Já falamos aqui sobre a importância das redes sociais para as empresas. Hoje vou falar de estratégias para arquitetos e decoradores, que muitas vezes atualizam seus canais sem uma estratégia definida, apenas divulgando seu portfólio. Para gerar engajamento e, principalmente, atrair novos clientes, é preciso trabalhar outros conteúdos também.

Dentro da metodologia do Inbound Marketing, as redes sociais são usadas para alimentar potenciais clientes com conteúdos que os ajudem a tomar uma decisão. Considerando que o ciclo de compra para serviços de arquitetos e decoradores é, em geral, longo, as redes sociais permitem estar em constante contato com o público.

Criar desejo no seu possível cliente e atrair atenção para o seu nome é algo mais do que necessário em tempos de grande competitividade.

O primeiro passo é escolher os canais mais adequados para sua empresa. Outro ponto a ser observado é qual é a capacidade de sua empresa gerar conteúdo para cada canal. É preferível estar presente em uma ou duas redes e trabalhá-las frequentemente do que estar presente em todas com posts esporádicos. Consistência é chave do sucesso.

As redes mais utilizadas por arquitetos são: Facebook, Instagram, Pinterest e agora Snapchat. Vamos falar um pouco mais sobre cada rede dessas?

Facebook

A maior rede social do planeta, com mais 1,79 bilhão de usuários, é também a maior do Brasil, com mais de 100 milhões de usuários ativos. O Facebook é também a rede mais completa em termos de conteúdo, permitindo subir textos, vídeos, fotos, GIFs (aquelas imagens animadas).

Porém são os vídeos que têm ganhado maior atenção da rede e de seus usuários. Os vídeos apresentam maior engajamento, especialmente as transmissões ao vivo – e para fazer uma você só precisa de um celular. Ao invés de mostrar os ambientes criados pelo seu estúdio em fotos, por que não fazê-lo em vídeo?

Instagram

O Instagram tem se sofisticado desde seu lançamento e ganhado novas funcionalidades, como a que permite a transmissão ao vivo. Além disso, há uma ferramenta semelhante ao Snapchat com conteúdos que somem horas depois de serem publicados – fotos e vídeos.

Se você já possui uma empresa consolidada no Instagram, é hora de explorar todas as novas funcionalidades oferecidas pelo app. Belas fotos dos ambientes projetados e também bastidores da execução são mais do que necessárias. Mostrar como tudo funciona pode aguçar a curiosidade do público e ajudar a construir credibilidade.

O Instagram também funciona como ferramenta aspiracional – ou seja, pode fazer com que potenciais clientes despertem para o desejo de fazer um projeto.

Pinterest

Mais uma rede social baseada especialmente em fotos. Mas como o Pinterest se diferencia das demais? Ele é muito utilizado para buscar e guardar referências em paineis (também chamados de pastas). Numa simples busca por ambientes inspiradores, seu estúdio se destaca mostrando tudo o que é capaz de fazer. Além disso, o Pinterest também funciona para gerar tráfego para o site, diferentemente do Instagram, que não permite links.

Snapchat

Uma das redes sociais preferidas da geração Y (aquelas pessoas nascidas depois dos anos 1980), é uma das que mais crescem atualmente. Pode ser interessante utilizá-la para atrair clientes mais jovens, atraindo projetos menores ou mesmo uma consultoria online.

Uma dos maiores pontos positivos do Snapchat é que ele não permite edição dos vídeos e possui poucos filtros – ou seja, o conteúdo é realmente autêntico. Mostrar obras enquanto elas acontecem e dar dicas de decoração são alguns dos conteúdos sugeridos para a plataforma.

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