Perdeu o Rd On The Road 2018, maior evento itinerante de marketing e vendas da América Latina? Não tem problema, eu trago parte dele aqui pra você não ficar tão de fora!

Gosto muito de fazer esses posts pois me ajudam a fixar as ideias faladas e colocá-las em prática. Mas como sempre, gosto de falar também que são minhas interpretações do evento e que pode ser que tenha gente que tenha anotado muito mais, então, não hesite em deixar nos comentários!

Afinal, assim como a felicidade, conhecimento deve ser compartilhado!

Vou começar com o evento exclusivo de parceiros que aconteceu no dia 20/03 e nos trouxe muita inspiração sobre vendas e gestão de pessoas. No primeiro dia do RD On the Road 2018, tivemos a Juliana Tubino e o Fábio Duarte – que falou muito sobre vendas, a principal locomotiva para que uma empresa cresça.

Mas também uma empresa não é nada sem as pessoas que estão dentro dela, não é mesmo? Então, seguem as dicas do Fábio, Administrador na Powerlight Surfboards, que já teve muitas empresas e pode falar com muita clareza e certeza do que devemos seguir para ter sucesso:

Empresa que não cresce, fecha!

+ Como evitar a estagnação empresarial

Não é novidade, mas o que tem de empresa estagnada no mercado, não é brincadeira. Então seguem aqui as dicas pra não deixar isso acontecer:

1. Qualidade não é diferencial: Quem aí nunca falou que qualidade era o diferencial da sua empresa? Acontece que você fazer um serviço de qualidade, não é mais que a sua obrigação e o Brasil ainda está muito atrasado nisso. Afinal, quem não quer entregar um trabalho de qualidade? Portanto, encontre um diferencial que realmente seja um diferencial.

2. DNA do negócio é VENDAS: Se você foca muito em qualidade, falta cliente. É preciso focar em volume, vendas, ter clientes e se possível, criar uma fila de espera. O que faz com que você possa aumentar seu preço.

O primeiro passo então: foque em vendas, tenha alguém específico e focado pra isso na sua empresa e não perca mais tempo!

3. Gestão de Pessoas: O erro em gestão de pessoas custa MUITO CARO. Portanto, crie processos e estratégias de contratação e gestão. Escolha a pessoa que você tem que “segurar” ao invés da pessoa que você tem que “empurrar”.

4. Pessoas | Processos | Financeiro: Uma empresa pode ser dividida nesses 3 pilares e PRECISA dar resultado!

5. AMP. Para gestão de pessoas, o Fábio comentou sobre o processo AMP: Autonomia, Maestria e Propósito. Principalmente as gerações mais novas precisam disso, elas não trabalham apenas por dinheiro. Pesquisas mostram que o salário está em quarto, nas maiores motivações das pessoas no trabalho.

6. Rigor Orçamentário: usar a inteligência do Financeiro para construir fluxo de caixa, planejamento, etc. Financeiro não é só pagar contas

7. Painel de controle: saiba para onde sua empresa está indo, como está indo, onde quer chegar e o que precisa fazer para chegar lá. Imprescindível!

Já no dia 21/03, a primeira palestra foi com o Paulo Alvarenga, sócio e diretor executivo da Crescimentum.

A interferência está quase sempre na nossa mente.

Ela não existe, de fato, nós a criamos.

1. Como se tornar mais eficiente: ter foco, conhecimento não é entendimento. Nessa dica ele citou um experimento chamado The Backwards Brain Bicycle. Interessantíssimo para ver como nosso cérebro funciona e como ficamos rígidos, inflexíveis com o passar do tempo. Segue o vídeo aqui abaixo:

2. Rigidez de pensamento limita tudo o que você faz;

3. Nosso cérebro é condicionado a gastar menos energia possível – a lei do menor esforço;

4. Você pode aprender mais em movimento. Emoção gera aprendizado – ser humano aprende muito com emoções, o cérebro grava mais esse tipo de experiência.

5. Propósito: AME o que você faz! Já estamos cansados de ouvir isso, mas quem realmente AMA o que faz? Acorda todos dias feliz porque faz o que está fazendo? Não é brincadeira, com reflexão e entendimento do que é o propósito, podemos descobrir coisas incríveis que podemos fazer a nosso favor e a favor do mundo!

