Para muitas marcas de luxo, o Marketing Digital ainda é uma estratégia incipiente, comparada com o offline, como anúncios em revistas e na TV. Quando falamos de e-commerce, globalmente, 8% das vendas advém desse canal. Porém, esse número aumentará rapidamente, chegando a 25% em 2025, segundo estimativas da consultoria Bain & Company.

Além disso, boa parte do processo de compra do consumidor já se dá online. Segundo esse mesmo estudo, 70% dos consumidores dizem que suas compras são influenciadas pelo Digital, e o tráfego gerado online é duas vezes o tráfego das lojas físicas.

Segundo um outro estudo, também conduzido pela Bain & Company, 4 a cada 10 consumidores dessas marcas fornecem seus emails em troca de conteúdos valiosos. Além disso, 39% das pessoas seguem suas marcas preferidas nas redes sociais.

Como se não bastasse tudo isso, o público das marcas de luxo têm mudado rapidamente, com a chegada da geração Y e Z ao mercado. Até 2025, 40% do consumo de produtos de luxo será feito por essas gerações, também segundo a consultoria Bain.

Essas gerações também influenciam outras gerações na compra, o que torna ainda mais necessário que as marcas adaptem suas estratégias para se tornarem vencedoras nesse novo cenário.

O Marketing Digital pode ser uma estratégia não só de posicionamento de marca mas também e principalmente como geradora de vendas.

Cada vez mais exigentes, num mercado muito concorrido, esses consumidores querem uma experiência diferenciada e personalização em todos os pontos de contato – e isso não é diferente na Internet.

Tenha um site bem construído

Segundo estudo conduzido pelo PayPal, 66% das pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990 citam o Google como principal fonte de informação e veículo de conhecimento. Se sua marca não tem um site, ela simplesmente não será encontrada por essas pessoas.

Além disso, mais da metade dos consumidores de luxo afirmam que são motivados a comprar após olharem o site da marca. Quer dado mais revelador do que esse?

E o que é essencial em um site para marcas de luxo? Aquilo que é básico para qualquer site, em primeiro lugar:

  • navegação fácil e intuitiva;
  • rápido carregamento;
  • estar adaptado a diferentes dispositivos, como desktop, mobile e tablet;
  • conteúdo de qualidade.

O conteúdo é que o diferenciará sua marca das demais. Colocar textos, fotos e vídeos exclusivos, captando todos os detalhes de seus produtos, encantará o consumidor e fará com que ele se torne mais propenso a comprar.

Mesmo que você não ofereça a compra online, essa estratégia direcionará consumidores para suas lojas. Aqui, destaco dois excelentes exemplos de sites bem construídos:

Página inicial da Tiffany – clique para ver inteira

Na home, há pouco texto e predomínio de fotos – e vídeos – muito bem produzidas. A mesma coisa acontece nas categorias de produtos. Uma boa categorização de produtos também é essencial para que o consumidor encontre aquilo que procura em poucos cliques.

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Página de produto da Burberry – clique para ver a página toda 

Esse é um ótimo exemplo de página de produto que mostra todos os detalhes de um produto exclusivo e muito caro. Há bastante texto e fotos com todos os detalhes. Lembre-se que não há um vendedor para apresentar a peça ao cliente. Portanto, o site deverá cumprir essa função.

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Ofereça conteúdo diferenciado e de valor

Não por acaso, uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas de luxo é a assessoria de imprensa. Emplacar uma matéria em uma revista de prestígio, como a Vogue, gera credibilidade, não só pelo nome da revista mas também porque é um conteúdo de valor, não uma simples propaganda.

E se sua marca puder ser essa fonte de conteúdos para seu público? Aqui vão alguns bons exemplos:

Redes sociais

Lembra que mais de um terço desses consumidores seguem suas marcas nas redes? Nada mais natural que sua marca esteja presente nesses canais.

Fotos e vídeos bem produzidos são essenciais para se destacar e gerar encantamento no seu público. Vídeos ao vivo também são uma excelente estratégia, já que geram um maior engajamento e passam mais autenticidade.

+ Como escolher em quais redes sociais estar presente

Porém, com a entrada das novas gerações no mercado, as marcas devem ir além e colocar o consumidor no centro de suas estratégias.

Hoje em dia, todas as principais marcas de luxo convidam influenciadores digitais para seus desfiles e apresentações que, por sua vez, transmitem tudo em tempo real através das redes sociais.

Incentivar as pessoas a postar fotos usando seus produtos também é uma estratégia que dá certo, dependendo seu segmento e do público. O segredo aqui é conhecer a fundo as pessoas que compram de você.

