Depois de todo o esforço que você e sua equipe fizeram e o tempo investido em estratégias de marketing digital, vem o questionamento: afinal, como medir o sucesso da minha estratégia? Quais métricas definem se seus esforços em marketing digital estão no caminho certo?

Uma das grandes vantagens do marketing digital é justamente poder medir (quase) tudo! São muitos números que nos dizem alguma coisa mas nem sempre sabemos interpretá-los. Ou pior: sequer sabemos quais números medir.

O primeiro passo, obviamente, é ter um planejamento de marketing digital. Sem ele, é como viajar para um lugar desconhecido sem um GPS. Dentro do planejamento, você deve olhar para as métricas que serão analisadas.

Métricas é um dos módulos da nossa consultoria de marketing digital e é um assunto que merece toda atenção. Você pode medir muita coisa e precisa tomar cuidado para não medir a métrica errada ou então deixar de medir algo importante.

Essas métricas devem ser olhadas de acordo com cada negócio e seu momento na estratégia. Porém, vou demonstrar os principais indicadores para que você acompanhe na sua empresa.

1. Métricas de negócio

São números que dizem respeito a saúde do negócio e que são os primeiros a serem olhados. Se sua empresa não está indo bem nessas métricas, tem algo de errado.

a) ROI: é o retorno sobre o investimento em marketing. A conta é bem simples de ser feita:

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Nesse post você encontra mais detalhes de como calcular seu ROI.

b) Custo de aquisição de clientes: outra métrica que indica a saúde da sua estratégia. Mas o CAC vai além do ROI: ele indica quanto sua empresa investe para adquirir um novo cliente. Se o seu CAC está alto, talvez seja hora de olhar uma a uma suas estratégias de marketing. Porém, se ele está muito baixo, significa que você pode investir mais!

c) Números de oportunidades geradas: quantas oportunidades para o time comercial seu marketing gera por mês? É importante acompanhar esse número que a meta de vendas seja atingida no final do mês.

d) Número de vendas e receita geradas: mas não adianta só gerar oportunidades, é preciso transformá-las em clientes. Por mais que seja o comercial que fecha um novo cliente, é importante que o marketing participe do processo, alinhando as oportunidades que foram entregues.

2. Métricas táticas

Essas métricas são importantes porque é através delas que você poderá descobrir o que está dando certo (ou errado) na sua estratégia.

a) Visitantes (sessões): você acompanha o número de visitantes do seu site? Pois ele deve ter papel central em uma estratégia de marketing digital, já que ele é a principal porta de entrada de pessoas que buscam por qualquer coisa no Google. Muitas empresas investem muito em um site novo mas sequer acompanham quantas pessoas entram nele.

b) Taxa de conversão do site: de nada adianta ter um site se ele não gera negócios para a sua empresa. Por isso, é importante medir quantas pessoas convertem. Isso também vale para e-commerces.

c) Fontes de tráfego: de onde os visitantes vêm? Olhar individualmente cada fonte (mídias sociais, mídia paga, buscas, email etc.) pode te dar valiosos insights sobre como melhorar suas métricas de negócio.

d) Ticket médio (e-commerce): para quem possui e-commerce, é importante também saber o ticket médio de cada compra.

Todos esses números podem ser medidos através de uma ferramenta gratuita: o Google Analytics.

3. Métricas de mídias sociais

Se você já está medindo tudo o que mencionei acima, então agora é hora de olhar para as métricas que chamamos de métricas de vaidade. Elas são chamadas assim por não ter nenhuma ligação direta com o resultado da sua estratégia. Quantas empresas você conhece com milhares de fãs no Facebook e baixo engajamento?

No entanto, você também deve olhar para elas ao apostar em uma estratégia de mídias sociais.

a) Alcance: quantas pessoas foram alcançadas no período selecionado?

b) Crescimento de fãs: qual o crescimento da base de fãs no período?

c) Taxa de engajamento: qual o percentual de engajamento para as publicações nas suas redes?

Existem outras métricas para mídias sociais, mas considero que essas são essenciais para quem está começando.

Conclusão

Medir suas estratégias é fundamental para saber se elas estão, de fato, dando certo.

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