Em mais de 7 anos trabalhando com Marketing Digital e boa parte deles em ecommerce, entendi a importância de medir de perto os resultados gerados por Mídias Sociais, anúncios no Google, estratégias de email marketing e todos os outros esforços de uma empresa nesse sentido. No ecommerce, o ROI é medido quase em tempo real, através de ferramentas como o Google Analytics. Eu sei quanto estou vendendo e quanto estou investindo.

Porém, o cálculo do ROI não deve ser exclusivo de ecommerces. Ele se aplica a empresas de qualquer segmento e tamanho. Vamos entender a fundo essa questão.

O que é ROI?

ROI é uma sigla em inglês para Retorno sobre investimento. De modo geral, com esse cálculo consigo saber quantas vezes meu investimento está retornando em vendas. É um dos principais indicadores do Marketing Digital.

Por exemplo: se o seu investimento é R$ 1.000/mês e seu lucro com esse investimento é de R$ 4.000, então seu ROI é 4 – ou seja, retornou 4x o valor investido. Nesse investimento você deve considerar todos os custos do seu Marketing: agência, investimento em Mídia (Facebook, Google, Instagram etc.), funcionários envolvidos na operação, ferramentas, entre outros.

Esse é o jeito mais simples e rápido de saber se suas estratégias têm valido a pena.

Como calcular o ROI?

A fórmula do cálculo consiste em:

o-que-e-roi

ROI =  lucro do investimento – custo do investimento/custo do investimento

Para calcular, é importante saber seu lucro com o produto ou serviço vendido. Se for de 20%, por exemplo, então subtraia esse valor do total vendido e você saberá seu lucro.

Para facilitar seu cálculo, criamos a planilha abaixo que calcula automaticamente – basta inserir seus números.

cta-modelo-planilha-roi-post-blog

Por que é importante calcular o ROI?

O cálculo do ROI oferece uma primeira visão do quanto minha estratégia está dando certo – ou não. Com os números em mãos fica mais fácil saber para onde eu devo olhar.

Também por isso, é importante calcular o ROI de cada uma de suas estratégias de Marketing. Ou seja, saber o ROI separadamente dos anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn, do blog, dos materiais ricos e por aí vai.

Se sua empresa não tem a menor noção do quanto as estratégias de Marketing Digital têm impactado nas vendas, então é hora de parar e repensar as ações e construir um planejamento que privilegie os resultados no caixa.

Meu ROI é negativo, e agora?

Nem tudo está perdido! O primeiro passo para reverter esse quadro é fazer um planejamento detalhado das suas ações de Marketing Digital. Infelizmente é muito recorrente que uma empresa comece uma estratégia sem planejar antes e decidir qual o público eu deseja atingir, quais os canais mais adequados para atingi-los, quais as métricas que vão medir o sucesso dessas ações, entre outras questões importantes.

Baixe grátis a planilha e calcule seu ROI