O Facebook é, hoje, a principal rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos todos os meses. No Brasil, esse número chega a 100 milhões. Ter presença lá é essencial para empresas de todos os segmentos. Mas como fazer um post no Facebook que gera engajamento?

Preparei esse guia completo para que sua empresa tire o maior proveito dessa rede tão importante! Vamos lá?

Tipos de posts no Facebook

O Facebook permite diversos tipos de publicações na rede, o que nos ajuda a ter uma maior diversidade de conteúdo. Confira a lista abaixo:

Vídeos

Vídeos apresentam a maior taxa de engajamento na rede. Isso porque o próprio Facebook prefere esse tipo de conteúdo. Dessa forma, sua publicação será vista por um maior número de pessoas.

Existe também a opção de transmitir um vídeo ao vivo, que gera ainda mais engajamento.

Imagens

Depois dos vídeos, são as imagens que representam a maior taxa de engajamento e alcance. Portanto, utilizá-las é mais vantajoso do que só colocar o link da publicação ou mesmo apenas o texto.

Textos

É possível também publicar posts apenas com texto. Mas como disse acima, não é muito recomendado.

Carrossel

Esse tipo de publicação possui um grande apelo visual e, por isso, taxas de engajamentos maiores. No carrossel, você pode publicar até 10 fotos que redirecionam para um link. É útil, por exemplo, para mostrar diversas faces de um mesmo produto.

Canvas

O Canvas é o formato mais completo oferecido pelo Facebook. Você pode unir, na mesma publicação, fotos, textos e vídeos. É quase um hotsite dentro da plataforma! O lado negativo é que ele só é visualizado no mobile.

Notas

As notas são textos longos, semelhantes a um blog, que ficam hospedadas no próprio Facebook. Muitas marcas usam esse formato para fazer algum tipo de anúncio, como o lançamento de um produto ou mesmo para comunicar um fato relevante.

Enquetes

Criar enquetes é útil para conhecer melhor seu público e ainda fazer com que seus fãs se sintam parte da sua marca.

Ofertas

As ofertas são uma ótima maneira de promover um produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Você pode tanto criar uma oferta para uma loja online quanto física.

+ Como gerar leads com as redes sociais

Com qual frequência publicar?

Certamente essa é a principal dúvida de quem está iniciando. Porém, não existe um número mágico que funcione para todos os negócios. É preciso testar!

Em geral, quanto maior a frequência de publicação, maior o resultado. A principal pergunta que deve ser feita é: estou publicando conteúdo interessante ou apenas “enchendo linguiça”?

Páginas de notícias, por exemplo, publicam dezenas de vezes por dia, já que possuem conteúdo interessante o tempo todo.

Para começar, de 3 a 5 vezes por semana é um bom número. Se sua marca produz um grande volume de conteúdo, pode até aumentar essa quantidade para 2 vezes ao dia, inclusive aos finais de semana.

Em qual horário postar?

Outra dúvida bastante comum! O próprio Facebook possui um relatório de horários em que suas publicações recebeu maior engajamento. Para isso, abra sua página, depois clique em “Informações” e em seguida em “Publicações”. Você verá um gráfico com os horários.

Segundo pesquisa da Sprinklr, o horário nobre do Facebook no Brasil é das 11h às 17h, de terça a quinta-feira. Já aos domingos, por exemplo, existe um pico de acessos das 20h às 23h.

Quais ferramentas utilizar?

Existem diversas ferramentas (gratuitas ou pagas) para gerenciar seu Facebook. Vou listar as principais:

Hootsuite: uma das mais famosas, agrega diversas redes na mesma plataforma e possui plano gratuito.

Mlabs: muito utilizado por agências, o Mlabs possui interface amigável e seu maior trunfo são os relatórios que são gerados automaticamente.

CoSchedule: uma das ferramentas mais fantásticas para gerenciar redes sociais. Possui uma função exclusiva que escolhe automaticamente o horário de publicação, para gerar maior engajamento. Essa é a ferramenta certa se você quer levar resultados a um outro patamar. Possui planos a partir de US$ 20/mês.

Canva: esse site é incrível para quem não tem grandes conhecimentos em design. Ele possui diversos templates para que você possa utilizar em suas postagens.

Freepik: banco de imagens gratuito com milhares de imagens em todos os formatos.

Pesquisa: a anatomia do post que gera maior engajamento

A Quintly, empresa que fornece software de mídias sociais, fez um estudo com mais de 10 milhões de posts publicados através da plataforma, para analisar o que os posts com maior interação têm em comum. Vamos ver?

Tipo de post que recebe maior interação

Os vídeos são o formato com maior interação na rede! Por outro lado, são só o terceiro tipo de conteúdo mais publicado pelas empresas. Vídeos recebem até duas vezes mais interação do que as fotos, que são o segundo formato.

Portanto, na hora de escolher o formato do seu conteúdo aposte nos vídeos ou, se não for possível produzi-los, crie imagens atraentes para sua estratégia de mídia social.

Quando postar

A maior parte das publicações (80%) são realizadas durante a semana. Porém, posts no final de semana recebem mais interações. É comum acreditarmos que nos dias de semana as interações serão maiores, já que têm mais pessoas usando a rede. Por outro lado, mais empresas e pessoas também publicam nesses dias, aumentando a concorrência.

A solução é distribuir melhor seus posts ao longo da semana, incluindo sábado e domingo.

Tamanho do texto

A pesquisa é bem clara: posts com até 50 caracteres têm mais engajamento. A média dos posts pesquisados varia entre 0 e 150 palavras.

Posts com até 50 caracteres possuem quase o dobro de interações, do que textos maiores do que isso. Condensar a mensagem em poucas palavras é um desafio e tanto para gestores de mídias sociais, porém, é uma necessidade latente, já que as pessoas recebem cada vez um número maior de informações e não têm tempo a perder.

Um outro fator que pode ser um diferencial na sua estratégia é o uso de emojis. A maioria dos posts não usa emojis, o que torna aqueles que usam muito mais atrativos. Porém, seu uso deve ser moderado: de 1 a 3 por publicação.

Uso de hashtags

Uma dúvida muito comum é se o uso de hashtags no Facebook de fato aumenta o alcance das publicações. Segundo o estudo, a resposta é não. Posts sem hashtag ganham mais interações. Se você decidir usá-las, use moderadamente (1 a 3).

Conclusão

De acordo com o estudo da Quintly, os posts que trazem melhor performance no Facebook são aqueles:

  • com até 50 palavras,
  • que usam vídeos ou fotos,
  • com uso de emojis e
  • sem hashtags.

O estudo também aponta a necessidade de postar mais aos finais de semana. Dessa forma, sua empresa terá maior retorno nas ações sociais dentro do Facebook, que é hoje a principal e mais concorrida rede.

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