Você sabe a importância que o Marketing para clínicas de estética? Hoje em dia o Marketing é considerado um dos setores mais importantes para se investir, já que faz parte de uma estratégia essencial da empresa em conseguir e manter clientes.

Não apenas para clínicas de estética, o Marketing tornou-se grande impulsionador de resultados para qualquer empresa.

Mas o que é Marketing exatamente?

Muita gente confunde Marketing com Publicidade e Propaganda, mas ele é muito mais do que isso.

Segundo o guru do Marketing, Philip Kotler:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.”

Diante dessa definição podemos perceber que o Marketing vai além de apenas divulgar seu produto ou serviço. Ele conta com estudos e técnicas estratégicas de mercado para que sua empresa tenha resultados tangíveis e duradouros com ele.

Sem um estudo completo, planejamento e investimento em Marketing, sua empresa pode estagnar e perder grandes oportunidades de venda!

Funções do Marketing

Algumas das principais funções do marketing são:

  • Definir estratégias e posicionamento de mercado da empresa
  • Melhorar o relacionamento com seu público-alvo e parceiros
  • Analisar comportamento do consumidor, mercado e concorrência
  • Otimizar recursos e dinheiro investido
  • Pesquisar tendências
  • Planejar ações
  • Analisar dados

Como usar o marketing para clínicas de estética

1. Plano de negócios

Partindo do princípio de que fazer Marketing para clínicas de estética, compreende também planejar e entender os pontos fortes e fracos de uma empresa, do mercado e da concorrência, é importantíssimo você ter o seu plano de negócios.

Algumas perguntas básicas que você pode responder para iniciar o plano de negócios da sua clínica de estética, são perguntas do modelo Canvas:

  • Qual sua proposta de valor da sua clínica de estética?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Atividades principais?
  • Canais?
  • Custos Fixos e Variáveis
  • Relacionamento e Parcerias

Começando por essas perguntas, usar o Marketing para clínicas de estética já fica um pouco mais fácil.

Hoje em dia, levando em consideração o comportamento do novo consumidor, que compra não apenas por comprar, mas também por se identificar com a marca, com seus valores e visão, sua clínica também deve ter o propósito muito bem definido.

Para isso, você pode construir o Golden Circle:

2. Análise Swot

Entendendo o mercado como um todo, a análise swot serve para tomada de decisões estratégicas, como lançar um novo produto ou serviço no mercado, ver onde sua empresa precisa melhorar e como usar os pontos fortes e oportunidades a seu favor.

Além disso, você também fica conhecendo o mercado e a concorrência com mais profundidade, podendo analisar os próximos passos da sua empresa com mais conhecimento!

As perguntas da Análise Swot são:

  • Quais são seus pontos fortes (em relação ao mercado e a concorrência)?
  • Quais são seus pontos fracos (em relação ao mercado e a concorrência)?
  • Quais são as oportunidades de mercado?
  • Quais são as ameaças de mercado?

3. Os 4P’s

Como compor o mix de marketing para clínicas de estética?

Preço, Praça, Produto e Promoção. São os 4P’s que definem como sua clínica vai atuar no mercado.

  • Preço: qual o valor que será cobrado e como será cobrado. Aqui devemos levar em consideração custos fixos e variáveis (que está também no canvas).
  • Praça: onde será comercializado o produto. Por exemplo, analisar onde sua clínica de estética estará localizada, quais os melhores pontos, onde seu público está.
  • Produto: características do seu produto/serviço, conjunto de atributos tangíveis e intangíveis, etc. Aqui você vai definir o que você vai entregar para o seu público.
  • Promoção: como seu produto será divulgado, quais as estratégias serão usadas para a publicidade da empresa.

Apesar de hoje em dia já se falar em 7P’s (pessoas, processos, prova física) esses são os famosos 4P’s do Marketing e devem ser usados para compor as estratégias de todas as empresas.

Claro que você deve ficar de olho nas atualizações do mercado, em como o consumidor se comporta e, principalmente, onde ele está e como costuma comprar!

4. Construa sua base de clientes

O Marketing para clínicas de estética também compreende uma base de clientes e possíveis clientes. Comece cedo, quanto mais dados de clientes você tiver, melhor!

Tenha cadastrado: nome, e-mail, telefone.

Essas são as principais informações, parece básico, mas acredite, muita gente não faz e acaba perdendo uma base rica de clientes e possíveis clientes que podemos fidelizar com o Marketing!

Se possível, tenha um CRM onde você consiga ter o controle dos contatos que você tem e dos contatos que podem surgir e, assim, poder conversar com eles de forma segmentada.

5. Fidelize

Tenha proximidade com seu cliente, crie promoções exclusivas, trabalhe com o Marketing de Conteúdo e seja uma marca amiga!

Fidelização de clientes é uma parte muito importante das estratégias de Marketing para clínicas de estética e devem ser diferenciadas, voltadas sempre aos valores e propósito que a empresa transmite, além de não ser invasivo e intromissivo com seu cliente.

6. Marketing Digital

Por último, porém não menos importante, use e abuse do Marketing Digital.

Seu público com certeza está navegando na internet e se você não está lá, está invisível para grande parte dele.

Crie suas personas, saiba em quais canais seu cliente está inserido, saiba como se comunicar com ele, tenha um site, invista em Google Adwords, tenha controle de dados e relatórios para melhorar suas ações.

Usando todas essas estratégias de marketing para clínicas de estética, com certeza sua empresa vai profissionalizar a comunicação, ter um padrão de linguagem e consequentemente engajar e ter mais clientes!

Dicas Extras

É necessário também ficar de olho nas tendências de mercado. Use produtos sustentáveis, tente se adequar ao contexto que estamos vivendo atualmente e ao novo consumidor.

Mostre que sua clínica se importa com o meio ambiente, com a saúde dos seus clientes e colaboradores.

Use bem as cores, como na imagem ao lado, tenha espaços que tragam tranquilidade ao seu cliente e que façam com que a experiência dele dentro da sua clínica de estética seja inesquecível!

E, principalmente, faça tudo isso com naturalidade e simpatia.

Ficou interessado em saber mais? Converse com um de nossos especialistas!

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