Muita gente ainda não sabe, mas o LinkedIn é uma rede social poderosa para negócios. Aliás, a rede nasceu com esse propósito: conectar profissionais.

No Brasil, são 28 milhões de usuários – e 467 no mundo – o que dá uma dimensão do sucesso da rede por aqui. Outros dados que reforçam a importância do LinkedIn: 25% dos usuários adultos usam a rede; o consumo de conteúdos no LinkedIn aumentou 21% nos últimos dois anos.

Além disso, 79% dos profissionais no segmento B2B vêem o LinkedIn como uma fonte eficaz para gerar leads e 59% dos leads em redes sociais são gerados no LinkedIn.

Por ser muito mais focada que o Facebook e totalmente voltada para negócios, tem recebido cada vez mais atenção. Se sua venda é B2B, certamente o LinkedIn deve fazer parte da sua estratégia hoje.

Como funciona o LinkedIn

O funcionamento do LinkedIn é muito parecido com o do Facebook, tendo perfil pessoal, páginas (destinadas a empresas) e grupos. Nesse artigo, vou falar sobre perfil e página.

O perfil é o local onde uma pessoa interage com outras pessoas e páginas. Já as páginas são de uso exclusivo das empresas e para criá-las você deve ter um e-mail empresarial.

Utilizando o perfil do LinkedIn

Para que seja criada uma página, é necessário antes ter um perfil – assim como no Facebook. Qualquer pessoa pode criar, com qualquer e-mail.

Porém, apenas criar uma perfil não é suficiente. É preciso deixá-lo atraente para que outras pessoas – e empresas – o encontre. Isso inclui:

  • Foto profissional no perfil – nada de usar uma foto de um momento descontração;
  • Resumo do perfil;
  • Formações – incluindo cursos livres;
  • Experiências profissionais;
  • Depoimentos de colegas;
  • Trabalhos voluntários;
  • Línguas faladas.

Para saber mais, veja as dicas do LinkedIn para construir um perfil de sucesso.

Mesmo para empresas, é interessante ter um perfil de uma pessoa que trabalha lá otimizado e que possa falar pela empresa. Por que isso? Através do perfil, você se conecta com antigos colegas e possíveis prospects. É uma excelente ferramenta para fazer networking. Aquela pessoa que você conheceu em um evento ou numa reunião de negócios podem se tornar um cliente para sua empresa.

Construir autoridade no LinkedIn como profissional te faz sair na frente das demais pessoas – e consequentemente coloca sua empresa no topo.

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Utilizando a company page do LinkedIn

Para páginas (ou como o LinkedIn chama, company page), o funcionamento é parecido com o Facebook, mas com menos opções de conteúdos. Você pode, basicamente, utilizar textos e fotos nas suas atualizações.

É importante, ao criar sua página, colocar todas as informações sobre sua empresa, como descrição, telefone, site, e-mail, avatar e capa.

Showcase page

O LinkedIn também possibilita a criação de um showcase page. Elas são indicadas para empresas que possuem submarcas, como por exemplo a Microsoft: Office, Skype, Outlook, entre outros. As pessoas podem optar por seguir somente uma dessas páginas e receber atualizações específicas. Além disso, é possível patrocinar conteúdo para quem as segue.

É importante ressaltar que as showcase page devem ser atualizadas, assim como a company page. Portanto, é indicado ter uma estratégia de conteúdo para cada uma.

Anúncios no LinkedIn

Anunciar no LinkedIn é interessante porque ele suporta diversas segmentações muito específicas, o que permite falar com as pessoas certas para o seu negócio.

Você pode, por exemplo, anunciar somente para diretores de empresas, ou então por setor ou tamanho de uma empresa. Além disso, pode escolher o nome da empresa para qual deseja anunciar.

É possível patrocinar conteúdos dentro da rede – semelhante ao Facebook – ou levar as pessoas diretamente para o seu site.

Outro formato muito interessante são os InMail Patrocinados (ou “Sponsored InMail“). Com essa funcionalidade, você pode enviar uma mensagem diretamente na caixa de entrada de um conjunto de pessoas que você segmenta. Dessa forma, a conversa é muito mais pessoal e personalizada.

Conclusão

O LinkedIn tem diversas aplicações e funcionalidades para pessoas e negócios. Começar com um perfil otimizado e atualizado com frequência certamente faz a diferença. Como uma poderosa rede social de negócios, ela certamente vai ganhar cada vez mais espaço na estratégia de marketing digital das empresas.

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