Inbound Marketing é sinônimo de resultados concretos em Marketing Digital. Ou seja, resultados que geram impacto nas vendas da empresa. Através da metodologia de atrair potenciais clientes, convertê-los em leads, educá-los sobre o produto ou serviço oferecidos pela empresa e, finalmente, fechar a venda, conseguimos ganhar escalabilidade e previsibilidade nos negócios.

Mas como fazer isso quando o negócio depende que a pessoa vá até o local para consumir o produto ou serviço? Empresas como restaurantes, lojas de roupas, salões de beleza e clínicas de estética, dependem fundamentalmente do fluxo de pessoas para gerar vendas.

Fiz, então, esse guia completo para ajudar sua empresa a começar:

Dicas para sua empresa se beneficiar do Inbound Marketing para Negócios Locais

1. Cadastre seu estabelecimento no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é o primeiro passo para que sua empresa apareça na pesquisa do Google. Se você tem um salão de beleza, por exemplo, e alguém buscar pelas palavras-chave relacionadas ao seu negócio, sua empresa pode aparecer tanto na busca quanto no Google Maps.

Se possível, insira fotos da sua empresa pois, de acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.

Como cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio:

  1. Acesse o Google Meu Negócio;
  2. Preencha o formulário, inserindo as informações da sua empresa;
  3. Na próxima tela, confirme que você é o responsável pela empresa e que aceita os termos de uso;
  4. Coloque seu número de celular para que o Google possa fazer a verificação do novo local;
  5. Por último, digite o código enviado e confirme seu novo local.

Se você quiser aprender mais sobre a ferramenta, assista o vídeo abaixo:

2. Tenha um site preparado para mobile

Alguns dados ajudam a entender o poder do mobile para negócios – todos de pesquisas do Google:

  • 87% dos usuários de mobile acessam primeiro o buscador quando precisar de informações;
  • 50% das buscas de categorias de varejo no Google já ocorrem no mobile;
  • 70% dos usuários de smartphones que realizaram compras em lojas, usou o aparelho para procurar mais informações sobre o produto;
  • Hoje há 50% mais probabilidade de um consumidor planejar comprar algo que viu no mobile do que há um ano;
  •  71% dos consumidores que utilizam seus smartphones para pesquisa na loja dizem que o dispositivo se tornou uma parte importante da experiência de compra.

Ou seja, o smartphone está mais do que nunca presente na vida das pessoas, inclusive para compras em lojas físicas. Ter um site preparado para mobile, que carrega rapidamente e se adapta a diferentes tamanhos de tela, torna a experiência do consumidor muito melhor e o ajuda a encontrar mais facilmente a informação de que precisa.

+ Por que sua empresa deve ter um site

3. Disponibilize cupons de desconto para quem se cadastrar

Disponibilizar cupons de desconto ou bônus é uma forma de captar emails para se relacionar com seu público e ainda mensurar os resultados de uma ação.

Você pode fazer uma ação segmentada para Facebook, por exemplo, e mensurar os resultados de quem se tornou cliente através dessa ação. É possível, inclusive, usar o formato de anúncio de geração de leads para capturar os dados da pessoa e, posteriormente, enviar o cupom para o email dela.

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Exemplo de ação do Outback

+ Sazonalidade nas vendas: como o Inbound Marketing pode ajudar

4. Gere tráfego para a loja investindo em Mídia Paga

Tanto Facebook como Google permitem comprar mídia para gerar tráfego para sua loja física. Inclusive, é possível rastrear as conversões realizadas na loja mas que originaram dos anúncios do Facebook ou Google

Vou explicar como fazer isso:

No Facebook

Rastreando suas conversões offline
  1. Para criar um novo conjunto de conversões, acesse o Gerenciador de negócios e clique em Criar conjunto de eventos offline;
  2. Insira um nome e uma descrição e depois clique em Criar;
  3. Selecione as contas de anúncios que você deseja atribuir seu conjunto de eventos;
  4. Depois selecione as pessoas ou parceiros que estão autorizados a gerenciar seu conjunto.
  5. Pronto, está criado!
Como criar um anúncio para gerar visitas

a. Na sua fanpage, do lado direito, clique no botão “Promover”:

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b. Depois, selecione a opção “Promova seu negócio localmente”:

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c. Escolha o raio que você deseja atingir a partir do seu endereço:

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d. Escolha seu público:

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e. Por fim, crie seu anúncio com título, texto e imagem e escolha seu orçamento.

No Google

Rastreando suas conversões offline

O Google possui alguns critérios para quem deseja fazer o rastreamento:

  • Você ativou a codificação automática. Isso permite que você importe as conversões off-line.
  • Você pode fazer alterações de código em todas as suas páginas da Web. Com isso, é possível capturar o parâmetro GCLID anexado ao URL no qual as pessoas clicam a partir de um dos seus anúncios.
  • Você pode armazenar cada GCLID juntamente com as informações dos respectivos clientes em potencial coletadas no seu website. Convém fazer isso no seu sistema de acompanhamento de leads, por exemplo.
  • Seu ciclo do clique até a conversão tem menos de 90 dias. As conversões cujo upload for feito mais de 90 dias depois do último clique associado não serão importadas pelo Google AdWords. Sendo assim, não serão exibidas nas suas estatísticas de conversão.

Portanto, se algum dos critérios acima não se aplica a você, não é possível fazer esse rastreamento. Para fazer a configuração, consulte esse artigo. Convém contar com a ajuda de um especialista para fazê-la.

Como criar um anúncio para gerar visitas ao estabelecimento

O Google Adwords não possui um tipo de campanha específico para gerar visitas. Você deve escolher “Apenas Rede de Pesquisa” e depois “Todos os recursos”, conforme a imagem abaixo:

google-adwords-rede-de-pesquisa

Depois, segmente sua campanha por região:

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Uma dica importante aqui é pensar se você deve ou não exibir seus anúncios para pessoas que não estão fisicamente na sua localização (“Segmentar”). Selecionando a segunda opção, “Pessoas em minha região de segmentação”, seu anúncio só será exibido para essas pessoas. Portanto, pessoas que não estão fisicamente mas que têm interesse por essa região não verão o anúncio.

Se seu objetivo é gerar tráfego para sua loja, talvez seja interessante exibir seu anúncio somente para essa segmentação. O mais importante é testar e descobrir o que funciona melhor.

Depois, escolha as extensões de anúncio:

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Quanto mais extensões você selecionar, melhor será o Índice de Qualidade do seu anúncio. Mas nesse caso é importante que você selecione pelo menos a de local e a de chamada, para que a pessoa possa ligar caso tenha alguma dúvida.

Por fim, crie um agendamento para seus anúncios de acordo com o horário de atendimento:

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Depois de feitas essas configurações, crie seus anúncios normalmente, destacando os benefícios do seu negócio – como um desconto, um brinde, uma promoção, uma marca exclusiva, entre outros!

Você também pode criar anúncios diferentes para diferentes horários do dia. No caso de um restaurante, por exemplo, com o cardápio do almoço e do jantar.

Conclusão

Como vimos, é possível utilizar o Inbound Marketing para gerar tráfego para sua loja e, não somente isso, gerar leads para se relacionar com eles depois.

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