6. Crie Proximidade, tenha foco, metas, prioridades

7. MEDITE! Meditar é comprovado cientificamente que ajuda na concentração, foco, disciplina e felicidade do ser humano. Não é primeira vez que escuto isso em eventos de marketing e vendas, então, minha gente, prestem bastante atenção nisso!

8. Saiba para onde está indo em 2 minutos você pode mudar o seu estado emotivo. Cair de pé, tenha foco, atenção plena no que está fazendo;

9. Ser humano que diminui o outro é porque tem medo;

10. Pequenos ajustes podem conduzir grandes mudanças!

O Paulo falou muuuuita coisa interessante e nova para o mercado, que são tendências e você deve prestar muita atenção em tudo aqui, podemos nos tornar pessoas melhores para o mundo, é só prestar atenção.

A próxima palestrante foi a Letícia Bahlis, Gerente de Implementação para Parceiros da RD. Ela falou sobre o Inbound Marketing! E como a gente vive escrevendo aqui sobre isso, vou citar os principais pontos da palestra dela:

Não há mais retorno sobre o volume de informações que temos hoje.

As comunicações convergem para a web;

1. Investimento tem que ter retorno! Se o marketing não consegue comprovar resultados, claro que será o primeiro a ser cortado. Portanto: invista em RESULTADOS;

2. O marketing offline evoluiu para o marketing digital e tem muita gente que faz isso de forma equivocada. Ou seja, o marketing digital ainda é o marketing offline só que no youtube, por exemplo. O Inbound Marketing tem uma estratégia diferente e foca em RESULTADOS.

+ 6 motivos para investir em Inbound Marketing

Depois da Letícia, tivemos o Renan Fernandes, especialista em e-mail marketing da Resultados Digitais. Aqui vão as principais dicas dele para construir uma boa estratégia de e-mail marketing:

3 pilares do e-mail marketing:

1. Experiência do Usuário

2. Gestão de base

3. Entregabilidade

Qual foi a última vez que você conversou com seu lead? Entenda seu cliente, saiba o que ele quer receber, busque estratégias para perceber isso, direcione, segmente sua base.

Personalize conteúdo para seu público!

O Vitor Peçanha, fundador da Rock Content foi o próximo e falou sobre SEO, como ranquear seu conteúdo no Google e como escrever bem usando essas técnicas:

1. Telepatia: O que o seu público está procurando? Quais as principais palavras-chave usadas por ele?

Busque e entenda as palavras-chave – o seu tema central, faça pesquisas antes de começar a escrever seu conteúdo. Saiba qual é o foco: conversão ou atração? Baseie-se em dados!

Algumas ferramentas já bem conhecidas do mercado para busca de palavras-chave: Sem Rush, Keyword planner, google trends.

2. Seduza: Com títulos e meta description. Não existe fórmula mágica aqui e a dica é: faça ao menos 10 títulos antes de escolher o que vai usar. Despertar atenção, mostrar benefícios claros do seu texto.

3. Encantar: Conte uma história, faça com que seu público se interesse por seu texto, gere curiosidade, atenção.

O Alex da Glóbulo, falou bastante sobre branding!

Promessa – essência, do que é feito uma marca?

1. Uma marca de ser centrada no usuário! 83% das pessoas agem e acreditam no que os amigos falam – marca tem que ser amiga!

2. A estrutura de marca é composta por: táticas, estratégia, valores, cultura, propósito – por que ela existe?

3. Torne-se conhecido, gostável e confiável!

4. Conheça e controle seu caminho, desafie o impossível.

+ o que é branding

Depois disso tivemos ainda mais 3 palestrantes: Bruno Parra – Gerente de Vendas da RD, que falou bastante sobre a importância de alinhamento entre marketing e vendas, previsibilidade (previsibilidade é a alma), funil de vendas, análise de dados, gestão de pessoas e deu váaarias dicas para construção de processos e como tomar decisões eficientes.

A Fernanda Nascimento – sócia da Stratlab Inteligência Digital, que falou sobre como ter um LinkedIn de alta performance e o André Siqueira – Diretor de Marketing da RD que deu dicas práticas e de ferramentas para o Marketing Digital.

Conclusão

Como sempre saímos muito satisfeitos, atualizados e cheios de inspiração para colocar as ideias em prática!

Espero que você também sinta o gostinho com esse post! E não esqueça: se você foi e tem alguma coisa para complementar esse post, fique à vontade para escrever nos comentários.

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