Se você está se perguntando quais os principais motivos para investir em Inbound Marketing, é sinal que já está pensando no futuro da sua empresa!

O Inbound Marketing veio pra ficar! Mas não é difícil ouvirmos algumas dúvidas sobre o que é o Inbound, por que está em crescimento, por que devo investir, como funciona, etc.

Para começar, vamos a uma rápida introdução do que é o Inbound Marketing:

Inbound Marketing

O Inbound é uma metodologia focada em conquistar o público-alvo e construir um relacionamento com ele até levá-lo ao momento da compra, sem ser invasivo.

Surgiu por uma mudança de comportamento do consumidor: hoje tudo o que queremos comprar, começamos com um canal de busca, como o Google, por exemplo.

Ou seja, usamos a internet para começar todas as nossas compras.

E está aqui um dado para comprovar: segundo o próprio Google, 96% dos processos de compra começam com uma ferramenta de busca.

Diferente do Marketing Tradicional o Inbound Marketing só fala com quem quer ouvir e não faz uma divulgação em massa.

Além de conseguirmos mensurar todas as ações, no Inbound segmentamos o público e procuramos entender sua principal dor, seus principais desafios, para assim, ajudá-lo de uma maneira mais eficiente, com as soluções que podemos oferecer.

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Mas e aí, quais os motivos para investir em Inbound Marketing?

Abaixo fiz uma lista dos principais motivos e, para começar, o que mais interessa:

  1. Inbound Marketing é mais barato

Um dos principais motivos para investir em Inbound Marketing é que ele é 62% mais barato que o Marketing Tradicional (ou marketing offline)

Só de ler essa frase você já deve ter ficado mais convencido, não é?

Segundo um estudo da HubSpot isso se deve ao fato de que, investindo em Inbound não precisa-se necessariamente investir em outras mídias tradicionais, como TV, jornal ou revista, que atrai um público desqualificado para sua empresa.

Como falamos antes, o Inbound Marketing só fala com quem está interessado, otimizando recursos e tempo.

O que nos leva ao nosso segundo motivo para investir em Inbound Marketing.

  1. Otimização de recursos

O Inbound otimiza os recursos da sua empresa, pois tem estratégia de comunicação e não sai “atirando para todos os lados”.

Ele primeiro escolhe seu público principal, estuda com afinco para saber detalhes desse público e planeja as ações conforme essa segmentação. Isso faz com que todos os esforços sejam direcionados e mais bem aproveitados.

A metodologia Inbound também trabalha com marketing de conteúdo e defende que sua própria equipe pode produzir conteúdos com os conhecimentos adquiridos.

Conteúdos otimizados para personas específicas da sua empresa, trazem mais visualizações, visitas no seu site e consequentemente mais clientes.

Um outra forma que otimização de recursos é a automação de marketing, que faz com que possamos programar o marketing de uma forma espontânea e automática, seguindo um fluxo. 

Com isso o tempo da equipe é economizado para uso em estratégias e planejamento.

  1. Propaganda invasiva nunca mais

Quem nunca achou a propaganda em TV, rádio ou jornal, invasiva?

Hoje em dia as pessoas não querem mais ver propaganda que não as interessa.

Pense assim: quando você vai assistir a um vídeo no youtube e aquele anúncio chato começa? A grande maioria das pessoas aperta o “pular anúncio”.

Isso é um grande indício de que o consumidor mudou a forma como pensa, ele não quer mais ser enganado ou “invadido”, ele ser engajado com a marca e com a empresa.

E o Inbound trabalha isso, ele constrói uma relação de confiança com o público, fala só com quer ouvir – apenas pessoas que se interessam pelo seu conteúdo, pelas soluções que você pode oferecer, receberão e-mails ou algum tipo de informação relevante.

Essas ações são muito estratégicas e bem pensadas!

  1. Traz resultados mensuráveis e duradouros

Todas as ações de Inbound Marketing são mensuráveis. Desde a abertura de e-mail marketing até o clique, desde as visitas no seu site até as compras efetuadas.

Ou seja, mais uma vez, as ações não são feitas às cegas.

Por exemplo, não conseguimos medir quantas pessoas viram o seu outdoor e se isso está realmente funcionando. Mas conseguimos medir quantas pessoas viram seu e-mail, clicaram no seu anúncio, etc.

Isso faz com que todas as ações de Inbound tragam algum retorno, pois dessa forma conseguimos visualizar como podemos melhorar, onde estamos acertando, quem já está no momento ideal de compra e otimizar nossos esforços.

  1. Cria autoridade

Trabalhando com marketing de conteúdo, blog, redes sociais e alinhando as estratégias de Inbound Marketing, sua empresa se torna autoridade no assunto e cria laços com seus consumidores e potenciais clientes.

Constrói confiança com seu público, já que você estará produzindo conteúdo para ajudá-lo a resolver algum problema de fato. 

Assim, sua empresa se torna uma amiga do seu cliente e ajuda na fidelização deste com a marca.

  1. Alinhamento entre marketing e vendas

Motivos para investir em Inbound Marketing não faltam, ainda mais que ele organiza seu cliente e sua equipe!

A metodologia do Inbound Marketing alinha os processos entre o time de marketing e o time de vendas, fazendo com que todos trabalhem por um único propósito: fazer seu cliente feliz.

Isso torna a empresa muito mais organizada e os processos ficam muito melhor definidos com relação a esses dois setores.

Conclusão

Mesmo o Inbound Marketing tendo mostrado muitos resultados positivos, organizando os processos e criando um time muito mais preparado, há empresas que ainda são resistentes a essa mudança.

Resistir faz parte do instinto humano, por questões de autoproteção e sobrevivência.

Porém, se você ainda está em dúvida, se esses motivos para investir em Inbound Marketing não foram suficientes, que tal bater um papo com a gente pra te mostrarmos mais?

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