Que a ferramenta de pesquisa do Google é indispensável em nossas vidas ninguém tem dúvidas! O que muitos empresários não sabem é que o Google oferece uma plataforma completa de anúncios no seu buscador e também fora dele.

O que é o Google Adwords

Essa plataforma é o Google Adwords, que gerencia os anúncios dentro dos diversos serviços do buscador – entre eles: a própria busca, o Youtube, o Gmail e os sites parceiros.

Nos resultados de uma busca, podem aparecer os links patrocinados (destacado em vermelho) e depois os orgânicos. O Google permite até 4 resultados no topo e mais 4 ao final da página – o que, em geral, não acontece simultaneamente.

Como funciona o Google Adwords

Existem diversas formas de anunciar no Google. A forma mais básica e muito utilizada são os links patrocinados, também chamado de Rede de Pesquisa, aqueles anúncios que aparecem quando fazemos uma busca. Você só paga quando alguém clica em seu anúncio e você pode escolher quanto quer pagar pelo clique

Ao definir uma palavra-chave que acionará seu anúncio, você também escolhe seu CPC (custo por clique), o Google faz um leilão a cada nova busca e define o posicionamento em que seu anúncio aparecerá.

Esse leilão é baseado na relevância do anúncio, na qualidade da página de destino e também pelo valor do seu lance. Você pode escolher quanto deseja gastar em um determinado período de tempo e também pode pausar suas campanhas quando desejar.

Quanto mais otimizado seu site aos olhos do Google, melhor a qualidade do seu anúncio e menor o valor que você pagará pelo clique! Por isso, ter um bom site é essencial. A dica mais valiosa aqui é: tenha um site que seja fácil de navegar com textos e imagens claras.

Para aqueles anúncios display (ou banner) que aparecem nos sites parceiros do Google, há ainda a opção de pagar um custo por mil impressões – o que pode ser bastante vantajoso caso sua estratégia seja de gerar conhecimento de marca.

Por que investir em Google Adwords?

Muita gente me questiona: por que eu deveria pagar para anunciar se meu site pode aparecer de graça nos resultados?

O primeiro ponto é que uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) leva tempo. Você não terá resultado da noite para o dia.

O segundo ponto é que no Adwords você pode escolher facilmente as palavras que deseja anunciar, criar públicos personalizados (por exemplo, pessoas que já visitaram seu site) e também anunciar nos milhares de sites parceiros do Google. Além disso, o resultado em Adwords é praticamente imediato. Você não precisa esperar meses e consegue mensurar seus resultados em tempo real.

Algumas dicas para ter sucesso em sua campanha

  • Escolha a página de destino: para ter sucesso em suas campanhas, é fundamentar ter uma página no seu site que corresponda exatamente ao que você está anunciando. Redirecionar o usuário para a home quase nunca funciona! Tenha em mente que as pessoas querem tudo à mão, sem precisar navegar ou dar muitos cliques.
  • Faça muitos testes: escreva diversas versões de anúncios para saber qual tem melhor performance. Teste é fundamental!
  • Acompanhamento constante: criar a campanha é só o primeiro passo! É necessário fazer otimizações e ajustes ao longo do caminho, para deixar suas campanhas ainda mais atrativas.

Conclusão

Anunciar no Google dá certo e o resultado é garantido! Qualquer empresa, de qualquer tamanho e verba podem se beneficiar. O importante é ter uma estratégia bem definida e acompanhamento constante dos resultados.