Evitar a estagnação empresarial quem sabe seja um dos maiores desafios de todo empreendedor.

Se a empresa atinge o nível de estagnação, pra onde ela vai depois? Provavelmente à, tão temida palavra, falência.

Mas então, como evitar a estagnação empresarial?

Antes de saber como evitar, é importante saber em que momento sua empresa pode estagnar. E se esse momento chegar, reconhecer a estagnação e começar a se reinventar!

E como prever o momento de estagnação?

Geralmente as fases de uma empresa compreendem:

Introdução/confirmação

Aqui é a fase que você introduz a empresa no mercado, com seus produtos ou serviços.

Ou seja, começa a oferecer soluções para o mercado a fim de conquistar seu público e abrir mais espaço para crescimento.

Especialistas dizem que é fase mais difícil, o momento em que você descobre se aquilo que você está oferecendo realmente faz sentido e se vai pra frente.

O importante aqui é não desistir, mas ser flexível, moldar a ideia inicial e melhorar os pontos que não estão funcionando.

Crescimento:

Se sua empresa, produto ou serviço atingiu a fase de crescimento é um ótimo sinal!

Afinal você já conquistou parte do mercado e continua aumentando as vendas.

Nessa fase é importante prestar atenção para que sua empresa não cresça muito rápido sem planejamento.

Então tenha isso em mente, essa fase quem sabe seja um bom sinal para que você analise tudo o que está acontecendo, com calma, e contrate profissionais que te ajudem no planejamento e organização empresarial.

Uma das ações cruciais para evitar a estagnação empresarial!

Maturidade:

A empresa já está “segura” no mercado, já tem um público fiel e consegue se diferenciar da concorrência com facilidade.

Na fase de maturidade, a empresa já se sustenta sozinha e agora precisa trabalhar muito para evitar a estagnação empresarial!

Muitas vezes o desafio é vencer a si próprio. Vencer os próprios desafios, ou seja, a concorrência muitas vezes pode ser você mesmo.

Declínio:

Muito cuidado nessa hora!

Se sua empresa chegou nessa etapa, significa que você não gerenciou muito bem as etapas anteriores e está perdendo para a concorrência, ou seja, não conseguiu evitar a estagnação empresarial.

Algumas vezes pra evitar a estagnação empresarial e, consequentemente, ir à falência, é preciso se reinventar, pesquisar e correr atrás do prejuízo.

Ou muitas vezes, pular do barco. Mas isso não é o sonho de nenhum empreendedor, certo?

Sabendo dessas fases, vamos aqui ao que interessa!

6 dicas para evitar a estagnação empresarial

1.Gestão

Primeiro tenha em mente que uma boa gestão é o fator chave do sucesso. E principalmente, financeiramente falando.

Saber gerenciar o seu negócio ou ter alguém que te ajude nisso é primordial para evitar a estagnação empresarial.

Isso vai ajudar na divisão do dinheiro, na previsibilidade de receita, contratação de pessoas, processos, etc.

Aqui tem um artigo da Exame falando um pouco mais sobre gerenciamento de empresas que você pode usar para aprender mais como gerenciar.

2. Planejamento

Uma empresa não se mantém no mercado sem planejamento.

Planejamento financeiro, planejamento de ações, planejamento de marketing.

Digo isso pois já vi muita gente quebrar ou avançar bem mais lentamente, por falta de planejamento e gestão de empresas.

É importante ter desde o início, um canvas bem definido, o desenho das suas personas, posicionamento, desenho de processos.

Para que quando sua empresa comece a crescer você não tenha que fazer isso às pressas (uma hora será necessário fazer).

Uma boa forma de começar bem a estruturação da sua empresa é começar com um projeto de branding completo, que visa estudo de marca, mercado, concorrência, público, posicionamento e vai até a parte de identidade visual.

Já é meio caminho andado para evitar a estagnação da sua empresa, pois tudo o que é feito com planejamento é mais certeiro, mesmo que o planejamento mude no meio do caminho.

3. Organização

Uma boa forma de evoluir com a empresa é ter todos os processos bem desenhados e estruturados.

Todos os colaboradores devem saber como lidar com um projeto, serviço do começo até o fim. Então, além de todos os processos da empresa bem desenhados, treinamentos são muito bem vindos.

Evita muitos erros, confusões e mal entendidos. E principalmente seu cliente sai mais satisfeito, já que com os processos desenhados tudo fica mais rápido e fácil tanto para equipe, quanto para o cliente.

4. Inovação e reinvenção

Para inovar ou se reinventar é preciso estar atento ao mercado e a concorrência.

O que está surgindo? Quais são as novidades e as tendências para o seu segmento?

Ou melhor, não olhe apenas para o seu segmento, observe o que está mudando no consumidor, onde ele está e o que quer. Isso muda o tempo todo e precisamos estar atentos a isso.

Converse com seus sobrinhos, primos, filhos de amigos, mais novos pra ver o que está mudando! Não fique cego ou arrogante para o mercado, como aconteceu com Nokia, Kodak, etc. (a história você já sabe né?).

Saiba também diferenciar moda de tendência e invista naquilo que realmente vai trazer retorno para sua empresa. E não apenas porque está na moda.

Desconfie do seu próprio sucesso para evitar a estagnação empresarial e comece a pensar em novas soluções, novas estratégias, novos públicos.

Nem sempre é preciso inovar e se reinventar tanto, mas é importante ter uma periodicidade e frequência para pensar nesses assuntos. Nunca pense que um mercado está maduro demais para novas possibilidades.

5. Investimentos

Uma das melhores formas de evitar a estagnação empresarial é investindo em recursos para que sua empresa acerte mais.

Exemplo: marketing, pesquisas, pessoas.

Investir no marketing digital hoje é essencial para todas as empresas. O consumidor está lá e é o primeiro local onde vai procurar se quer comprar alguma coisa.

Se você tiver recursos é super importante investir em pesquisas também. Assim você acaba fazendo aquilo que realmente faz sentido e não joga dinheiro fora.

E por último, porém quem sabe o mais importante, invista em pessoas! Inteligência e recursos humanos vão fazer sua empresa crescer e evoluir com o tempo.

6. Fidelização

Use técnicas de fidelização do público e escute-os. Faça pesquisas de satisfação e procure ouvir de verdade o que seu cliente tem a dizer. Ele pode te dar uma grande dica para evitar a estagnação empresarial.

Mas além disso, fidelize também seus colaboradores. Afinal, eles quem defenderão a empresa e trarão novos clientes para o seu negócio. Dê benefícios, incentive-os, pague bem, tenha propósito e valores bem definidos.

Conclusão

Além de evitar a estagnação essas dicas também fazem da sua empresa um ambiente mais feliz e organizado, trazendo mais benefícios ainda para o seu negócio.

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