para alinhar a equipe de marketing e fazer com que eles te ajudem a alcançar os objetivos pretendidos, tenha-os descritos e concretos, mostre-os para a equipe e não planeje ou mude nada sem antes consultar essa equipe de marketing, afinal, eles estão ali para te ajudar no crescimento e no planejamento.

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