Posicionamento é uma parte do planejamento de branding que reúne os principais valores e diferenciais de uma empresa/marca. O posicionamento fala pela empresa, é o que define o que marca é, pra quem ela fala, com quem ela está, porque está ali. É a imagem que ela representa levando em consideração o público que quer atingir.

Muitas empresas começam seus negócios sem um posicionamento definido, ou por falta de conhecimento ou por não o considerarem importante.

A verdade é que sem um posicionamento de marca a empresa acaba “atirando para todos os lados” e perde o foco e a fidelização do seu principal público, pois acaba não se concentrando no que mais importa: como o consumidor gosta ou vai gostar de conversar com sua marca.

Posicionamento de marca: por onde começar

O posicionamento começa com um estudo de concorrência e público que define a melhor estratégia para a marca se colocar no mercado, se apresentar para seu público. No posicionamento encontramos o maior diferencial da marca perante o mercado e linguagem que será usada para conversar e fidelizar seu cliente.

Um exemplo de um posicionamento bem feito e alinhado com a marca e público é o da Pepsi que há algum tempo já se considera como a segunda colocada no mercado, atras da Coca-Cola (líder) e deixa isso bem claro em seus comerciais. Ou seja, ela assumiu um papel, escolheu um posicionamento que sabe que vai ter sucesso, já que não pode competir para tornar-se líder. E isso foi muito bem recebido pelo público, pois é a verdade, é o que a marca representa.

Outro ótimo exemplo é do Nike. A marca se posiciona para atletas amadores e profissionais, falando de forma emocional e transmitindo uma mensagem motivacional em seus comerciais, mostrando superação, limites e amor pelo esporte. Ela conhece MUITO BEM quem compra seus produtos e sabe se diferenciar. O comercial abaixo representa bem o que a marca valoriza e causou muita reflexão.

https://www.youtube.com/watch?v=hncWOZawsWo

Conclusão

O posicionamento de uma marca deve estar presente em todos os conceitos que ela carrega, como slogan, propósitos, linguagem, comerciais, etc, bem como no próprio produto/serviço. O que sua marca diz, ela deve fazer também. Caso contrário, corre o risco de se tornar mentirosa e perder credibilidade.

Um posicionamento não precisa ser o mesmo o tempo todo, ele pode mudar ao longo dos anos, conforme a marca sentir necessidade. Uma marca bem posicionada fortalece relações com seu público e se consolida no mercado a longo prazo, ganhando confiança e clientes fiéis.