Blog

Ter um blog é uma das estratégias mais efetivas de Marketing Digital. Algumas marcas vão além e criam verdadeiras revistas digitais.

O melhor exemplo disso é a varejista online NET-A-PORTER, uma das pioneiras no segmento de e-commerce multi-marcas. Chamada de The Edit, essa revista digital apresenta semanalmente uma série de conteúdos que vão muito além de produtos. São entrevistas com personalidades, dicas de viagem e beleza e, claro, tutorais de moda.

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O único ponto a se observar aqui é se esse conteúdo é otimizado para buscadores como o Google. Caso contrário, você estará perdendo uma grande fonte de tráfego.

+ 7 dicas para um bom conteúdo no seu blog

Obviamente que marca não precisa criar uma revista para produzir conteúdos. Um bom exemplo de marca que produz conteúdo otimizado e de qualidade é a Barneys, uma multimarcas de Nova York:

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Hotsites / landing pages

Hotsites são minisites em geral criados para campanhas focadas, como lançamentos de produtos ou uma oferta específica, como datas comemorativas.

Transformar essas páginas em páginas de conversão é que fará a diferença na estratégia. Chamamos essas páginas de landing pages, que são exatamente isso: páginas de conversão com um único foco.

Relacione-se digitalmente e de maneira segmentada

Relacionamento é um dos pontos-chave do sucesso de uma marca de luxo. Essas pessoas esperam atendimento ágil e personalizado em todos os pontos de contato.

Aqui, algumas ideias de como sua marca pode fazer isso:

Email Marketing

Ainda existe um mito de que Email Marketing não funciona mais. Porém, essa ainda é uma estratégia muito efetiva. Até 2020, mais de 3 bilhões de pessoas no mundo usarão email.

Outro dado bastante animador: 86% dos consumidores desejam receber emails de marcas com as quais se relacionam.

Mas para que sua estratégia de Email Marketing seja efetiva é importante, novamente, oferecer conteúdo de valor. Além disso, é importante que sua mensagem seja personalizada. Lembre-se que consumidores de marcas de luxo são altamente exigentes e querem o mesmo relacionamento proporcionado pelas lojas físicas.

Para isso, capture os dados dessas pessoas tanto nos canais online quanto nos físicos – de preferência, ainda, que esses dados estejam integrados.

A partir daí, sua marca pode traçar diferentes estratégias de fidelização e recompra para essas pessoas. Também pode desenhar estratégias para quem ainda não é cliente.

Veja abaixo um bom exemplo de email que segue essas premissas:

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Exemplo de email da Burberry: mensagem personalizada e de bom gosto

Fale com públicos semelhantes aos seus

Com uma lista de emails de clientes em mãos, você pode buscar por pessoas parecidas em plataformas como Google, Facebook, Instagram e até o LinkedIn.

Para essa estratégia, você pode segmentar por pessoas que compram determinada categoria de produtos ou então por gênero e idade, por exemplo.

Pós-venda

Além de fazer um pós-venda humanizado, como por telefone ou até mesmo com mala direta, sua marca pode usar do Digital para se relacionar com quem comprou e oferecer produtos semelhantes ao comprado, conteúdos que ajudem essas pessoas a desfrutarem mais do que compraram e inclusive reforçar os benefícios da sua marca.

Ofereça vantagens exclusivas para os seus melhores clientes

Consumidores de luxo esperam algo a mais das marcas que consomem, até por serem bombardeados o tempo todo com produtos e promoções.

Como fazer isso? Conhecendo seu cliente. Novamente, é importante ter os dados dos seus clientes centralizados em uma única plataforma e que se integre com seu site e suas lojas físicas. Lembre-se que o consumidor hoje é multicanal.

Essas vantagens podem ser desde descontos realmente exclusivos até frete grátis ou a possibilidade de um vendedor ir até a casa do cliente. Sua marca ainda pode fazer parcerias com outras empresas, como restaurantes e cartões de crédito, para oferecer vantagens exclusivas.

Com essas estratégias de relacionamento desenhadas é hora de relacionar-se com a sua base. Você pode enviar emails segmentados ou anunciar em plataformas como Google, Facebook e Instagram também de maneira segmentada.

Conclusão

Marcas de luxo não podem mais ignorar o poder do Marketing Digital. A mudança na forma de comprar e também a entrada de novos públicos no mercado, com novos valores e ambições, pedem uma transformação na forma como essas marcas tradicionais fazem seu Marketing.

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