O Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários no mundo e está entre os apps mais baixados nos últimos anos em smartphones. O Brasil está entre os 5 países que mais usam a rede social, a qual possui um engajamento até 15 vezes maior que no Facebook.

As imagens e vídeos são o grande sucesso do Instagram, que permite a marcação de amigos nas fotos, a edição de imagens (filtros, molduras, etc.), a inclusão de legendas, envio de mensagens, curtidas, comentários e muita interatividade.

Além disso, o Instagram também permite a criação de hashtags, que são formas de categorizar seu conteúdo de acordo algumas palavras-chaves.

Cada hashtag é transformada em um hyperlink que vai direcionar as pessoas interessadas, que fizeram algum tipo de pesquisa com aquela palavra, até o seu conteúdo postado.

Há algum tempo o Instagram já deixou de ser apenas um rede para seguir seus amigos e hoje também é usado para seguir suas marcas e personalidades favoritas.

Tornou-se uma ponte de contato entre o público e a empresa, além de permitir a humanização da marca, gerar engajamento, reconhecimento e relacionamento entre empresa e consumidor.

O público do Instagram está bem equilibrado entre o sexo masculino (51%) e feminino (49%) e a grande maioria dos usuários (41%) possui uma faixa etária de 16 a 24 anos.

Dicas para usar o Instagram na sua estratégia de marketing

Podemos partir do princípio de que imagem é tudo! Quem quer construir marca e se relacionar com o público de maneira eficaz no Instagram, precisa estar atento as imagens que publica e principalmente à qualidade destas imagens.

A plataforma tem um apelo bastante visual, mas antes de sair publicando suas fotos no perfil da empresa, é preciso entender qual é o perfil do seu público, qual o estilo de vida, hábitos e costumes destes usuários. Onde eles estão? O que gostam de ver/fazer? Que lugares frequentam?

Entendida essa parte, a construção de conteúdo para essa rede já fica mais fácil.

O segundo passo é entender que o Instagram é uma rede onde o inusitado, o bonito, o bem produzido e espontâneo é o que mais chama a atenção. Claro que, tudo dentro do posicionamento da empresa e do perfil de público.

Você pode ver alguns exemplos no Instagram da burnell, por exemplo, onde procuramos publicar imagens e legendas que façam sentido para o público que está em busca de marketing digital.

Descobrir o horário de pico que o seu público mais frequenta a rede também é importante. Vai fazer com que seu engajamento seja maior e suas publicações mais vistas.

Dados de mercado apontam que o pico em dias de semana está entre 17h e 18h e nos fins de semana entre 13h e 18h. Mas esses dados variam bastante conforme cada segmento de mercado. Um restaurante por exemplo pode ter seu horário de pico antes das 11h da manhã.

1. Planeje seu conteúdo com antecedência

Planejar seus conteúdos é um dos principais fatores de sucesso. Contar com a sorte nunca dá certo. Portanto, crie uma pauta para seu Instagram e coloque lá todos os conteúdos que serão postados. Planeje com pelo menos uma semana de antecedência.

Recomenda-se uma postagem por dia no feed. Claro que você pode postar mais, se o conteúdo for relevante para seu público. Só tome cuidado para não ficar chato.

No Stories, não há um limite de posts. Novamente, é importante que o conteúdo seja pertinente para o público.

Variar nas postagens também fundamental. Mostre seus produtos e serviços de forma criativa, usando os próprios recursos da plataforma como os filtros.

2. Utilize os recursos de forma inteligente

Hashtags: use com moderação

Colocar diversas hashtags em uma mesma foto, por exemplo, não deixa sua mensagem mais atraente e pode inclusive, ficar distante do público. De acordo com o próprio Instagram, o ideal para cada imagem é ter entre uma e três hashtags, sendo cinco um limite aceitável.

Essas hashtags também devem estar contextualizadas de acordo com a publicação (se você está lançando uma campanha por exemplo é interessante criar uma hashtag com o nome desta campanha).

Isso ajuda a empresa a ser referência no segmento e aumenta a interatividade entre os usuários e a marca de forma natural.

Filtros: quanto mais natural, melhor

Diversos estudos já apontaram que fotos naturais, sem os tais filtros do Instagram, performam melhor. Claro que você pode editar suas fotos antes de publicá-las – inclusive existem diversos aplicativos que fazem isso, como o VSCO e o Snapseed.

As fotos precisam transmitir verdade. Seja honesto com seu público.

Inclua informações de contato

Inclua site, telefone e endereço no perfil do Instagram. Não deixe essas informações em branco. Se alguém precisar entrar em contato com você, ela terá ali todos os dados.

Outro ponto importante é manter os comentários abertos, tanto no feed quanto no Stories. Isso nos leva a mais uma dica.

3. Faça testes

Testar diferentes abordagens é essencial para atingir o sucesso. Dificilmente você atingirá o melhor resultado nas primeiras publicações.

Variar os conteúdos entre fotos, vídeos e gifs não só ajudam a aumentar o engajamento como também ajuda a entender que tipo de conteúdo gera maior resposta das pessoas.

4. Nunca deixe ninguém sem resposta

Por último, porém não menos importante: SEMPRE responda seus seguidores de uma forma rápida e simpática (o ideal é responder em menos de 30min).

Seguindo estes simples passos, sua empresa tem tudo para construir um bom relacionamento com o seu cliente e aumentar as chances de fazer novos negócios futuramente.

5. Frequência de publicação

Esse é uma das maiores dúvidas de quem começa a postar: quantas vezes eu devo atualizar meu perfil?

Não existe uma resposta certa, vai depender do seu segmento e também da sua capacidade de produzir conteúdo relevante. Aliás, essa é a dica mais importante: poste aquilo que será realmente útil para o seu público. Fazer um mapeamento das personas ajuda muito nisso.

