Usar a metodologia Inbound Marketing para arquitetos é uma ótima opção para conseguir clientes para sua empresa, de forma natural e com menos esforços.

No início, é normal que a maior parte dos seus projetos venham de indicações. Mas essa não pode ser a sua única opção de conseguir clientes, não é mesmo?

Por mais que você participe de eventos, use todo o seu Networking e faça novos contatos, ter outras técnicas e outros investimentos são tão importantes quanto. Até porque, uma hora as indicações diminuem se você não tiver um investimento contínuo em outros canais.

Mas o que é Inbound Marketing para arquitetos?

Vamos primeiro a uma definição do que é o Inbound Marketing: jé uma metodologia digital usada para atrair potenciais clientes de forma natural, sem ser intromissivo.

O Inbound Marketing surgiu por uma mudança de comportamento do consumidor.

Pesquisas confirmam que 96% dos processos de compra começam com uma ferramenta de busca, como o Google por exemplo.

Pense em como você costuma fazer uma compra hoje: geralmente começa com pesquisas, certo? Pelo Google por exemplo.

E quando você começa suas pesquisas, já começa sua jornada de compra: primeiro você pesquisa, muitas vezes lê alguns conteúdos sobre aquele produto/serviço, compara preços e só quando decide pela compra você entra em contato com a empresa.

Em todo esse processo você provavelmente foi impactado com ações de Inbound Marketing. Com um pop-up no site das empresas, pelo próprio site, com marketing de conteúdo, e-mail marketing, mídias sociais, etc.

+ E-book: O que é Inbound Marketing?

E com o seu público-alvo não é diferente. Ele primeiro vai pesquisar o que precisa (por exemplo “quero construir uma casa”), vai encontrar conteúdos sobre o tema e vai escolher uma empresa a partir da credibilidade e confiança que ela passa ,através dos meios digitais.

Por isso o Inbound Marketing para arquitetos, serviços B2B, B2C ou para qualquer empresa que precise vender, faz todo sentido hoje em dia.

Lembre-se: se você não está presente na internet, você provavelmente não existe para o seu público!

Quais os benefícios do Inbound Marketing para arquitetos?

O Inbound Marketing é até 62% mais barato que o Marketing Tradicional (eventos, anúncios em revista e jornais, por exemplo). E o custo de aquisição de clientes é 3x menor!

O Inbound Marketing para arquitetos ajuda na definição e segmentação de público, é um marketing nada intromissivo – só fala com quem realmente quer ouvir, ajuda a sua empresa a se tornar uma marca amiga do consumidor e fideliza seu público, atraindo cada vez mais clientes.

Sabendo dos conceitos e benefícios das estratégias de Inbound Marketing para arquitetos, você já deve estar convencido de que precisa agir o quanto antes, certo?

Vou mostrar pra você como começar com suas ações de Inbound!

Dicas de Inbound Marketing para arquitetos:

1. Tudo gira em torno do seu público

Uma estratégia de Inbound Marketing para arquitetos ou para qualquer outra empresa não pode começar sem a construção de personas!

É a partir dessa primeira ação que você começa a segmentar público e construir autoridade para ele. Para começar a construção de personas, você pode baixar essa planilha gratuita que usamos aqui na burnell.

Nela você encontra algumas perguntas gerais que vai precisar detalhar sobre seu público-alvo. Você pode adaptar conforme seu segmento de mercado. 

O principal objetivo aqui é você saber os principais desafios que seu público-alvo enfrenta no dia a dia dele e como você pode ajudá-lo a superar esses desafios.

Quais as principais dores, objetivos pessoais e profissionais, dos quais a sua empresa de arquitetura pode ajudá-los.

Por exemplo, se ele tem o sonho de construir uma casa, como sua empresa de arquitetura pode gerar valor pra ele? Como você pode, de fato, ajudá-lo a iniciar um projeto? Através de conteúdos relevantes, você consegue conquistá-lo para sua empresa.

2. Tenha um plano

O planejamento de Inbound Marketing para arquitetos também é essencial!

Você precisa entender quais os objetivos que a sua empresa quer alcançar com o Inbound Marketing, como ela está hoje e como vai fazer para alcançar esses objetivos.

É vender mais projetos? Ter mais clientes? Gerar mais leads? Aumentar o ticket médio?

Definir esses objetivos é fundamental para que você saiba onde precisa investir, quanto, em quais canais precisa estar, etc.

Claro que esse planejamento precisa estar de acordo com missão, visão e valores da empresa, afinal, a estratégia de Inbound é um braço para você conseguir alcançar aquilo que almeja!

3. Crie seus canais

Tenha um site, um blog, redes sociais e participe ativamente, esteja presente onde seu público está!

É importante lembrar que todos esses canais têm funções diferentes para o seu negócio e é preciso estar atento para cada um deles:

Site

Ter um site hoje em dia significa ser profissional. Se você acredita que as redes sociais podem substituir um site, não se engane! Ter um site é imprescindível para passar credibilidade e segurança para o seu consumidor.

E também tem uma função bem diferente comparado às redes sociais. O site informa sobre os serviços da empresa, traz conteúdo completo, currículo e experiência, posicionamento, missão e valores da empresa.

Redes Sociais

As redes sociais são canais para relacionamento e geram métricas de vaidade, ou seja, curtidas, comentários, compartilhamentos.

Então é interessante ter uma estratégia bem definida para essas redes, para que não fique apenas na vaidade e você consiga tornar seus fãs em clientes.

Para arquitetos é importante estar presente no Pinterest, Instagram que são redes mais visuais e permitem mostrar mais fotos e vídeos e o LinkedIn que é um canal mais voltado para negócios.

Aqui abaixo temos um infográfico que mostra quais os objetivos de cada rede, melhores horários, entre outras informações interessantes:

Blog

Muita gente ainda questiona o poder do blog, mas é uma ferramenta que traz muitas visitas para o seu site e ajuda na construção de autoridade.

Empresas que possuem blog geram 3,7x mais visitantes quando comparados as que não possuem!

Mantenha sempre uma frequência de postagens.

+ 7 dicas para um bom conteúdo no seu blog

4. Use o Marketing de Conteúdo aliado ao SEO

Dando os primeiros passos para construir sua estratégia de Inbound Marketing, você precisa se aprofundar em Marketing de Conteúdo e técnicas de SEO, que são técnicas de otimização para buscadores, como o Google, e ajudam o seu site a ter um posicionamento melhor em buscas orgânicas, ou seja, não pagas.

Como fazer isso? Através de pesquisa de palavras-chave, produção de conteúdo, link building, linkagem interna, etc.

Enfim, são mais de 200 fatores que são levados em consideração ao ranquear um site nos resultados de busca do Google. Aqui está a lista completa pra você!

Aqui abaixo também, vou deixar algumas ferramentas para que você possa fazer um levantamento de palavras-chave com maior volume de buscas dentro do mercado da empresa e assim, escrever conteúdos mais relevantes:

Nunca pare de investir!

Sabendo de todas essas dicas, você já pode começar sua estratégia de Inbound Marketing para arquitetos e tornar-se uma referência para seu público.

Claro que existem mais técnicas pra você ter atingir mais resultados em menos tempo, como e-mail marketing, materiais ricos, páginas de conversão, LinkedIn ads, Facbook ads, Google Adwords, entre outras estratégias que você também pode contratar para não ficar tão sobrecarregado.

É importante lembrar de manter uma frequência e nunca parar de investir para que você não perca espaço e tudo o que você construa não seja em vão.

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