Em uma estratégia de Marketing Digital é comum ligarmos o automático e não pensarmos com clareza sobre quais canais e conteúdos mais adequados para aquela estratégia especificamente.

Já falei aqui sobre como escolher a melhor rede para sua estratégia e hoje quero mostrar que nem só de Facebook e Instagram se vive o Marketing Digital. Já pensou que o Pinterest pode ser extremamente relevante para o seu negócio?

Alguns dados podem te convencer: em todo o mundo são mais de 1,5 bilhão de usuários. No Brasil, cerca de 15% dos usuários de internet utilizam o Pinterest, segundo a consultoria GlobalWebIndex.

Por ser uma rede social de nicho, diferentemente do Facebook e Instagram, por exemplo, o espaço é muito menos concorrido e a chance da sua marca aparecer é muito maior.

O que é o Pinterest?

O próprio serviço se define como “uma ferramenta visual de favoritos, que ajuda você a descobrir e salvar ideias criativas.” Ele permite criar painéis temáticos que agrupam imagens e vídeos. O usuário pode subir um pin (como é chamado o post no Pinterest), copiar de um link ou então repostar de outro usuário.

Por não conter textos (a não ser as legendas das fotos e vídeos), as imagens e vídeos têm a missão de contar a história.

Em teoria, qualquer negócio pode incluí-lo em sua estratégia, mas e-commerces, arquitetos e decoradores, academias, empresas de tecnologia, entre outros, podem se beneficiar especialmente.

Como construir uma estratégia vencedora no Pinterest?

Agora que você já sabe a importância do Pinterest, vou ensinar algumas dicas que farão seu negócio se destacar por lá.

1. Qualidade do conteúdo: já que imagens e vídeos são os únicos conteúdos aceitos, é preciso que eles sejam bonitos e bem-feitos. Imagens com alta qualidade e bom enquadramento são fundamentais. Não pode pagar um fotógrafo profissional? Aprenda a fazer boas fotos com seu smartphone.

2. Não fale só de si mesmo: é natural que um escritório de arquitetura e decoração queira mostrar seus projetos – especialmente se você contratou um fotógrafo para fazer as fotos.

Tão importante quanto mostrar seu portfólio é mostrar ideias práticas de arquitetura e decoração. Inspirar outras pessoas ajuda a criar valor de marca.

3. Crie legenda para todos os pins: contextualizar a imagem ou vídeo com uma legenda também é importante, afinal, dessa forma, você adiciona mais informações.

4. Pense no mobile: 80% da navegação do Pinterest é feita por celulares. Ou seja, imagens na vertical podem se sair melhor.

5. Crie links: o Pinterest permite que as imagens contenham links. Você pode redirecioná-las para um produto ou alguma outra página do seu site. Dessa forma, você gera tráfego. Essa estratégia é especialmente importante para e-commerce.