Um estudo da Social Bakers mostrou que, quanto mais se posta, mais interações sua marca recebe. Porém, não ficou claro quantas vezes postar.

Dito isso, uma boa frequência de postagem no Instagram (feed) é de uma vez por dia, ao menos em dias úteis.

Se isso for muito para você, comece publicando três vezes por semana e aumente conforme sua capacidade de produzir conteúdo.

Já no Stories você pode postar mais vezes, tomando o cuidado de não ser impertinente. Varie os conteúdos entre enquetes, vídeos, gifs, transmissões ao vivo etc. Use e abuse da criatividade!

Por fim, a regra geral é: um bom conteúdo é sempre bem visto!

6. Posts que mais geram engajamento

Segundo uma pesquisa da plataforma Quintly, com mais de 44 mil perfis e 9 milhões de postagens, os vídeos geram 21% mais engajamento, porém representam apenas 16% dos posts. As imagens dominam com 72%.

Outro dado interessante é que posts com até 50 caracteres geram mais engajamento, enquanto que a maior parte (31%) dos posts contém mais texto (300 caracteres).

Utilizar hashtags também não ajuda no engajamento. O ideal é mantê-las entre 1 e 3 por post e, se possível, usar no comentário da foto. Dessa forma, você mantém a legenda visualmente mais fácil de ler.

E os emojis? Eles ainda são pouco utilizados, de acordo com essa análise, mas comprovadamente trazem maior engajamento. Entre 1 e 3 é um bom número por post.

Por fim, os dias com mais interação no Instagram são o sábado e o domingo, apresentando até 22% mais interações!

Instagram para empresas

Devido ao grande crescimento de perfis comerciais dentro da plataforma, o Instagram criou alguns recursos especiais para esse público, como o perfil comercial, onde a pessoa pode contatar sua empresa clicando no botão “contato” ou através de um hiperlink que você pode disponibilizar no seu perfil.

Criou também algumas métricas que podem mensurar não só número de curtidas, comentários e visualizações (chamadas métricas de vaidade), mas também o número de impressões (total de vezes que suas publicações foram vistas), alcance (número de contas que visualizaram), conversões (cliques no site) etc.

Os anúncios no aplicativo também foram incluídos e podem ser utilizados de uma forma que convide seus usuários a interagirem com as suas publicações (incluindo CTAs ou calls to action, que são botões que levam o usuário a tomar alguma ação).

Porém, todos esses recursos ainda são novos no Brasil e estão tomando forma agora. Se você se interessou e quiser saber mais sobre as novas funções do Instagram para empresas, pode ler mais na própria página da plataforma.

Como converter sua conta para uma conta comercial – ou criar uma do zero

Convertendo a conta

Se você já possui uma conta pessoal e deseja desfrutar de todos os benefícios da conta comercial, é muito simples fazer a migração.

Ao abrir o Instagram, clique no avatar no canto inferior direito, depois nas três linha no canto superior direito e, em seguida, na roda dentada, conforme a imagem abaixo:

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Depois clique em “Mudar para contar comercial”.

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Ao clicar em mudar, você deverá escolher a categoria que sua empresa melhor se encaixa (acima) e depois confirmar as informações de contato (abaixo).

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Feito isso, basta confirmar e sua conta estará convertida.

Criando uma conta comercial do zero

Se você ainda não possui uma conta no Instagram ou deseja criar uma do zero, eis o passo a passo:

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Ao clicar na foto do avatar, clique nas três linhas no canto superior direito e depois na roda dentada, no canto inferior direito. Em seguida, clique em “Cadastrar-se para uma conta comercial”.

Então, é só seguir o passo a passo conforme mostrado acima.

Instagram Stories

A função Stories do Instagram foi literalmente copiada do Snapchat. Para quem já estava familiarizado com o Snapchat, foi fácil se adaptar.

Atualmente, o Stories possui 400 milhões de usuários no mundo, sendo que o Instagram em si possui 1 bilhão (dados de junho/2018). O ideal é que sua empresa use os dois formatos (feed e Stories), porém, o feed ainda tem maior importância.

Para quem deseja começar uma estratégia no Stories ou mesmo otimizá-la, aqui vai algumas dicas:

O que postar

a. Bastidores: que tal mostrar como é sua empresa nos bastidores? As pessoas gostam de saber que existem pessoas de verdade trabalhando por elas.

b. Influencers: outra estratégia interessante é usar esse formato para dar espaço para algum influencer que seja relevante na sua área de atuação. Tornou-se muito comum o formato de takeover, onde uma pessoa assume o perfil de uma empresa.

c. Lives: o Stories permite fazer transmissões ao vivo no formato vertical. Se você já fez algum tipo de transmissão, então não terá segredo. O importante ter uma pauta bem definida, iluminação e cenário adequados e alguém que tenha facilidade de falar no improviso.

d. Vídeos e gifs: use e abuse dos vídeos e gifs no Stories. O próprio Instagram oferece centenas de gifs que você pode usar para incrementar suas imagens estáticas.

Se você não possui muitos recursos para fazer um vídeo, experimente algumas ferramentas online gratuitas com o Adobe Spark.

Para editar seus vídeos no próprio smartphone, tente ferramentas como o FilmoraGo (para Android) ou Quik (para iOS).

e. Promova seu conteúdo do blog: para perfis verificados ou com mais de 10 mil seguidores, é possível colocar link nos posts do Stories.

Mesmo quem não possui esse recurso pode promover o conteúdo, colocando o link na bio.

Dica extra: tamanho do post – use 1080x1920px, no formato PNG. Dessa forma, você aproveita toda a tela. Não se esqueça que na parte de baixo da imagem deve haver uma marge pois é ali que fica o campo para que a pessoa possa responder.

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