Marketing para coaches é uma das especialidades da burnell. Já atendemos diversos profissionais da área e, por isso, temos alguns conhecimentos sobre o assunto.

Pensando nisso, reunimos as principais dicas em um ebook: Marketing Digital para Coaches, aliando nossa expertise em Marketing Digital e também atendendo profissionais desse ramo.

Pensamos naquilo que é essencial para você, profissional de coach, começar sua estratégia. Além desse post, temos um ebook completo com todas as dicas e ferramentas.

Nesse post, você encontra um resumo do conteúdo do ebook, que você pode baixar gratuitamente.

Planejamento de Marketing Digital para Coaches: como fazer

Essa primeira etapa é fundamental para o sucesso da estratégia. Fazer uma análise aprofundada do estado atual da empresa e de seu Marketing Digital é primordial para definir as metas e objetivos que vão nos guiar rumo ao sucesso. Afinal, se você não sabe para onde está, como saberá que chegou lá?

Aqui na burnell utilizamos o seguinte escopo de planejamento:

planejamento-marketing-digital

Obviamente que você pode utilizar outros formatos, o mais importante é ter um.

Para definição de metas e objetivos, utilizamos o método SMART, conforme a imagem abaixo:

meta-smart

No nosso ebook você encontra o guia completo para definir sua estratégia.

Personas: com quem e como falar?

Personas são, em resumo, personagens fictícios que representam características reais do seu público-alvo. Por isso, elas ganham nome, características pessoas, profissionais e psicológicas e até uma foto representando-a.

As personas também agregam os desafios enfrentados por ela no dia a dia e de que forma seus produtos ou serviços podem ajudá-la. Vou dar um exemplo: digamos que você ofereça o serviço de coaching de carreira. De que forma os desafios enfrentados por sua persona podem ser superados com esse serviço?

Você pode ter uma persona que está desempregada, buscando uma recolocação. Dessa forma, o coaching de carreira pode auxiliá-la a descobrir seus pontos fortes, recuperar a autoestima, descobrir em quais funções ela pode ser útil em um novo emprego e até mesmo levá-la a um novo patamar em sua carreira.

Mapeie suas personas conectando-as às soluções oferecidas por sua empresa e, a partir daí, as ideias de conteúdo irão surgir.

Escolhendo os canais

Depois de definir suas metas e objetivos e mapear suas personas, é hora de escolher quais os canais farão parte da sua estratégia.

Para te auxiliar nessa tarefa, criamos o infográfico abaixo, que você pode baixar gratuitamente em alta resolução, no formato PDF.

comparativo-redes-sociais

Algumas dicas extras para auxiliar na escolha:

  • Comece com poucos canais e aumente gradativamente: escolha uma ou duas redes sociais que tenham maior aderência com seu público-alvo. Lembre-se que para a estratégia dar certo é essencial ter frequência nas publicações.
  • Escolha de acordo com a demografia do seu público: não adianta querer estar em um canal só porque ele é a sensação do momento sendo que seu público não está lá.
  • Frequência de publicação: para redes sociais, aconselhamos pelo menos três vezes por semana, intercalando conteúdos próprios com conteúdos de terceiros. Porém, não existe um número mágico. Faça testes e descubra qual frequência é a ideal para você.

No ebook, damos dicas de ferramentas para melhor gestão das suas redes.

Construindo reputação com o LinkedIn

Já falei sobre LinkedIn para coaches em um outro post. A rede social profissional é uma das que mais crescem no mundo (e no Brasil) e possui uma base de usuários altamente qualificada.

É importante ter um perfil atualizado e bem escrito e com uma foto de boa qualidade. Além disso, procure criar atualizações constantemente, criando conteúdos úteis para seu público. Isso mantém seu perfil em relevância.

Blog como ferramenta de Marketing: por que ter um blog?

Muita gente ignora o poder do blog como ferramenta de Marketing, mas você sabia que empresas que publicam conteúdo no blog geram 3,7x mais visitas em seu site? O número é da pesquisa Content Trends, da Rock Content.

Publicar em blogs também é uma forma de construir autoridade digital. As pessoas vão sempre se lembrar de você quando precisarem buscar por um determinado assunto referente a sua área – carreira, liderança, gestão, entre outros.

Para começar, publique ao menos uma vez por semana e divulgue em suas redes sociais seguindo a regra 4x4x4.  A regra 4x4x4 diz que você deve postar os conteúdos do seu blog em 4 dias e horários diferentes, com 4 chamadas diferentes.

Dessa forma, você atinge muito mais pessoas, gerando mais tráfego. Você pode dar um espaço de uma semana entre cada publicação

Para descobrir o que as pessoas estão pesquisando, vale olhar o Google Trends e também o Keyword Research Tool, além de conversar com seu público-alvo para entender que tipo de dúvida ele tem.

Crie também uma pauta de conteúdos. Você pode usar o Google Calendar para isso ou uma planilha, como esse template que disponibilizamos para download.

Como gerar leads: dicas práticas

Depois de todo esse trabalho, é hora de colher os frutos! Gerar leads – ou potenciais interessados em seus serviços – é um dos principais objetivos dentro do Marketing Digital. Afinal, de nada adianta investir nessa estratégia se não retornar em vendas para a empresa.

Veja algumas dicas abaixo:

Faça uma newsletter: e-mail marketing é uma formas mais eficazes de se comunicar com seu público – e também de gerar leads. Você pode usar ferramentas como Mailchimp e Sumo para colocar formulários em seu site e criar e disparar campanhas.

+ Por que sua empresa deve fazer e-mail marketing

Crie materiais ricos: são conteúdos mais aprofundados que um blog post e que, portanto, você pode solicitar o e-mail da pessoa para que ela tenha acesso. Alguns exemplos de materiais ricos: webinar, e-book, infográficos, planilhas, entre outros.

Invista em Google Adwords: a principal ferramenta de busca também é uma das principais na preferência das pessoas na hora de encontrar uma informação. Baixe o ebook Geração de leads com Google Adwords e aprenda como criar sua primeira campanha.

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