O RD Station é uma das principais plataformas de automação de marketing do Brasil, que está se expandindo rapidamente para a América Latina. O RD já possui mais de dez mil empresas utilizando suas soluções e a burnell é parceira certificada para fazer uso da plataforma.

Muita gente tem dúvidas do que o RD faz exatamente e nesse post vou detalhar as principais funcionalidades e como ele pode ser um aliado na captação de clientes na sua empresa.

Quais as funções do RD Station?

O RD engloba uma série de funcionalidades para facilitar o dia-o-dia da empresa que o utiliza. Numa mesma plataforma, podemos gerenciar as mídias sociais, otimizar o site para buscadores, construir landing pages e formulários, disparar emails, gerenciar a base de leads (emails), acompanhando toda a jornada de compra do lead, além de extrair relatórios das ações.

O RD foi construído baseado em 4 principais pilares do Inbound Marketing: atrair, converter, relacionar e analisar. A parte de venda não é contemplada na plataforma, mas você pode conectá-la com diversos outros aplicativos.

Atrair

Nessa aba, encontramos as principais ferramentas para trazer visitantes para o site. A principal delas é a gestão de mídias sociais.

rd-station-midias-sociais

O RD também conta com uma ferramenta para otimização de páginas para SEO. Basta colocar a palavra-chave que você deseja posicionar e a URL para que ele gere um relatório.

rd-station-otimizacao-seo

Outra funcionalidade bastante interessante é a possibilidade criar anúncios para o Facebook diretamente da plataforma.

Converter

Na parte de conversão, é possível criar landing pages, construir formulários e pop-ups. A ferramenta de landing pages facilita muito o dia a dia por contar com templates pré-prontos, ganhando agilidade na execução das ações.

rd-station-landing-page

O mais interessante é que tanto os formulários quanto as landing pages já estão integradas com a função de automação de marketing (que veremos adiante), então todos os leads gerados ficam cadastrados na plataforma.

Relacionar

É aqui que encontramos as principais forças do RD Station. Nessa aba, você gerencia seus leads, confere todas as ações que eles executaram dentro do site, criar segmentações, automações e também email marketing.

Após a criação de um lead (você pode subir sua base de emails para a plataforma), o RD começa a monitorar todas as ações dessa pessoa, exibindo uma timeline semelhante a essa:

rd-station-lead

Ao analisar a timeline do lead, você pode saber, por exemplo, quando ele visitou uma determinada página do seu site – digamos que uma página sobre preços ou então sobre serviços. Nessa hora, você pode disparar um email para essa pessoa ou então alertar um vendedor da sua empresa.

Automação de marketing

Considero essa a principal função do RD. Com ela, podemos executar as ações que mencionei acima: você define um gatilho e a ferramenta faz a ação. Por exemplo: abriu um email, visitou uma página, baixou um material, entre outros.

Na tela abaixo você escolhe se o fluxo é prioritário ou paralelo. O fluxo prioritário ocorre de acordo com a prioridade que você definiu (de zero a dez).

Já o fluxo paralelo, também chamado de gerencial, ocorre em paralelo com os demais fluxos existentes para um mesmo lead.

rd-station-automacao

Depois de escolher o tipo de fluxo, você pode criar as ações desejadas de acordo com uma ação pré-determinada. Digamos que você queira avisar um vendedor quando alguém visitar sua página de serviços, é possível.

rd-station-automacao-2

Você também pode enviar esse lead para um CRM, por exemplo.

Lead scoring

O Lead scoring é outra função muito útil do RD e que traz ainda mais inteligência para o marketing. Com ela, podemos definir uma pontuação para que a própria ferramenta classifique os leads de acordo com o perfil e o interesse do lead.

O perfil diz respeito aos dados deixados por aquele lead durante uma conversão (landing page ou formulário). Você também pode preencher essas informações manualmente ou importar de outro lugar. Por exemplo: no caso da burnell, utilizamos quatro variáveis de perfil para classificar o lead entre A, B, C e D:

rd-station-lead-scoring

Todos esses campos possuem respostas pré-definidas, ou seja, a pessoa deve escolher entre as opções disponíveis.

Já na parte de interesse, você define quais comportamentos serão pontuados.

rd-station-lead-scoring-interesse

Você pode pontuar visitas em páginas, abertura de emails e conversões (tanto nos formulários quanto nas landing pages).

Email marketing

A última função da aba Relacionar são os emails. Você pode escolher os templates pré-prontos ou então criar um email do zero.

rd-station-email

Uma das funções mais interessantes do Email marketing do RD é separar automaticamente os leads engajados dos desengajados. Dessa forma, otimizamos a entrega das campanhas, bem como abertura e taxa de cliques.

Análise

Por último, temos as funções de análise. Dessa forma, podemos saber se as ações estão tendo resultado. A principal funcionalidade dessa aba e a recém-lançada Análise de canais.

rd-station-analise-de-canais

É possível escolher o canal que você deseja analisar, o período e que tipos de dados deseja visualizar: Visitas, Leads, Novos leads, Clientes, Oportunidades e Vendas.

Conclusão

Deu pra perceber que o RD Station é uma ferramenta extremamente poderosa para alavancar os resultados do seu marketing digital, não é?

Na burnell, utilizamos o RD em todos os nossos projetos. Inclusive, ele foi a ferramenta que usamos para gerar R$ 60.000 em novas vendas em apenas 10 meses.

Quer descobrir como gerar o mesmo resultado em sua empresa? Solicite uma avaliação das suas estratégias – não tem custo e é sem compromisso! Se sua empresa já utiliza o RD, também podemos fazer o diagnóstico.

cta-blog-post-avaliacao-marketing-digital
Posts relacionados