Você é daqueles que pula logo o anúncio para poder assistir a um vídeo? Então deve concordar que ler um conteúdo do seu interesse é melhor do que ser “forçado” a ver aquele que não quer. É exatamente essa a base do Inbound Marketing, uma estratégia que não apela para esse tipo de interrupção. Entenda melhor sobre o conceito neste conteúdo e confira nove motivos para investir em Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia voltada à conquista de um público-alvo específico pelo conteúdo e pelo relacionamento oferecido. Traduzido como Marketing de Atração, pede permissão antes de fazer qualquer abordagem a um cliente em potencial.

Sabe aquele e-mail marketing de uma empresa da qual você nunca deu autorização para invadir sua caixa de entrada? Com o uso do Inbound Marketing isso não existe porque a empresa só vai entrar em contato com o lead se ele tiver demonstrado interesse.

Através da produção de conteúdo relevante, a estratégia atrai clientes em potencial e não interrompe suas jornadas. Oferecendo soluções para suas dúvidas e problemas, inicia um relacionamento que funciona à base da confiança. Ou seja, se aproxima à medida em que o lead demonstra mais interesse por seu produto ou serviço.

O conceito foi criado por Brian Halligan, cofundador da Hubspot, mas seus princípios podem ser observados desde o surgimento do Marketing Digital. É conquistar a atenção do consumidor com o conteúdo que ele está procurando.

Quais os benefícios do Inbound Marketing para PMEs?

1. Sua empresa ganha tempo ao conquistar as pessoas certas

Diferente do Marketing tradicional, o Inbound Marketing só fala com quem está aberto a ouvir e não faz uma divulgação em massa.

Como a estratégia consiste em abordar aqueles que demonstraram interesse por seus produtos ou serviços com conteúdos segmentados o público certo é alcançado.

2. E cria autoridade

Trabalhando com marketing de conteúdo, blog, redes sociais e alinhando as estratégias de Inbound Marketing, sua empresa se torna autoridade no assunto e cria laços com seus consumidores e potenciais clientes.

Constrói confiança com seu público, já que você estará produzindo conteúdo para ajudá-lo a resolver algum problema de fato.

Assim, sua empresa se torna amiga, consegue reter e fidelizar o cliente.

3. Você consegue ter um relacionamento mais próximo do seu público-alvo

No Inbound Marketing é possível entender as principais dores, desafios, preferências e necessidades do público-alvo com o estudo de buyer personas.

São chamadas de buyer personas as representações semifictícias dos seus clientes ideais. Ou seja, elas têm nome, idade, sexo, profissão, grau de escolaridade e várias outras características. Todos esses dados podem ser descobertos através de análises, entrevistas e pesquisas aprofundadas.

Assim, o conteúdo a ser oferecido é mais eficiente porque se torna personalizado de acordo com o perfil das pessoas que sua empresa quer alcançar.

Como um relacionamento mais próximo ao cliente em potencial, sua empresa oferece conteúdos que respondam às dúvidas dele. Assim, naturalmente, cria uma relação de confiança que faz com que ele se sinta especial e dê mais abertura para a aproximação.

Com o avanço desse relacionamento, essa pessoa tende a consultar mais sua empresa como uma fonte de respostas para as suas necessidades.

4. O feedback é constante

Como o Inbound Marketing promove uma interação contínua com um público específico, é possível extrair a reação dessas pessoas constantemente. Isso pode ser feito tanto ao enviar um e-mail perguntando a opinião delas sobre os conteúdos compartilhados como ao analisar métricas de performance como tempo de permanência e taxa de rejeição.

5. O ciclo de vendas é encurtado

E o custo de aquisição também. Explico: outro dos motivos para investir em Inbound Marketing é que a estratégia reduz o tempo necessário para a conversão de leads em clientes.

Com a criação de conteúdo personalizado, os leads avançam com uma velocidade maior pelo funil de vendas. Então, consequentemente, chegam mais rápido à decisão de compra.

6. Os custos são reduzidos

Com um ciclo de vendas menor sua empresa pode vender mais gastando menos. Isso sem falar que investir em Inbound Marketing é 62% mais barato do que no Marketing tradicional.

Segundo um estudo da HubSpot o custo é menor porque dispensa investimentos em mídias tradicionais, como TV ou revista.

Concorda que quando uma empresa evita desperdício pode otimizar investimentos em estratégias que realmente dão resultado? Essa é uma das grandes sacadas do Inbound, que só fala com quem está interessado, otimizando tempo e dinheiro.

7. O ticket médio aumenta

Quando um cliente em potencial tem maior confiança por uma empresa ele tende a gerar um ticket médio maior. Afinal, todo o processo acontece de modo amigável e as interrupções que poderiam atrapalhar as vendas são evitadas.

8. Você sintoniza o seu negócio com a mudança de comportamento do consumidor

Quem nunca achou a propaganda em TV ou rádio invasiva?

Hoje em dia o consumidor está cada vez mais proativo e imediatista, indo por conta própria atrás de seus próprios interesses. Com essa mudança de comportamento, ele não quer mais se sentir enganado ou “invadido”. Quer ser chamado pelo nome e ter suas necessidades atendidas.

E o Inbound trabalha isso, ele constrói uma relação de confiança com o público, fala só com pessoas que se interessam pelo seu conteúdo, pelas soluções que você pode oferecer. Ações são muito estratégicas e bem pensadas!

9. Todas as ações de Inbound Marketing são mensuráveis

Um dos principais motivos para investir em Inbound Marketing é o foco em resultados. Você pode acompanhar todos os dados relacionados às suas ações digitais em tempo real, podendo melhorar ainda mais sua estratégia.

Também é a oportunidade certa para que a sua empresa vá além das métricas da vaidade e saiba dos resultados que realmente importam para o negócio.

No caso da burnell, agência e consultoria de Inbound Marketing e Branding, não trabalhamos com métricas da vaidade. Focamos em KPIs que realmente fazem sentido para o resultado de pequenas e médias empresas: métricas de negócios. Novas oportunidades de venda, novas vendas e ticket médio de cada venda são algumas delas.

Ficou com alguma dúvida sobre os motivos para investir em Inbound Marketing ou quer entender melhor como a estratégia pode beneficiar o seu negócio? Solicite um contato!

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