Por que usar o Marketing Digital para cervejarias?

O Marketing Digital para cervejarias pode ser um grande aliado na sua estratégia de comunicação!

O Marketing Digital, surgiu pela mudança de comportamento dos consumidores, que agora começam e terminam suas compras pela internet.

Você sabia que 56% da decisão de compra do consumidor já foi tomada antes dele entrar em contato com a sua empresa?

E que o Brasil é o quarto país do mundo em número em número de Smart Phones? Tem mais: em 2015 a internet alcançou 50% dos lares. E acho que não preciso dizer que a tendência é aumentar, não é?

Mesmo com esses dados, algumas das principais formas de comunicação das cervejarias tradicionais são os meios offline, como televisão, revistas, etc. Mas a verdade é que esse tipo de marketing custa muito caro, não é segmentado e, muitas vezes, apenas empresas de grande porte conseguem comprar 30 segundos de comercial na TV.

E como ficam as pequenas e médias cervejarias artesanais? Assim como o Marketing Digital, esse tipo de cervejaria também têm crescido muito, mas ainda exploram muito pouco essa forma de comunicação.

Além de ser um marketing muito mais acessível para todos, as probabilidades de o digital trazer resultados para empresa, são muito maiores. Todas as ações podem ser mensuráveis e a comunicação é segmentada!

O Potencial do Marketing Digital

Um exemplo de sucesso é o Clube do Malte, uma cervejaria de Curitiba, que tem como principal fonte de vendas o e-commerce especializado em cervejas importadas e especiais. Usando o marketing digital para cervejarias, criou relacionamento com seus clientes e a empresa fechou 150% mais vendas com o e-mail marketing!

Mas não são todas as cervejarias que conseguem enxergar o potencial do Marketing Digital. Então, quem sair na frente, fazendo direito, ganhará uma grande parcela de clientes que seriam da concorrência. Lembre-se: o jargão publicitário de que “quem não é visto não é lembrado” é verdadeiro, mas agora já podemos falar que “se a sua marca não está na internet, ela não está sendo vista, nem lembrada!”

Quer começar a investir em Marketing Digital para cervejarias? Vamos a algumas dicas para que você consiga ter resultados com esse investimento 🙂

Tenha um e-commerce

O primeiro passo é ter um e-commerce para você vender seus produtos.

Alguns dados apontam que o e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2017, conforme pesquisa do E-commerce Brasil. Além disso é super importante no segmento cervejeiro ter um e-commerce, para sua estratégia de Marketing Digital ser bem consolidada.

Porém, deve-se ter cuidado com um dos principais problemas de e-commerce cervejeiros: alto giro de produtos em curto espaço de tempo e logística de transporte. Para garantir competitividade, a empresa deve ter isso em mente e investir em tecnologia e desenvolvimento. A boa notícia é que já tem gente pensando em soluções, como é o caso da Frete Rápido.

Sua cervejaria ainda não tem um e-commerce? Leia mais nesse post porque você já deveria ter um!

Tendo isso em mente, vamos a algumas dicas de como fazer Marketing Digital para sua cervejaria!

Como começar o Marketing Digital para cervejarias?

Primeiro, saiba o que está fazendo. Não adianta fazer marketing por fazer. Tudo precisa ser planejado e estruturado.

  1. Crie suas personas.

    Saiba com quem você está falando, quem é seu público, que tipo de cerveja ele mais compra, que canais costuma frequentar, quais as ações têm mais engajamento?

  2. Crie sua linguagem e tom de voz.

    Como você vai falar com o seu consumidor? Cervejarias geralmente são sinônimos de diversão. Então, você pode falar com seu público de uma forma mais divertida, leve. É importante a empresa ter um posicionamento sobre isso, pois facilita a lembrança da marca na mente do consumidor.

  3. Crie sua jornada de compra.

    Saiba em quais canais anunciar, quais o seu público interage mais. Tenha uma frequência de relacionamento com seu cliente, seja por e-mail marketing, redes sociais, promoções, chat no e-commerce, etc. Para cervejarias indicamos redes sociais que tenham mais a ver com fotos, diversão, amigos, como Facebook e Instagram por exemplo. São duas redes que praticamente todas as marcas deveriam estar, mas algumas têm possibilidades maiores para engajar-se com seu público, criando posts criativos que são relevantes para cervejeiros de plantão.

  4. Invista em mídia paga.

    Uma das formas que mais dão retorno para todas as marcas é anunciar em google adwords e facebook ads. O retorno geralmente é rápido, se feito de forma bem pensada.

  5. Crie Relacionamento.

    Você pode usar ferramentas como o e-mail marketing, blog, as próprias redes sociais e a produção de conteúdo inteligente. Lembre-se de que o Marketing Digital trabalha com a conquista de clientes. Ele fala de forma segmentada, mas antes de sair vendendo, ele dá iscas para que o consumidor se interesse pela sua marca. Saiba melhor sobre o marketing de conteúdo nesse post.

  6. Esteja sempre presente.

    Responda comentários, tenha frequência nas publicações, crie conteúdos relevantes.

Diferenciais

Além de todas essas dicas, fique de olho nos diferenciais que sua empresa pode oferecer!

Um exemplo: a comunicação da maioria das cervejarias ainda são voltadas para o público masculino, mas quanto antes as empresas tiverem um olhar mais igualitário sobre esse assunto, ou ainda, mais diferenciado, antes serão reconhecidas, já que a geração que está na internet exige um posicionamento mais abertos das empresas.

Ofereça promoções, descontos, brindes que tenham a ver com a sua marca. Fidelize seus clientes, traga-os para serem defensores da sua marca.

Conclusão

Quanto antes você começar com sua estratégia de Marketing Digital, antes sua cervejaria será vista e lembrada. O digital consegue medir todas as ações, como taxa de cliques e aberturas de e-mails, quantas visitas você tem no seu site, quantas conversões, número de vendas, ticket médio, etc. 

E aí, você já está pronto pra investir no Digital? Se precisar de ajuda, conte com a gente.