Ultimamente temos ouvido bastante de empresas que querem manter seus clientes fieis ao invés de garantir um novo. Isso porque já há dados que comprovam que pode ser até 6x mais caro conquistar um novo cliente do que reter o cliente que já está na sua empresa.

Essa estimativa nos leva a uma tendência de mercado, que é a fidelização de clientes ao invés da conquista de novos. Claro que os novos clientes não devem ser deixados totalmente de lado, mas sim, devemos focar mais em clientes que sejam defensores da nossa marca.

Uma rápida pesquisa feita pela empresa neoassist com outros sites mostra alguns dados interessantes de por que a fidelização de clientes está em alta:

  • Como falamos acima, pode ser de 6 a 7 vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter um cliente na sua empresa;
  • A probabilidade de vender para um cliente existente é 14 vezes mais alta que para um novo, ou seja, a chance de recompra é muito maior;
  • Se temos consumidores satisfeitos e felizes, significa que 73% deles vão recomendar uma marca para amigos e conhecidos e 46% dizem que vão confiar;

Esses dados nos levam a outro ponto importantíssimo no processo de fidelização de clientes: o atendimento. Vivemos em um tempo que o cliente é rei! E, sem dúvidas é a melhor forma de conquistar e deixar seus consumidores felizes, ainda mais aqui no Brasil em que temos um grande déficit de qualidade relacionado ao atendimento ao cliente. Em pleno ano de 2017, isso ainda é bem ruim aqui no nosso país e, se você sua empresa saírem na frente, mais chances de o consumidor se tornar fiel!

Outros dados da ClienteSA bem relevantes mostram que: “no Brasil, 42% dos compradores afirmam que esperam obter tratamento diferenciado/preferencial dos vendedores e 52% esperam obter algum tipo de privilégio ou benefício. Eles procuram um relacionamento de longo prazo, onde as necessidades individuais possam ser obtidas não só no presente, mas também no futuro.” Além do que, um cliente fiel pode aumentar de 50% a 70% o faturamento da empresa.

Uma metodologia que pode ajudar e muito nesse processo é o Inbound Marketing, já que é focado em conquistar clientes, atrair, converter, relacionar, vender e fidelizar. O Inbound trabalha com vários canais de relacionamento e se baseia em conteúdos que fazem parte da vida do consumidor, atraindo-os para sua empresa. Depois que o cliente é conquistado, o Inbound trabalha muito para se relacionar com esse consumidor e torná-lo além de defensor da sua marca, uma comprador fiel.

A sua empresa já está por dentro disso tudo? Fique atento, a primeira impressão, o atendimento, é o que fica! Se precisar de mais dicas na hora da fidelizar seus clientes, nós damos todas as dicas aqui neste post da burnell! Ou entre em contato com a gente para marcarmos uma conversa e ver como o Inbound Marketing pode te ajudar a crescer 🙂

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