Você já deve ter lido em algum lugar que conquistar um novo cliente custa de 5x a 7x mais do que manter um cliente dentro da empresa, certo?

E não é por acaso que um dos maiores desafios das clínicas de estéticas e de empreendedores, de um modo geral, é justamente a fidelização ou retenção de clientes.

Mas como ter uma boa retenção de clientes?

Antes de falarmos sobre como fidelizar seu cliente, precisamos entender os motivos pelos quais o levam a não comprar mais de você.

Então, como se perde um cliente?

Segundo um estudo do Procon-FGV, o maior motivo pelo qual as empresas perdem clientes é a má qualidade no atendimento: 68% das pessoas deixam de frequentar um ambiente ou usar um produto/serviço pela má qualidade do atendimento!

Outros 14% são pela qualidade do produto/serviço e apenas 9% pelo preço.

Sabemos que o Brasil ainda é muito atrasado no quesito atendimento. Em contrapartida, também sabemos que o consumidor está cada vez mais exigente.

Ainda mais: com a velocidade e quantidade das informações hoje, fica fácil o mau comportamento de um estabelecimento se propagar rapidamente pelas redes sociais.

Para que isso não aconteça na sua empresa e você consiga ter uma boa retenção de clientes para sua clínica de estética, veja essas 7 dicas que podem aumentar seu faturamento e deixar seus clientes ainda mais satisfeitos:

1. Ofereça um ótimo atendimento

Não basta ser bom, precisa ser ótimo! Aqui é o momento no qual você vai encantar seu cliente e terá maiores chances de fidelizá-lo.

Para oferecer um ótimo atendimento e conseguir uma maior retenção de clientes, treine sua equipe, deixe todos alinhados com os objetivos, missão, valores e visão da empresa.

Organize processos, deixe sua equipe segura para atender seus clientes da melhor forma possível. É importante ouvir quem trabalha na sua empresa, seus colaboradores podem te trazer muitos insights, ideias e, principalmente, observações do dia-a-dia do cliente que são importantes para o seu negócio crescer.

Tenha um atendimento personalizado, que conte com consultores de beleza e saúde.

Crie um ambiente democrático e simpático que isso refletirá para o seu cliente também. Afinal, não adianta tratar apenas o seu cliente com simpatia, sua equipe precisa receber o mesmo, para poder passar adiante.

Gentileza, gera gentileza 🙂

2. Resolva os problemas dos seus clientes 

Se o seu cliente tem uma reclamação ou problema, escute e ajude ele a resolver isso. É importante que ele saia da sua clínica de estética com a sensação de estar sendo compreendido e com o problema resolvido.

Isso também faz parte do ótimo atendimento!

3. Melhore a ambientação

Além de criar um ambiente legal com a sua equipe, deixe o ambiente físico da sua clínica de estética o mais agradável possível e de acordo com o posicionamento da empresa.

Coloque-se no lugar do seu cliente: se você vai a uma clínica de estética, o que você espera encontrar? Provavelmente um espaço tranquilo, cheiroso, com água/chá a disposição, música ambiente, sorrisos.

Fique de olho nas tendências: segundo estudos do Sebrae, é preciso potencializar as experiências e sensações do seu consumidor. Olhe para sua clínica e descubra o que você pode fazer para que o seu cliente tenha a melhor experiência possível!

Transforme sua clínica de estética em um ambiente de bem-estar e lazer.

4. Faça pesquisas de satisfação REAIS

Perguntas que pedem para que o cliente classifique o atendimento de 0 a 10 já não servem mais para as pesquisas de satisfação. Você precisa entender bem o que de fato o agradou e o que você precisa melhorar.

A dica aqui é: faça perguntas abertas, qualitativas, que deixem o seu cliente pensativo e o faça responder com mais riqueza e detalhes.

Isso vai ajudar a melhorar os serviços da sua empresa e fazer com que seu cliente veja que você está se preocupando de verdade com a opinião dele.

5. Crie programas de fidelização e iscas para que ele volte

Cartões fidelidade que geram bonificações são uma bela estratégia para quem quer aumentar a retenção de clientes.

Pense em como seu cliente pode se sentir especial, quais as técnicas e táticas que você pode utilizar para que ele seja fiel a sua marca?

Todo mundo gosta de uma atenção especial. Fique atento a datas importantes, como aniversários e datas comemorativas que tenham a ver com seu negócio.

Faça “test drive” dos seus produtos e serviços, como se fossem iscas para que seu consumidor compre mais de você. Deixe seu cliente experimentar, sentir que é bom. Demonstre confiança para que ele se sinta confortável em comprar de você.

Assim ele perceberá que seu produto/serviço é realmente de qualidade e que vale a pena ele investir.

6. Descubra o que é o sucesso para o seu público

Conheça seu cliente, saiba o que ele realmente quer, quais as dores e desafios dele que a sua empresa pode ajudá-lo a resolver.

O que é obter sucesso e satisfação para quem está indo a uma clínica de estética?

Segundo o Sebrae, para o brasileiro, beleza não é apenas estar bonito por fora, manter a aparência saudável reflete bem-estar interior também. Portanto, esteja atento ao significado de sucesso para seu cliente.

+ Customer Success: o que é e como aplicar no seu negócio

Existem diversas formas de você classificar isso: pode ser atendimento rápido, manter-se saudável, ter uma boa aparência, emagrecer, etc. Depende da característica dos seus consumidores.

O sucesso do seu cliente é o seu sucesso também! Nunca esqueça disso.

7. Divulgue bem seu serviço e mantenha contato

A retenção de clientes tem a ver com “estar presente”, estar na vida do seu consumidor de forma relevante.

Uma boa forma de fazer isso é usar o marketing digital para atrair e conquistar seu consumidor ideal, aquele que você quer para sua clínica.

Crie conteúdos estratégicos, envie novidades através de newsletter e e-mail marketing, seja amigo do seu cliente, crie um relacionamento para que ele não esqueça que você está ali para ajudá-lo.

Outras estratégias que são extremamente importantes para qualquer empresa de confiança são: ter um site funcional que seja fácil para seu cliente e tenha informações necessárias, estar presente nas mídias sociais que seu cliente frequenta, ter um posicionamento claro, uma marca que tenha a ver com seu propósito e segmento de mercado – que fale com seu público, ter uma linguagem única.

Dica Extra:

Seguindo essas dicas você vai conseguir ter uma boa retenção de clientes e obter melhores resultados para sua clínica de estética.

Como dica extra, esteja atento às mudanças de comportamento do consumidor. O empoderamento feminino e o aumento do número de clientes por parte do público masculino, vem fazendo com que as clínicas de estéticas ganhem cada vez mais espaço.

Observe, escute, peça opiniões e melhore a retenção de clientes da sua empresa!

Quer saber mais sobre como o Marketing Digital pode ajudar na retenção de clientes da sua clínica de estética? Veja nosso webinar 🙂

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