Muitos mercados sofrem com a sazonalidade. Em alguns casos, essa sazonalidade está ligada ao tempo: inverno é ótimo para vender sopas, mas péssimo para vender sorvete. Além de sorveterias e restaurantes, academias, agências de viagens e instituições de ensino também sofrem desse problema.

É importante que a empresa se planeje para esses meses de baixa e inclusive ofereça outros produtos ou serviços que não vendam tão bem em outras épocas. Nesse sentido, esse post da Endeavor sobre sazonalidade pode ser bastante útil.

Além de um bom planejamento, para evitar surpresas, existe uma outra forma de contornar esse problema: o Inbound Marketing. Se você não se lembra o que é ou não sabe, acesse o link e confira o ebook.

Por ser uma metodologia que acompanha o consumidor em toda sua jornada de compra, o Inbound Marketing pode ajudar a formar uma base de interessados em seu produto ou serviço e, dessa forma, você pode falar com essa base durante o ano todo.

Análise e pesquisa de tendências

Entenda suas personas e seu processo de compra

É essencial entender de que forma suas personas se comportam e a jornada de compra delas. Se você ainda não fez esses exercícios, acesse os links e descubra como fazê-lo.

Com todo o processo desenhado, você saberá que tipos de conteúdos suas personas buscam, quando buscam, de que forma elas se comportam na hora de comprar, entre outros insights importantes.

Tendências no Google

Antes de mais nada, é importante entender quais os períodos que seu produto sofre sazonalidade. Para isso, você pode usar o Google Trends e selecionar um grande período para descobrir em quais épocas do ano ocorre uma baixa nas buscas. Você também pode descobrir onde estão os picos, se preparando para anunciar com mais agressividade.

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No gráfico acima, podemos notar que há queda de buscar para o termo “academia” em maio-junho e final de dezembro

Tendências no seu website

Outra dica é pesquisar sua audiência do site – se você o tiver. Selecione o maior período que conseguir e analise os períodos de alta e de queda no seu tráfego.

Olhando para o passado, você pode ter uma ideia de como será seu futuro.

Faça um planejamento de ações

Com esse calendário sazonal em mãos, é hora de planejar suas ações para aproveitar o período de alta.

1. Crie – e aumente – sua base de leads

Sabendo qual é o período de alta no seu mercado, é hora de aproveitar esse momento para capturar o maior número de leads. Dessa forma, sua empresa poderá se relacionar com eles o ano todo, seja por email, seja via anúncios em plataformas como Google, Facebook, Instagram e LinkedIn, que permitem que você suba sua base de emails e direcione os anúncios para essas pessoas.

Como criar ou aumentar sua base de leads?

a. Crie uma oferta relevante para seu público – em troca do email dele: seja um ebook, um webinar ou até mesmo um infográfico, você pode disponibilizar diversos tipos de materiais que sirvam como isca. Veja a página de materiais educativos da burnell para ter algumas ideias.

b. Crie uma newsletter: newsletters são emails com conteúdos genuinamente interessantes para seu público – aqui, mais uma vez, a importância de desenhar suas personas. Você pode enviar esses emails com a periodicidade que desejar, o importante é ter um calendário. Na burnell enviamos uma vez por semana. Mas se você ainda não tem tanto conteúdo ou mesmo tempo, considere enviar uma vez por mês.

c. Popups de saída: que tal fisgar seu visitante no momento em que ele está saindo do site? Essa é uma excelente forma de capturar leads. Se você usa o WordPress, indico o plugin Sumo.com.

2. Tenha um calendário anual de ações

Por mais que sua empresa tenha um período de baixa, é importante que as ações de Marketing Digital ocorram o ano todo, principalmente porque no período de baixa seus concorrentes muito provavelmente investirão menos. Porém, as pessoas podem continuar procurando por academias ou então viagens nesses períodos.

Investir em conteúdo o ano todo também faz que sua empresa seja sempre lembrada. E como diz o velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”.

Seja criativo e elabore estratégias que eleve as vendas nesse período – seja através de descontos, bonificações ou algum outro benefício para seu cliente.

3. Crie uma estratégia de nutrição de leads

Mesmo que seu período de alta seja no verão, se a jornada de compra do seu cliente é longa, é importante nutri-lo o ano todo. Quando chegar o período de comprar, ele se lembrará de você. Isso funciona para agências de viagens, instituições de ensino e academias.

Uma boa estratégia de nutrição via emails e redes sociais pode também acelerar o desejo da pessoa em comprar seu produto ou serviço. Por que esperar até o verão para me inscrever em uma academia se eu posso começar agora? Ou então, por que deixar para a última hora o planejamento da minha próxima viagem? Crie senso de urgência.

Conclusão

Como vimos, o Inbound Marketing é a estratégia perfeita para mercados sazonais, porque ele não leva em consideração apenas o momento da compra mas todo o processo que leva até a compra.

Se você deseja saber mais como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa a driblar a sazonalidade e vender mais, solicite um diagnóstico gratuito.

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