Por que usar o Facebook na sua estratégia de Marketing Digital?

2 bilhões de usuários, sendo 117 milhões no Brasil. É o que mostra uma pesquisa recente sobre o Facebook. Isso significa que são 2 bilhões de pessoas conectadas na rede todos os meses.

Números expressivamente importantes para levar em consideração na hora de construir uma estratégia de Marketing Digital, concorda?

O Facebook tem se tornado um espaço para entretenimento, divulgação de notícias, relacionamento, interação, etc. E, pelo que podemos ver, quase todos os públicos estão na rede, compartilhando, reagindo, comentando.

A presença da sua marca no Facebook significa que ela será percebida por milhares de pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço.

Então, porque sua marca deveria ficar de fora, não é? Porém, alguns cuidados devem ser tomados antes de começar sua estratégia.

Cuidados antes de começar a usar o Facebook para sua empresa

Desde a criação da página até o momento de divulgação, tudo deve ser bem planejado para que você fale a mesma língua do seu público e segmente seus anúncios de forma correta.

Lembre-se que a página da sua empresa no Facebook é uma porta de entrada, um canal para comunicar-se e relacionar-se com seu público. Mas se fizer isso de forma equivocada, corre o risco de perder relevância, ficar “mal na foto” e até mesmo perder clientes.

O Facebook é uma rede social e, assim como todas as redes sociais, as informações são disseminadas muito rapidamente, tanto para o bem, quanto (ou principalmente) para o mal.

Como começar sua estratégia no Facebook?

1.Crie sua página empresarial com identidade

É importante você criar uma página e não um perfil para sua empresa, por alguns motivos:

  • barreiras legais: para perfil e página são diferentes e, se você criar um perfil para sua empresa pode estar infringindo algum termo
  • limite de conexões: também são diferentes para página e perfil, o perfil permite que você tenha até 5 mil conexões, já a página você leva em consideração as “curtidas” e são ilimitadas;
  • customização: só a página permite customização de páginas, com informações da empresa;
  • análise de dados: a página oferece uma análise de dados que o perfil não oferece.

Sabendo o porquê, crie sua página com a identidade visual da empresa. É legal manter a imagem de perfil todo tempo, isso gera uma memorização maior da marca. Porém, se precisar trocar não tem problema, desde que não seja constante.

Para a imagem de capa, use algo que represente sua marca e que não fuja da identidade visual também. A capa é mais livre para troca, mas também é importante manter por mais tempo. Você pode trocar conforme a campanha, promoção, evento ou qualquer outro produto ou serviço que precise divulgar, sazonalmente.

2. Preencha o perfil de forma completa e sem repetições de informações

O Facebook permite que você coloque informações da sua empresa, descreva o que ela entrega, faz, etc. Sua missão e visão também podem ser incluídas na página!

Apenas tome cuidado para que as informações não fiquem repetidas. O espaço reservado para você contar “sobre” a sua empresa, não é a “missão”. As informações devem ser objetivas, conectadas e precisas.

Aproveite o espaço para deixar seu público curioso para conhecer mais, curtir e engajar-se com sua fan page.

3. Crie botões de call to action

As “chamadas para ação” são botões como “comprar”, “pedir um orçamento”, etc., que têm o objetivo de fazer com que quem visite a sua fan page faça alguma coisa, tome uma atitude para interagir mais com seu site, com sua marca e empresa.

São diversas opções que o Facebook oferece e você pode escolher qual o melhor: comprar, assistir vídeo, pedir orçamento, enviar e-mail, etc.

4. Segmente seu público

Depois de criar sua página cuidadosamente e de forma estratégica, crie suas personas.

Saiba com quem você está falando. Seu público está no Facebook, mas o que ele está consumindo? Quem são? Jovens? Adultos? Qual a idade? O que estão precisando?

Segmentar seu público é uma estratégia para todas as ações de Marketing Digital, pois você precisa conquistar o seu público! E, se você não falar ou produzir conteúdos que tenham relevância pra ele, por que ele deveria continuar te seguindo?

Ofereça conteúdos de relevância!

Lembrando que o Facebook não é apenas para você divulgar sua marca, mas também atrair seu público e se tornar autoridade do segmento da sua empresa.

5. Escolha sua linguagem de marca e tom de voz

A forma como você vai falar com seu público também é importante. O Facebook permite que você tenha uma linguagem mais divertida, descontraída, mas se sua empresa leva uma identidade um pouco mais séria, tome cuidado com o tanto de descontração que você terá.

A definição de tom de voz (sério, leve, divertido, pacífico, etc.) tem que ser escolhida conforme as características do seu público e da sua empresa. Os dois devem estar alinhados e devem estar presentes nos textos e conteúdos que você divulgará.

6. Crie uma estratégia de divulgação

Tenha uma frequência de divulgação de posts. Crie sua pauta de conteúdo e tente seguir os horários que o seu público está mais presente. Algumas ferramentas como mlabs, dão sugestões de horários, mas você também pode pesquisar, na internet, o horário em que a maioria frequenta a rede social.

7. Anuncie

Invista em Facebook Ads! Os anúncios no Facebook, ajudam a atrair uma audiência qualificada por um custo acessível. Isso porque o Facebook permite uma segmentação de quem vai ver esse anúncio e qualificar a mensagem disseminada.

O Facebook Ads tem três níveis: Campanhas, Conjunto de anúncios e Anúncios. Essas divisões possibilitam focar melhor os anúncios para cada grupo específico, ter um controle maior sobre orçamento e cronograma, e analisar os resultados com mais facilidade.

Mas muito cuidado na hora de segmentar seu público e escolher as informações que estarão no anúncio. Isso deve ser feito por alguém especializado dentro, ou fora da sua empresa.

Conclusão

Podemos ver que o Facebook é uma importante ferramenta dentro do Marketing Digital, mas deve ser usada com muita inteligência e estratégia. É uma rede com bilhões de usuários e devemos ter cuidado com as informações que postamos em nossa página. Isso inclui formato de publicação, qualidade da imagem, texto, linguagem, público e identidade da empresa!

Se quiser saber mais, baixe nosso e-book, gratuitamente e aprenda detalhadamente como usar o Facebook na sua estratégia de Marketing Digital!

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