Se antes o desafio de qualquer empresa era ter um site e estar nas redes sociais, hoje é preciso ainda mais. Além de uma estratégia eficaz e do planejamento adequado de ações digitais, é preciso dedicar parte do orçamento para investimento em Marketing Digital.

Quer conquistar novos clientes e consolidar a sua marca no mercado? Depois de iniciar uma estratégia de Marketing Digital é hora de tirar a mão do bolso e impulsionar seus esforços. Preparei este post para explicar, de modo descomplicado, por que investir e como fazer isso da melhor forma possível. Fique por dentro!

Por que investir em Marketing Digital?

O acesso à internet passou a fazer parte da vida do consumidor. E, com isso, as oportunidades de vendas e de relacionamento com o cliente alcançam proporções nunca antes vistas. A má notícia é que, assim como crescem as possibilidades para o seu negócio estourar, aumenta a concorrência. Por isso, a importância de investir em ações digitais.

Posso arriscar convencer você com apenas um argumento? Lá vai: fazer investimento em Marketing Digital é a forma mais rápida de ficar visível para o seu público-alvo. O que quero dizer com isso é que existem empresas que não investem, estão invisíveis e, ainda assim, esperam resultados surpreendentes.

Claro que existem estratégias orgânicas (em que você não vai gastar nada além de tempo e estudo) para promover sua marca, mas não funcionam do dia para a noite. Então, se você quer resultado rápido: faça um investimento naquela ação digital que é importante para o contexto atual do seu negócio.

Confira outros benefícios de fazer um investimento em Marketing Digital

Gere autoridade e torne-se referência

O Marketing Digital conta com diversas técnicas e estratégias para que sua empresa atinja os objetivos planejados. Uma delas é pensar que o seu público quer resolver problemas e não apenas comprar um serviço ou produto sem ter algum motivo específico pra isso.

O Marketing de Conteúdo, uma das estratégias do Marketing Digital, faz com sua empresa torne-se uma amiga do consumidor, trazendo mais autoridade para o seu negócio. Você se torna uma referência no segmento, conquista seu público e fideliza-o!

Otimize tempo e recursos

Outro benefício que o Marketing Digital traz é a otimização de tempo e recursos, com a segmentação de público e a construção de buyer personas.

Você não vai anunciar para todo mundo ou para a “massa” e sim para um público específico, que realmente quer comprar de você. Essa segmentação é feita através de análise, experiência do usuário e do próprio vendedor, dados de compra e perguntas detalhadas sobre o perfil do seu público.

Transforme dados em ações

Fazer um investimento em Marketing Digital significa que você terá dados para comprovar suas ações, fazer melhorias no que precisa e continuar com o que está dando certo.

Pode analisar dados de abertura e clique de e-mails, visitas no seu site, conversões, vendas, etc. Os dados tornam-se grandes aliados na era digital, pois otimizam seus esforços nas ações, que ficam mais certeiras e objetivas.

Invista sabendo do retorno

O Marketing deixou de ser um tiro no escuro há muito tempo. Hoje ele é um investimento certeiro onde você consegue visualizar e saber inclusive do Retorno Sobre o Investimento antes mesmo de começar a investir.

A taxa de retorno média sobre o investimento em Marketing Digital é de 275%!

Gaste menos

Os benefícios de fazer um investimento em Marketing Digital são muitos, mas quem sabe esse seja o principal para empresários: ele custa 62% mais barato que o Marketing tradicional.

Ou seja, você economiza tempo, recursos, conquista seu público e consegue mensurar todas as suas ações, gastando menos!

É preciso ter muito dinheiro para fazer um investimento em Marketing Digital?

A resposta é: não. Mas, quanto maior for a sua empresa maior deverá ser o investimento a ser realizado em ações digitais. Por isso, as pequenas e médias empresas conseguem perceber mais rapidamente as vantagens de contar com esse tipo de investimento. Mesmo com pouco dinheiro conseguem resultados expressivos.

Além disso, existem investimentos em mídias online onde a cobrança só vem depois dos resultados. Alguns exemplos são o Custo por Clique (CPC), Custo por Mil Visualizações (CPM) ou Custo por Aquisição (CPA). Nesses casos você só paga quando alguém clicar no seu anúncio, visualizar ou fizer uma compra.

Como investir em Marketing Digital

Para investir em Marketing Digital sem perder tempo e dinheiro é preciso foco na estratégia. Quanto mais segmentado for seu público-alvo, menos desperdícios sua empresa vai ter.

Separei algumas dicas para ajudar você a investir em um projeto digital de forma correta. Vamos a elas?

1. Tenha em mente o seu objetivo

Qual é o objetivo que deseja alcançar com o seu investimento em Marketing Digital? O investimento deve estar estrategicamente voltado aos objetivos da sua empresa.

2. Estruture um planejamento de Marketing Digital

O planejamento vai nortear todas as ações, período em que serão realizadas e ainda estimar os custos envolvidos em cada investimento. Para facilitar, divida suas ações em curto, médio e longo prazo.  

Veja exemplos abaixo para entender melhor:

a) Objetivos de curto prazo, como a geração de tráfego para o site ou conversão de leads, podem ser cumpridos com investimento em mídia paga. Isto é, impulsionamento de posts no Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads. A escolha do canal digital depende do que vai oferecer e do seu segmento de mercado.

b) No médio prazo podem ser vistos objetivos como aparecer na primeira página do Google, por exemplo. Uma estratégia que depende de um trabalho eficiente de SEO (Search Engine Optimization ou apenas Otimização para Mecanismos de Busca), e-mail marketing, mídias sociais, landing pages, entre outros.  

c) Já no caso dos objetivos de longo prazo, como construir autoridade ou fidelizar o público, é indicado investir em estratégias de Inbound Marketing. Ou seja, contar com a ajuda de uma agência ou consultoria especializada em atrair as pessoas certas para o seu negócio.

3. Defina as métricas que serão avaliadas para saber se você está no caminho certo e melhore o que for necessário

Poder mensurar resultado em tempo real é um dos grandes diferenciais do Marketing Digital. A sua empresa pode acompanhar todos os passos dos seus clientes: desde o primeiro clique em um e-mail marketing até o fechamento de uma compra.

Então, é possível saber quantas pessoas visitaram o seu site, quantas compraram e qual foi o ROI (retorno sobre investimento) sem qualquer surpresa negativa. Isso também quer dizer que a cada clique você tem a possibilidade de definir estratégias para melhorar ainda mais.

Alguns exemplos de métricas de negócios que podem ser utilizadas são: CPC, leads x visitantes e taxa de conversão.

Na burnell, uma agência e consultoria de Marketing Digital focada em clientes B2B (business to business) e PMEs, só trabalhamos com métricas de negócios. Então, deixamos para trás aqueles indicadores da vaidade que pouco agregam estrategicamente como número de visitantes e de visualizações.

Vamos direto ao ponto! Quer entender melhor como a gente trabalha ou ficou com alguma dúvida sobre investimento em Marketing Digital? Entre em contato e solicite um diagnóstico!

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