Certamente um dos maiores desafios das academias é atrair clientes e fidelizá-los ao longo do ano, já que nos meses frios a prática de atividade física cai muito.

Além disso, somente 4% da população brasileira faz alguma atividade física regular, segundo dados da Global IHRSA Report. Um número bastante desanimador mas que também mostra um grande mercado a ser explorado.

Outro dado que mostra o desafio das academias é que o Brasil é o segundo país em número de academias no mundo e o quarto em alunos. Com tantas academias e tão poucos alunos, como se diferenciar?

O novo processo de decisão de compra

Mesmo nesse cenário, a maior das vendas nas academias depende da disposição da pessoa em ir até lá ou então ligar para se matricular. Ou seja, a academia em si não participa do processo de compra. Só que infelizmente nem todo mundo tem o senso de urgência em se matricular.

Você sabia que 56% da decisão de compra do consumidor já foi tomada antes dele entrar em contato com a sua empresa? Todo esse processo é percorrido basicamente online, através de ferramentas de busca como o Google, redes sociais como Facebook e Youtube e até mesmo blogs.

Se sua empresa não está nesses canais, ela simplesmente não existe para essas pessoas. E como já vimos, é importante que sua empresa tenha uma participação ativa no processo de compra dos potenciais alunos – não só pela alta concorrência mas também pela inércia do brasileiro em relação a atividade física.

Com o Inbound Marketing, trabalhamos as quatro etapas do processo de compra, conforme a imagem abaixo:

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Em cada uma das etapas, utilizamos as ferramentas do Marketing Digital atrair novos leads e guiá-los pelo processo de compra. Sua empresa não está mais passiva diante da jornada do consumidor, mas trabalha ativamente em cada etapa para estar onde o potencial cliente está.

Inbound Marketing para academias: o que é e como fazer?

O Inbound Marketing pode ser definido como uma metodologia para atrair potenciais clientes, conquistar sua confiança e estabelecer um relacionamento, direcionando o cliente para o momento da compra e fidelizando-o. Ou seja, trabalhamos o consumidor em toda sua jornada.

Além disso, o Inbound Marketing é 47% mais barato na hora de obter leads para sua empresa e o ROI (Retorno sobre investimento) produzido é de até 275% – ou seja, quase 3x o valor investido.

Como aplicar o Inbound Marketing para academias? Como começar a gerar resultados consistentes e previsíveis?
De maneira prática, precisamos trabalhar em quatro frentes, utilizando o funil de vendas:

1. Atrair visitantes: através de canais como a busca do Google e redes sociais como Facebook e Instagram, atrair visitantes que tenham afinidade com o seu negócio. Seja comprando palavras-chave como “academia de ginástica” ou segmentando seus anúncios para quem tem interesse em atividade física.

Ter um blog também é recomendado, que esses conteúdos são indexados pelo Google, aumentando suas chances de aparecer.

2. Gerar leads: leads são pessoas que deixaram seus contatos em troca de algum material – pode ser um e-book, um webinar, uma planilha de treinos ou até mesmo aquela pessoa que demonstrou interesse em conhecer os planos da sua academia.

3. Gerar oportunidades de vendas: depois de gerar leads, é importante nutri-los através de conteúdos nas redes sociais e o e-mail marketing. Nem todo mundo está pronto para comprar e a nutrição garante que o lead avance na jornada de compra que mostrei acima.

Estudos mostram que empresas que investem em nutrição de leads geram 50% mais vendas, gastando até 33% menos verba. Você garante que seus vendedores recebam apenas pessoas que estão prontas para comprar, reduzindo os custos.

4. Vender: depois de nutrir seus leads e fazê-los avançar na jornada de compra, é hora de vender!
Existe ainda uma quinta etapa que é a Retenção. Como reter seus novos e antigos alunos? Será que o Inbound Marketing pode ajudar nisso?

Retendo alunos

Sim, o Inbound Marketing também pode ajudar na retenção e fidelização. É muito comum, após uma empresa adquirir um novo cliente, não se preocupar com sua satisfação. Esse problema nas academias se acentua pois muitas vezes o aluno não se sente acompanhado pelo professor e acaba desistindo.

Além de treinar sua equipe para um melhor atendimento, é importante que haja outras formas de acompanhar o novo aluno para que ele não desista. E você pode fazer isso de maneira automatizada.

Através da Automação de Marketing, sua empresa pode segmentar sua base de leads entre ex-clientes, novos clientes, clientes antigos e potenciais clientes. Também é possível segmentar através das modalidades praticadas por ele. Ou seja, quem pratica musculação pode receber conteúdos só sobre esse assunto.

Com o e-mail dessas pessoas em mãos, é possível não só trabalhar e-mail marketing mas também anúncios nas redes sociais. Dessa forma, você garante que quem verá a mensagem está, de fato, interessado naquilo.

Outra coisa que é possível de ser feita é falar com aquele aluno que não aparece na academia há um tempo. A maior parte dos estabelecimentos não faz isso e certamente é um grande diferencial para que a pessoa se sinta importante.

+ Fidelização de clientes: por que é melhor reter do que conquistar novos?

Conclusão

Como exemplifiquei nesse post, é possível sua academia driblar a sazonalidade, reter e fidelizar alunos o ano todo. Através do Inbound Marketing, é possível ter previsibilidade nas vendas, não dependendo apenas daquelas pessoas que estão no momento da compra, mas estando presente em toda a jornada.

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