Não importa se você está começando agora uma estratégia de Marketing Digital ou se sua estratégia já está em andamento. Contar com uma gama de ferramentas ajuda e muito a tornar a operação mais ágil e os resultados, maiores.

Selecionei aqui algumas ferramentas de Marketing Digital que já usamos em algum momento ou que estamos usando atualmente, tanto na burnell quanto para nossos clientes.

Redes sociais

Redes sociais são um dos pilares de qualquer estratégia de Marketing Digital. uma boa ferramenta não só ajuda a organizar as postagens como também gera relatórios para que você saiba se sua estratégia está dando certo.

Hootsuite: uma das mais famosas ferramentas de gestão de redes sociais, trabalha com todas as principais redes e permite gerar relatórios.

Buffer: a versão gratuita permite utilizar uma conta para cada rede social e agendar até 10 posts por vez. É uma das únicas que possui integração com o Google+. Outra vantagem é que ela possui uma função que agenda o post para o melhor horário, de acordo com análise própria.

Social Mention: quer saber o que estão falando sobre sua marca ou sobre um determinado assunto. Essa é a ferramenta! Você pode, inclusive, criar alertas.

Conteúdo

Conteúdo é uma das principais bases do Marketing Digital. Algumas ferramentas facilitam e muito o trabalho de pesquisa e produção de conteúdos.

BuzzSumo: descubra quais são os conteúdos mais compartilhados nas principais redes sociais. Essa é uma boa forma de ter ideias para seus próprios conteúdos.

Máquina de Títulos: precisa de ideias para títulos dos seus posts? Basta inserir três termos e a ferramenta te dá opções.

Google Trends: descubra quais são os assuntos do momento no buscador mais poderoso do mundo. O Google Trends é um bom termômetro de tendências e pode fornecer insights significativos.

KW Finder: precisa ideias de palavras-chave para usar em um post ou mesmo em um anúncio? A KW Finder ajuda muito!

Design

Para quem não tem familiaridade com programas de edição de imagens, existem algumas ferramentas online e intuitivas que podem ajudar. Não substitui um designer mas salva em diversos momentos.

Canva: com o Canva você pode criar diversos tipos de imagens gratuitamente, desde posts para Facebook até ebooks e infográficos.

Adobe Spark: com uma proposta parecida com a do Canva, o Spark permite até criar pequenos vídeos.

Freepik: banco de imagens gratuito com milhares de fotos e vetores. Para usar as fotos sem dar os créditos, é cobrada uma assinatura de 10 dólares por mês, valor muito abaixo de qualquer outro banco disponível.

Email marketing

Como já falei aqui, email marketing deve fazer parte de qualquer estratégia de Marketing Digital – não importa o ramo da sua empresa. Se você ainda não faz as ferramentas abaixo podem ajudar. E se já faz, elas podem melhorar sua estratégia.

MailChimp: uma das ferramentas de envio de email marketing mais famosas do mundo. A versão gratuita permite até 2000 contatos e 12000 envios por mês. Também inclui: automação de marketing, formulários para captura de emails, criador de campanhas, relatórios, entre outros.

Hello Bar: uma ferramenta simples mas eficiente. Basta instalar um código no seu site para começar a capturar os emails das pessoas – desde que elas se inscrevam, claro.

Mail Tester: com essa ferramenta, você verifica a pontuação do seu email marketing e descobre no que pode melhorá-lo.

Sender Score: quer saber como anda a reputação do seu domínio de envio de email? Essa é a ferramenta certa!

Vendas

De nada adianta todo o esforço de Marketing se isso não se torna em vendas. Com essas ferramentas você pode ser mais produtivo e sua estratégia, vencedora.

Mailtrack e Bananatag: você envia um email com uma proposta mas não sabe o que acontece depois da mensagem ter sido enviada. A proposta dessas duas ferramentas é justamente rastrear a mensagem e saber se ela foi aberta e clicada. Na burnell usamos o Bananatag, já que ele não insere nenhum link na mensagem, ao contrário do Mailtrack.

Agendor: é comum uma empresa se perder no meio de tantas propostas enviadas e pessoas atendidas. Para acabar com a desorganização, uma boa ferramenta de CRM é essencial. Com ela, você sabe com quantas pessoas falou, quantas propostas foram enviadas, qual sua taxa de fechamento e também quanto de negócios (R$) você tem parado esperando aprovação.

Tarefas e Organização

Manter a organização é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia. Por isso, inclui essas ferramentas na lista.

Asana: gestor tarefas simples e eficiente. É o que usamos na burnell atualmente.

Trello: um dos mais eficientes gestores de projetos que conheço, o Trello possui uma série de funcionalidades que facilitam a vida. Mesmo que você não tenha uma equipe, pode usá-lo para se organizar. Uma vantagem: você pode utilizar “quadros” criados por outras pessoas – e existem quadros para tudo o que você imaginar!

Evernote: com o Evernote você pode criar listas, lembretes, fazer anotações importantes, capturar artigos online, integrar com seu Google Calendar para registrar o que foi conversado em uma reunião… A lista de possibilidades é infinita! Foi com o Evernote que fizemos nossa primeira versão do Plano de negócios da burnell.

Outros

Website Grader: você sabe se seu site é bom o suficiente? O Website Grader analisa a performance, a otimização do site para dispositivos móveis e também para buscadores e, por fim, a segurança. No final, dá uma nota e explica o que pode ser melhorado.

Google Data Studio: é a ferramenta do Google para criação de relatórios integrados com o Analytics, o Adwords e outras ferramentas. Ainda está em fase beta mas dá pra criar bastante coisa. Também possui modelos de relatórios que ajudam muito.

Tem alguma ferramenta que você usa na sua empresa e que não está na lista? Conte nos comentários!

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